Células-tronco do cordão umbilical

2comentários

Boa tarde meninas!

Vocês com certeza já ouviram falar em congelamento de células tronco, mas e ai? Como é que isso funciona? Vale a pena?

Dica - imagem

Há algum tempo escuto falar sobre o congelamento das células tronco, como essa prevenção pode trazer benefícios e até salvar a vida de alguém, no entanto, sempre pensei que fosse algo extremamente inacessível financeiramente e então nunca me interessei em saber ao certo.

Agora durante a gravidez minha médica conversou comigo a respeito, explicou que esse congelamento não é exatamente um “seguro de vida” mas que é uma oportunidade a mais que eu poderia dar para minha filha ou alguém compatível. Ela me orientou a ler a sobre o assunto, saber como funciona. Assim fiz e uma base do que extrai da minha pesquisa trago aqui pra vocês, vem ver!

O que são células-tronco?

CÉLULAS-TRONCO são aquelas potencialmente aptas a dar origem a qualquer tecido ou órgão do corpo humano.

Essas células são responsáveis pela manutenção funcional do organismo por meio da substituição das células que vão morrendo ou perdendo a função. É justamente por causa dessa capacidade de regeneração e reparação, que as CÉLULAS-TRONCO podem ser utilizadas no tratamento de diversas doenças.

Como são obtidas e qual o tipo de células-tronco são utilizadas na medicina regenerativa?

As CÉLULAS-TRONCO, utilizadas em medicina regenerativa, podem ser obtidas a partir de embriões – CÉLULAS-TRONCO embrionárias ou obtidas após o nascimento – CÉLULAS-TRONCO adultas.

As CÉLULAS-TRONCO do sangue do cordão umbilical são consideradas células-tronco adultas, e por isso, não existe nenhuma questão ética quanto a sua utilização. São encontradas principalmente na medula óssea e no sangue do cordão umbilical. Têm capacidade para se dividir e gerar tanto uma nova célula idêntica como outra diferenciada. Sendo assim, são elas as utilizadas.

Quais são as vantagens em se utilizar as células-tronco do cordão umbilical?

1- Ausência de risco para o doador, uma vez que o método de coleta não é invasivo;

2- Disponibilidade imediata das células para uso;

3- Células muito jovens. Quanto mais jovens são as células, maior sua capacidade de proliferação e diferenciação;

4- Células ainda imaturas, incapazes de reconhecer o novo organismo como “estranho” a elas e, portanto, produzem menor reação quando usada para transplantes;

5- Menor risco de transmitir infecção.

 Quais são as aplicações atuais da célula-tronco?

As CÉLULAS-TRONCO do sangue de cordão umbilical são utilizadas para todas as doenças nas quais as CÉLULAS-TRONCO da medula óssea tem aplicação terapêutica (ANVISA Portaria MS nº. 2.600, de 21 de outubro de 2009.)

Uso Autólogo (aplicação das células-tronco no mesmo indivíduo do qual ela foi coletada)

1- Linfomas

2- Tumores sólidos (neuroblastoma, retinoblastoma)

3- Mieloma múltiplo

4- Leucemia Mileóide Aguda*

5- Leucemias Agudas*

* Atualmente não há indicação rotineira do uso das CÉLULAS-TRONCO do Sangue de Cordão Umbilical autólogo nas Leucemias Agudas, entretanto sua utilização foi descrita pela primeira vez, com sucesso, em 2007 (Hayani, A. et .al. First Report of Autologous Cord Blood Transplantation in the Treatment of a Child With Leukemia. PEDIATRICS Volume 119, Number 1, January 2007).

Essa explicação em forma de questionamento está bem sintetizada, minha intenção aqui é chamar a atenção de vocês, existem várias matérias a respeito do assunto, além de dar um google (onde milhões de informações aparecem), converse com seu médico, saiba se ele já faz esse procedimento e se tem cadastro junto a algum laboratório. Com essas informações você entra em contato com o laboratório e eles te passam todo um material explicativo bem completo.

Mas e a questão financeira? De mão com as informações, entrei em contato e descobri que não era da forma que eu pensava. Então é barato? Não, não é. Mas é muito acessível, eles tem várias formas de pagamento e você pode optar pela que mais se encaixa em seu orçamento, fazemos tanto esforço para conseguir as coisas não é verdade? Isso pode ser tratado como mais um objetivo. Vale a pena pesquisar e pensar a respeito!

Clique na imagem abaixo para vê-la em tamanho maior!

qqqqq

Beijo!

2 comentários para "Células-tronco do cordão umbilical"


  1. Jorge LIma

    Olá, parabéns por seu site.
    Gostaríamos de lhe fazer uma proposta para ajudar na divulgação de conselhos de gravidez, podemos falar melhor por email?
    Obrigado.

    • sobretudo

      Olá! Obrigada! Que bom que esta gostando!
      Podemos sim! Envie um email para [email protected] que conversamos melhor.
      Abraço!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS