Veterinária que sacrificava cães comete suicídio

0comentário

Uma nova lei proibindo o sacrifício de animais entra em vigor, no sábado (04), em Taiwan depois de suicídio de uma veterinária abalada com a situação de animais recolhidos em abrigo.

O caso causou grande comoção em Taiwan, país com boa qualidade de vida. A veterinária e amante dos animais Chien Chih-cheng trabalhava, muitas das vezes, até tarde, em um abrigo para cães abandonados na cidade de Taoyuan. Quase nunca tirava uma hora para o almoço ou feriados para dar aos cachorros mais atenção e melhorar suas vidas.

Formada em uma das melhores universidades do país e com uma das mais altas pontuações nos exames finais, ela poderia ter escolhido um trabalho de chefia na sede do abrigo, mas optou por cuidar pessoalmente de cães que são abandonados todos os anos em Taiwan.

Em 5 de maio do ano passado, Chien se matou usando a mesma droga administrada no sacrifício de cães. Ela disse que queria ajudar as pessoas a entenderem o destino de cães abandonados em Taiwan.

O caso teve grande impacto no país pela morte trágica de uma pessoa tão jovem – e levantou, também, um questionamento acerca das pressões suportadas pelas pessoas que trabalhavam na linha de frente da batalha contra o abandono dos animais de estimação.

Vieram à tona imagens de uma entrevista que Chien tinha dado a uma rede de TV local, em que descreve a primeira vez que viu um animal sendo sacrificado. “Eu fui para casa e chorei a noite toda”, diz ela.

Mas surgiram também detalhes sobre o dilema vivido por ela. Empregados do abrigo não queriam sacrificar os cães, mas Chien e outros viam essa como a solução “menos dolorosa” para os animais que ficavam ali, envelhecendo sem ser adotados, correndo risco de pegar doenças por causa da superlotação do local.

Ela chegou a sofrer ataques pessoais, e recebeu o apelido de “a bela assassina” quando foi revelado que Chien já havia sacrificado 700 cachorros em dois anos. Era chamada até de ‘açougueira’.

Uma carta que Chien deixou quando se matou sugere que sua preocupação com o bem-estar dos animais. “Eu espero que minha ida faça com que vocês percebam que cachorros abandonados também são vidas. Espero que o governo entenda a importância de controlar o problema. Por favor, valorizem a vida”, escreveu.

Com dados da BBC Brasil

Sem comentário para "Veterinária que sacrificava cães comete suicídio"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS