Galeria Trapiche apresenta Literatura Mútua

0comentário

Com o objetivo de trocar experiências de leitura, o projeto Literatura Mútua receberá, nesta quarta-feira (14), às 19h30, a poetisa maranhense Manu Marques Barbosa, encerrando a temporada 2016 do projeto realizado em parceria com a Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís. A Galeria Trapiche fica localizada na Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração. A entrada é gratuita.

Poetisa Manu Marques Bogéa. Foto: Divulgação
Poetisa Manu Marques Bogéa. Foto: Divulgação

Para Manu Marques Barbosa, autora convidada de dezembro, o Literatura Mútua será uma oportunidade para dialogar sobre suas experiências como leitora. “Esse é um projeto transformador que proporciona ao escritor mostrar seu lado leitor, e que permite um verdadeiro mergulho em sua obra por meio de um outro olhar, de outra leitura”, afirma Manu, autora de “Em Verso e Prosa” (Ed. All Print).

A poetisa escreve desde os 11 anos. Lançou seu primeiro livro em 2016, “Em Verso e Prosa” (Ed. All Print), na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Uma das poesias do livro esteve em exposição no Estendal Poético de Mação, em Portugal.

Além do livro, Manu também já escreveu para o cinema, tendo sido premiada no concurso de argumento do Concurso de Cinema Maranhense – CineraMA, em 2015, com o curta metragem “Cidade Olímpica”.

Recentemente, a escritora também lançou o seu site (www.manumarquesbarbosa.com) com espaço para poesias, seu projeto de crônicas e outros textos.

Projeto

Realizado mensalmente na Galeria Trapiche, com mediação da escritora e jornalista Talita Guimarães, o projeto já teve a participação dos escritores Felipe Castro, Sabryna Mendes, Jônatas, Thalita Rebouças (RJ), Ferréz (SP), Duda Veloso, Igor Nascimento, Gustavo Lacombe (RJ), Zema Ribeiro e Júlia Emília. Em novembro de 2016, o Literatura Mútua promoveu, a convite da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), seis rodas de conversas com autores convidados da 10ª Feira do Livro de São Luís.

Na avaliação da jornalista Talita Guimarães, idealizadora do projeto, o Literatura Mútua proporcionou um estímulo no surgimento de novos autores. “Foi um ano muito exitoso para o projeto literário. Fizemos mais edições do que esperávamos e trouxemos para perto pessoas de experiências singulares quando o assunto é leitura, escrita, criação e inspiração. Para fechar o ciclo dessa primeira temporada, a Manu se une a nós com sua poesia positiva e esperançosa, absolutamente apropriada ao período de reflexão que estamos”, disse Talita Guimarães.

A diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi, destaca a importância de receber projetos de linguagens artísticas transversais às Artes Visuais. “Este ano, o equipamento cultural recebeu diversos projetos que proporcionam dois movimentos: o de trazer mais pessoas para visitar a galeria com as exposições em cartaz e também ampliar a transversalidade de linguagens, e, no caso da literatura, a possibilidade de estimular a imaginação que também é a matriz da criação de trabalhos nas artes visuais”, comentou Grimaldi.

Sem comentário para "Galeria Trapiche apresenta Literatura Mútua"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS