Você tem pressa para que seu filho se desenvolva?

0comentário

Boa tarde gente!!

Vamos falar um pouquinho sobre desenvolvimento infantil?

Dica - imagem

Tenho lido bastante a respeito de educação e desenvolvimento infantil nos últimos tempos, e através desta busca  me encontrei com noções e atitudes que até então não me chamavam a atenção por serem um tanto “simples” demais, comuns no dia a dia.

Sempre vi pais felizes em dizer: “meu filho tem 2 anos e já lê”, “meu filho não tem nem 3 anos e conta até 10 em inglês”, coisas simples que se formos reparar bem, de uma forma ou outra estão acelerando o desenvolvimento das crianças.

É tecnicamente possível ensinar uma criança de três anos a reconhecer números e palavras, mas seria melhor se antes disso as ensinássemos a serem organizadas, terem empatia, serem articuladas, conversar. Para que pressa? Nós como pais devemos encorajar com amor, ensinar com paciência, apoiar e não transformar a infância em um campo de treinamento militar.

Ensinar o simples hábito de se usar as palavras “oi”, “tchau”, “por favor”, “obrigado”, não é difícil, fazemos isso o tempo todo no nosso trato com as pessoas, é tão comum, tão natural mas tem o poder de fazer com que as crianças percebam o que é carisma, e isso conta como ponto decisivo para empatia! Não é bonito de se ver uma criança que cumprimenta as pessoas com um sorriso?

Deixar as crianças despertarem e descobrirem as simples coisas da vida, as formigas carregando folhas, o canto do passarinho, deixa-las apreciarem o simples fato de terem vida e estarem em um mundo embora difícil, ainda rodeado de belezas. Vamos deixar as crianças despreocupadas com tantos afazeres (inglês, balé, judô, natação…), é interessante que as crianças tenham alguma atividade? É sim, mas é mais interessante ter bom senso em não sobrecarrega-las, vamos deixar com que elas brinquem, brincar também é importante para o desenvolvimento.

estresse_infantil_destaque

Ler livros sobre desenvolvimento e educação infantil é legal? É, nos dá muitas noções, abre nossos olhos, mas não vamos deixar com que eles planejem o dia a dia dos nossos filhos criando estratégias para termos filhos “brilhantes”, o mundo é competitivo mas a infância não é um preparativo para o futuro, vai ter tempo e hora certa para isso! Acredite!

Vamos apreciar mais os momentos de alegria e simplicidade com nossos filhos, deixá-los aproveitarem essa fase tão boa, esqueça a pressa, ninguém casa usando fraldas ou mamando chupeta, rsrs, tudo em seu tempo, não force a barra… Afinal, só se é criança uma vez!

( Esse é meu ponto de vista viu galera?) Beijos!!

Sem comentário para "Você tem pressa para que seu filho se desenvolva?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS