Ed Wilson Araújo vence o Prêmio Fapema 2017

0comentário

O professor e jornalista Ed Wilson Ferreira Araújo é o terceiro vencedor do Prêmio Especial Fapema. Ele vai receber o troféu, nesta terça-feira (5), às 20h, na sede da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), durante o evento do Prêmio Fapema Neiva Moreira 2017.

Ed Wilson é militante do movimento de rádios comunitárias e colaborou criação da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (Abraço-MA), entidade da qual é o atua como presidente.

Para Ed Wilson, é uma honra receber o prêmio que este ano homenageia o jornalista e político Neiva Moreira. “Não foi preciso conhecê-lo pessoalmente para ele entrar na minha formação jornalística e acadêmica. Quando eu era adolescente, ia a uma banca na antiga rodoviária de São Luís e, ao garimpar as publicações, me interessei bastante pela revista Cadernos do Terceiro Mundo, com reportagens profundas sobre a África e outros temas da conjuntura internacional”, lembra.

“O legado dele encontra-se bastante presente na minha militância junto às rádios comunitárias. Há 20 anos eu atuo nesse segmento, ajudando a organizar as emissoras e fazendo o trabalho de formação dos comunicadores”, completou.

Ed Wilson é doutor em Comunicação pela PUCRS, tem mestrado em Educação e graduação em Jornalismo na UFMA. É professor do Departamento de Comunicação, no Curso de Rádio e TV, na UFMA, e assina o Blog do Ed Wilson, onde publica reportagens, artigos e crônicas sobre política, cultura e meio ambiente.

Autor do livro ‘Rádios comunitárias no Maranhão: história, avanços e contradições na luta pela democratização da comunicação’, Ed Wilson também produz e apresenta o programa ‘Revista Araruna’ aos domingos (9h às 10h) na rádio comunitária Araruna FM.

Premiação especial
A categoria Prêmio Especial Fapema foi lançada em 2015 com o propósito de reconhecer o trabalho de pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento do estado. A professora e pesquisadora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Maranhão, Maria Nilce de Sousa Ribeiro, foi a primeira premiada.

No ano passado, por ocasião do Prêmio Fapema Maria Aragão, o agraciado foi o médico infectologista Antonio Rafael da Silva, diretor do Centro de Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias (CREDIP).

Com dados da Secap/Governo do Maranhão

Sem comentário para "Ed Wilson Araújo vence o Prêmio Fapema 2017"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS