Hotelaria: aqui ou fora no MA?

0comentário

O jornal Diário Catarinense, um dos mais importantes do Sul do Brasil, destacou matéria com o maranhense Gilberto Reis, 21 anos, que deixou São Luís para estudar Hotelaria no Instituto Federal de Santa Catarina ( IFSC).

Maranhense em SC 2
Matéria com o maranhense no Jornal Diário Catarinense

 

No Maranhão há vários cursos de Hotelaria. Só que, assim como Gilberto Reis, alguns jovens que sonham com as profissões da área de Hotelaria preferem fazer o curso em outros estados.

Uma educadora do Maranhão, questionada sobre a questão, disse esperar que o IFSC seja equipado com bons laboratório e que Santa Catarina tenha uma política pública de turismo consolidada.

Na avaliação dela, os cursos de Hotelaria e de Turismo do Maranhão estão em crise.

A crise atinge os curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e o do Instituto Federal do Maranhão (Ifma).

O Ifma de São Luís, em 2015, tinha planos de ofertar bacharel em Turismo, mas desistiu.

Já o curso de Turismo do Ifma de Alcântara está com número de evasão altíssimo.

Veja abaixo matéria do Diário Catarinense

Jornal Diário Caratinense

Oportunidade29/07/2014 | 17h38

 Aline Torres

[email protected]

Curso do IFSC atrai aluno do Maranhão

Curso de Tecnologia em Hotelaria do Instituto Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, é o único gratuito no Estado

Gilberto Reis, de 21 anos, atravessou o Brasil para estudar em Florianópolis. O maranhense deixou a cidade natal, em São Luís, quando soube do novo curso superior do Instituto Federal de Santa Catarina( IFSC) de Tecnologia em Hotelaria. O único gratuito em Santa Catarina, segundo a coordenadora Fabíola Martins dos Santos. O sonho de Gilberto é a gerência de um hotel cinco estrelas.

Maranhense em SC
Maranhense Gilberto Reis, de 21 anos, estuda Hotelaria em Santa Catarina

 

– O curso é novidade, ainda não formou a primeira turma, mas é uma conquista para o mercado catarinense, que precisa qualificar a mão de obra no eixo turismo, hospitalidade e lazer, e tem como objetivo formar gestores hoteleiros com competência e habilidades para administração operacional, visão crítica e empreendedora – explica a coordenadora Fabíola.
Se você pensa em cursar Turismo e Hotelaria esta é uma opção. A diferença para o bacharelado é a prática nos seis semestres do curso, que inicia com as atividades de base – governança, cozinha, recepção –, e depois prepara os alunos para os módulos gerenciais. Ele não serve para aqueles que desejam lecionar. Mas, segundo o superintendente da rede hoteleira Habitasul, Cincinato Lui, garante bom posicionamento na disputa por emprego.

As aulas são divididas entre o IFSC Continente e o Hotel Werlich, em São José, parceiro no projeto. Para Thaise Werlich, sócia do hotel, contratar alguém com o diploma na área é a garantia da satisfação dos clientes. Gilberto estuda e trabalha em uma rede de hotéis Gilberto até pretende dar aulas no futuro, mas crê que a experiência o fortaleça no mercado de trabalho. Há 1 ano e meio é recepcionista numa rede de hotéis internacionalmente conhecida.

A certeza da profissão não tardou. Aos 14 anos, estudou inglês e para não travar a pronúncia, dois anos depois, se empregou num hotel. Apaixonado pela dinâmica hoteleira, aos 17 anos fez aulas práticas de recepção, aos 19 veio para Capital catarinense com a certeza que seu crescimento não para aqui.

– O curso de Hotelaria te qualifica para trabalhar em qualquer cidade do mundo – defende.

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/vestibular/noticia/2014/07/curso-do-ifsc-atrai-aluno-do-maranhao-4562829.html

 

Sem comentário para "Hotelaria: aqui ou fora no MA?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS