Ferreira Gullar: morre o homem do Poema Sujo

0comentário

É uma pena que o poeta maranhense Ferreira Gullar não vai estar presente na exposição, “Visões de Um Poema Sujo”, do fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos, que será exibida, em janeiro, no Museu Afro-Brasileiro, no Parque Ibirapuera, São Paulo, com participações de Rita Benneditto e Zeca Baleiro interpretando versos do Poema Sujo e fragmentos de canções do imaginário popular do Maranhão, além da performance dos atores Áurea Maranhão e Claúdio Marconcine.

Foto: Márcio Vasconcelos
Foto: Márcio Vasconcelos

– Na exposição haverá uma sala PALAVRA, especialmente montada para se ouvir as vozes de Gullar, Zeca, Rita, do babalorixá Jorge da Fé em Deus, Marcelo Preto (grupo A Barca) e Zezé Meneses (filha de Santo da Casa Fanti Ashanti), além de poemas de escritores maranhenses contemporâneos – afirma Márcio.

Na Ilha

Na última quarta-feira (30/11), aconteceu o lançamento do livro “Visões de um Poema Sujo”, do fotógrafo Márcio Vasconcelos, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, na rua do Sol, no Centro Histórico de São Luís, com performance dos atores Giselle Vasconcelos e Cláudio Marconcine e a discotecagem de Jorge Choairy. (Márcio deixa como registro um pedaço da obra e uma homenagem em vida ao poeta maranhense).

A obra traz 95 imagens do ensaio fotográfico “Visões de um Poema Sujo”, um dos vencedores do XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2014.

“Visões de um Poema Sujo” relê e recria as inúmeras cenas que o poema de Ferreira Gullar descreve sobre a cidade de São Luís, enquanto estava exilado em Buenos Aires, em meados da década de 1970. Márcio Vasconcelos traz neste ensaio todo o drama que o escritor viveu naquele momento e a sua visão autoral de como Gullar imaginava e traduzia em versos a São Luís de sua infância.

Sem comentário para "Ferreira Gullar: morre o homem do Poema Sujo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS