A Polônia é aqui

1comentário


A vodca, um dos destilados mais famosos do mundo foi popularizado por aparições em público do ex-presidente russo Boris Yeltsin, algumas vezes trôpego, amparados por guarda-costas, outras vezes a cantarolar e dançar e bem turbinado por uns goles a mais. A vodca é produzida no mundo inteiro tem origem disputada pela Rússia e Polônia. Embora a origem do nome seja derivado do polonês woda:(pequena água), os historiadores tendem a crer na origem russa. Já foi consumida como remédio. A vodka ou vodca, como grafamos em português, o nome da bebida apareceu pela primeira vez no séculoXVI, para denominar um produto elaborado com técnicas de destilação desenvolvida na Pérsia. Tecnicamente, é um álcool retificado de grãos. Também pode ser obtida pela destilação de centeio e de beterrabas, contrariando a crença popular de que todas são feitas de batata.
Já foi o drinque favorito de James Bond. Hoje é bebida preferida dos jovens da terra de Zeca Pagodinho e Juliana Paes. É cada vez mais comum em festas, em lojas de conveniências nos depararmos com adolescentes com garrafas de vodcas, gelo e energéticos, como se estivessem a exibir um troféu. O velho chope perde seu lugar para bebidas de alto teor alcoólico. A diferença do teor alcoólico entre o chope ou latinha de cerveja e a vodca é muito grande,5 GL e 42 GL respectivamente. Só com esses números dar para imaginar o estrago que vai resultar.
Grandes produtores mundiais de vodca aproveitam o carnaval brasileiro para investir na divulgação de suas marcas. A marca sueca Absolut obteve aumento de vendas de 42%. A Smirnorff com seu “Ice” contratou o vocalista Bell Marques para ser o garoto propaganda do próximo carnaval e o Chiclete com Banana já tem até grito de guerra “Aêêê” para o Carnaval da Bahia de 2008.
A lei brasileira define como proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos( lei de 15 de julho de 1996).É prática comum o consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens – seja no ambiente domiciliar, seja em festividades, ou em ambientes públicos. Pesquisam mostram o álcool e o tabagismo como as drogas mais atraentes e o primeiro contato é em torno dos 12 anos e a maconha e cocaína em torno dos 14 anos.
O consumo de álcool entre jovens está na mira do Governo. Assim como foi feito com o tabagismo, medidas como restrição e controle da propaganda de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação. incentivo a medidas restritivas de venda e uma política fiscal que desestimule o consumo, elevando impostos. São consideradas bebidas alcoólicas aquelas que tiverem 0,5 grau Gay Lussac ou mais de álcool em sua composição.
O aumento do consumo de bebidas alcoólicas em uma população é influenciado por uma série de fatores, mas dois deles são especialmente importantes. Os chamados fatores de acesso ao produto incluem, entre outros, o preço, a densidade de locais de venda e o número de horas de funcionamento dos pontos de venda.No Brasil, onde o preço de um litro de pinga é comparável ao do litro de leite e é raríssimo um menor de idade ter dificuldades de adquirir qualquer droga, o consumo do produto tem apresentado forte tendência de crescimento.
É hora de endurecer …

[email protected]

1 comentário para "A Polônia é aqui"


  1. WASHINGTON RIO BRANCO

    Desejo a você e sua família, a todas as pessoas que participaram neste ano, direta e indiretamente dos nossos blogs, um feliz Natal e um próspero Ano Novo cheio de paz, saúde e prosperidade. São os votos de Washington Rio Branco e família.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS