Junk Food

1comentário


Nos idos de 1970 o mundo ocidental experimentou a chamada Transição Epidemiológica, onde as principais causas de morte eram as doenças infecto-parasitárias que foram trocadas pelas doenças crônico-degenerativas – em outras palavras hipertensão,diabetes e doenças cardiovasculares.Fatores foram inúmeros mais é necessário inumerar os mais importantes,como a descoberta das vacinas,dos antibióticos,aplicação do cloro na água e as melhores condições sanitárias.
Logo depois o mundo se chocou com a imagem de países africanos como a Etiópia que se tornou símbolo da desnutrição. Alguns especialistas acreditavam que centenas de milhões de pessoas iriam morrer de fome, à medida que o crescimento populacional ultrapassassem os níveis limitados de recursos. Recentemente até o nosso presidente empunhou a bandeira da fome, que hoje foi trocada pelo etanol.
Esse cenário nunca se concretizou. Agora na virada do século o mundo em desenvolvimento está mais preocupado com a gordura que com a fome –Transição Nutricional. A população mundial de sobrepesados se igualou à de desnutridos, os 1,3 bilhão de supernutridos ultrapassaram os famintos em várias centenas de milhões. Os ricos e os pobres agora compartilham vários itens em comum em sua mesa de refeições.
E a novidade da vez é a – terminologia americana para comida de baixo valor nutritivo (a comida lixo) Bombons,bolachas,sorvetes,tortas,bata-tas,pipoca,sanduíches…Esses alimentos são alguns dos que se enquadram na categoria e são consumidos diariamente e em grandes quantidades. Os fãs de podem ter aumento significativo do colesterol e da pressão arterial, além do ganho de peso. Margarinas, óleos e açucares também enquadram-se nessa categoria de comida e devem ser consumidas com moderação.O protótipo desses tipos de alimentos são as máquinas de vendas automáticas. Doces altamente processados e petiscos carregados de sal, açúcar e aditivos artificiais. Existe algum tipo de alimento encontrado em nossos supermercados que não tenha um desses requisitos? Os distribuidores de coca-cola conseguem assinar acordos hoje até com pequenas mercearias, fornecendo geladeiras e materiais de pontos de venda aos lojistas. A título de curiosidade olhem nos rótulas de coca-cola e vejam a quantidade sódio de cada latinha (coca-cola normal-10 mg, coca light-23 e coca zero-28 mg),pouca caloria mais o dobro de sal como conservante. O bombardeio de comerciais de Junk Food endereçados as crianças pelos canais de televisão só perdem para os corpos esculturais das loiras e morenas das cervejas, dos bancos que cada vez são mais caridosos em seus empréstimos e dos lançamentos de carros modernos que geralmente cabe no bolso de qualquer consumidor, é só olhar nossas ruas! Esses comerciais dirigidos a crianças e adolescentes, 72% são doces, salgadinhos, cereais açucarados ou restaurantes de comida rápida. E ainda são hipnóticos pois o máximo que as crianças conseguem fazer é trocar de canal com o controle remoto e encontrar os mesmos comerciais. É um belo banho de marketing.
Pior, pesquisa publicada no British Journal of Nutrition mostrou que o desejo exagerado das crianças por pode estar condicionados a alimentação da mãe ainda durante a gestação.
Pior ainda estar por vir, o poder das indústrias alimentícias é tão grande que nós profissionais já fomos ludibriados com as famosas gorduras trans durante duas décadas enganados pela consistência e aparência dos alimentos como se fossem saudáveis. Aos críticos como nós profissionais de saúde eles criaram uma derradeira terminologia “Junk Science’’(ciência sem valor).

José Xavier de Melo Filho
Cardiologia

1 comentário para "Junk Food"


  1. Anônimo

    Caro Dr.Xavier, foi muito pertinente seu comentário para mim.Sou professora de educação física , mestranda em ciencias políticas da educação , FIP,Patos Pb-conveniada com Univ.Lusófana-Portugal estou fazendo minha dissertação em avaliação do estado nutricional de escolares~São Luís -Ma.(Escolas:particulares, estaduais e municipais), através do IMC.Se tivesse oportunidade gostaria de conversar com o senhor.Prabens.
    Rose de Carvalho.
    São Luis -Ma

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS