Farmacogenética, o caminho à Medicina Personalizada

0comentário

No programa Manhattan Connection (Canal Globo News) deste domingo, o psiquiatra brasileiro Guido Boabaid falou de Farmacogenética, que é a ciência que estuda a variabilidade genética dos indivíduos com relação a medicamentos específicos. O assunto está sendo debatido com mais ênfase nos últimos meses no Brasil

Os testes farmacogenéticos mostram que determinados indivíduos podem reagir diferentemente ao mesmo tipo de medicamento, dependendo de sua etnia ou outras variações genéticas.

Guido Boabaid é diretor médico da GnTech Tests, empresa de Santa Catarina que faz os testes farmacogenéticos no Brasil.

O teste, desenvolvidos pelos laboratórios americanos da Iverson Genetics e da AssureRX, detectam como o medicamento se comporta dentro do individuo. No caso da psiquiatria, os antidepressivos e Antipsicóticos.

O teste genético ajuda o médico a indicar o melhor antidepressivo. O problema maior é o preço que, no Brasil, ficará em torno de R$ 4 mil.

Os testes farmacogenéticos consolidam o que está sendo chamado de Medicina Personalizada, ou MP, que é um modelo médico que propõe a personalização dos serviços de saúde. Nesse caso, os avanços são que as decisões médicas, as práticas e os produtos estão sendo adaptados para o organismo de cada ser humano.

Sem comentário para "Farmacogenética, o caminho à Medicina Personalizada"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS