Eclipse lunar na terça-feira (15)

0comentário

Um eclipse lunar total acontecerá na madrugada de terça-feira (15) e poderá ser visto em todo Brasil, a partir das 3h da manhã, desde que as condições climáticas contribuam.

“Esse eclipse é mais recorrente de acontecer, geralmente, uma vez por ano, e pode gerar uma coloração avermelhada – penumbra – ou a escuridão, quando a lua entra na umbra da Terra”, afirma o professor de Física e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Antonio José Silva Oliveira.

Antonio Oliveira  vice-reitor - menor
Vice-Reitor da Ufma Antonio José Silva Oliveira

 

Curiosamente, segundo o professor da Ufma, o eclipse é rodeado por mitos, associado por muitas pessoas ao poder, ou a mitologias, como os antigos que batiam em panelas para que a lua acordasse.

“Segundo a mitologia, uma mulher grávida não pode olhar um eclipse, pois corre o risco de seu filho nascer com uma meia-lua – sinal – no rosto, mas sabemos que esta é uma questão ligada a outros fatores”, relatou Antonio José Silva Oliveira.

Além do Brasil, o eclipse será visível no leste da Ásia, leste da Austrália, Estados Unidos e Canadá.

O eclipse, no Brasil, ocorre, geralmente, no verão, entre os meses de março e abril, e tem a duração, em média, de duas horas.

Eclipse

O eclipse lunar ocorre quando a lua alinha-se no cone de sombra projetado pela Terra, sendo, geralmente, visível a olho nu.

Um alerta importante. Não confundir o eclipse lunar com o solar.

No fenômeno solar, considerado raríssimo, a lua se interpõe entre a Terra e o sol, ocultando completamente a luz em uma estreita faixa terrestre.

O evento também é rodeado por curiosidades. Após a lua estar totalmente eclipsada, ela não desaparece totalmente, deixando um tom avermelhado no céu.

“Essa cor não é devido a sombra da Terra, como muitos pensam. O vermelho aparece pela quantidade de calor enviada da Terra – efeito da radiação que emana da Terra, deslocando-se até a lua e retornando –  logo todos nós contribuímos para esse efeito”, disse Antonio José Silva Oliveira.

Sem comentário para "Eclipse lunar na terça-feira (15)"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS