História do Sampaio Corrêa em livro

2comentários

Com a crise do Coronavírus, está difícil prever o retorno às antigas rotinas. Tratando-se de esporte, cuja prática normalmente implica aglomerações e mesmo grandes multidões, isso fica ainda mais complicado. Mas para quem não vive sem futebol, existem opções. Uma delas, acompanhar pela tv reprises de jogos e campeonatos, de copas, reportagens, entrevistas etc. Outra opção é a leitura. E aqui vai uma sugestão: o torcedor do Sampaio interessado em conhecer a história do seu clube pode baixar na Amazon o livro digital “Sampaio Corrêa, uma história”, que traz a primeira parte da interessante trajetória do Tubarão desde sua fundação, nos anos 1920, no bairro do Lira, até o tricampeonato em 2012.

            As curiosidades com relação à história do Sampaio começam logo no seu surgimento. A primeira delas diz respeito à inusitada denominação do time. Como se sabe, o nome Sampaio Corrêa surgiu quando, ainda nos primórdios da aviação, um hidroavião vindo dos Estados Unidos e que levava o nome de Sampaio Corrêa II pousou em águas ludovicenses, causando um verdadeiro frisson na população da pacata capital. E, no decorrer dos seus primeiros anos de vida, o time que ganhara nome não só de avião, mas de senador (Sampaio Corrêa era na verdade um político carioca) seguiria chamando a atenção. Depois de percorrer os subúrbios da ilha derrotando quem encontrasse pela frente, abateu, no próprio campo do adversário, o poderoso e elitista Luso Brasileiro. Quando então passou a assumir um papel de destaque no futebol do Maranhão, num protagonismo que chega aos nossos dias.  

            O livro traz ainda uma homenagem a nomes que escreveram em campo e fora dele a história do Sampaio. Torcedores e suas torcidas organizadas, a exemplo de Santos, criador da Sangue Tricolor. Atletas como Mascote, Rosclin, Bimbinha, Cabecinha, Juca Baleia e Djalma Campos. E também profissionais cujos nomes se tornaram indelevelmente ligados ao Tricolor. Entre eles, o do saudoso Herbert Fontenele.

2 comentários para "História do Sampaio Corrêa em livro"


  1. José Marcelo do Espírito Santo

    Caro Wilson Marques
    Parabéns pelo livro. O Sampaio merece!
    Lembro apenas que a foto apresentada como sendo o Hidroavião em vôo é uma fotomontagem.
    abs!

    • wilsonmarques

      Obrigado Marcelo. Irei verificar. Valeu a observação.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS