Administração e Psicologia da Ufma com pontuação máxima do MEC

0comentário
Cidade Universitária da Ufma, no bairro do Bacanga, em São Luís, onde funciona o curso de Administração

Os cursos de Administração e Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) conquistaram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado em 2015. Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior foram divulgados, neste mês, pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Inep atribui notas numa escala crescente de 1 a 5 e compõe os dados por meio de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior. São eles: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esses conceitos mantêm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade.

Entre os 1.806 cursos de todo o Brasil avaliados, o de Administração da Ufma conseguiu resultado inédito na prova do Enade 2015 e está entre os 50 melhores do país. É um dos cursos mais novos da Ufma, criado em 2006. Em seu quadro, um grupo de excelência do qual fazem parte profissionais que muito trabalharam em favor da categoria dos administradores, a exemplo da professora Maria Raimundo Marques Mendes, atualmente aprimorando seu estudos na Universidade de Coimbra, em Portugal.

O conceito Enade afere o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e as habilidades e competências em sua formação. Em 2015, foram avaliados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Econômica, Comunicação Social (Jornalismo), Design, Direito, Psicologia e Turismo, que serão reavaliados este ano.

CPC

O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

O CPC dos cursos com oferta nas modalidades presencial e a distância é divulgado conjuntamente, considerando a soma dos estudantes das duas modalidades e seus respectivos resultados.

IGC

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior e leva em consideração a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, o número de matrículas em cada um dos cursos computados, a média dos conceitos de avaliação dos pro gramas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Com dados da Ascom Ufma

Sem comentário para "Administração e Psicologia da Ufma com pontuação máxima do MEC"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS