Turquia

0comentário

No início deste ano fui convidado a participar de um Congresso de Cardiologia em Istambul, lugar onde o Oriente se encontra com o Ocidente. Istambul é uma metrópole de 15 milhões de habitantes. Já foi capital três impérios (Romano-330-385; Bizantino-395-1453; e Otomano-1453-1922). Posição geográfica excepcional, ao mesmo tempo estratégica e vulnerável, com universo de etnias. Istambul pertence a dois mundos, situada entre dois continentes, faz a ligação entre a Ásia e a Europa. Controla o estreito de Bósforo, ligação vital entre o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo. (Ilustração abaixo”foto 1″)
A pleitea ser admitida na Unidade Européia, e a questão religiosa continua sendo o principal impecilho.Por mais de 1.000 anos ela foi uma fortaleza do cristianismo, mas se tornou uma forte propagadora do Islã. O Império Turco-Otomano foi, por séculos, o guardião de todos os lugares santos do Islã e seu maior protagonista .Desde as grandes reformas dos anos 20, a se tornou oficialmente um Estado secular. A é uma colcha de retalhos de povos, cultura, formas de vida, que se mantêm sob o nome de um estado único apenas há pouco mais de 80 anos. Desde o fim do império Otomano, a instauração de uma República em 1923 liderada por Mustafá Remal Ataturk, num território que nunca antes tinha sido governado pela etnia turca, a declaração de leis ocidentais, a unificação do idioma e sua passagem para o uso do alfabeto romano, a gradual instauração de uma democracia que inclusive contemplava as mulheres ainda numa época onde muitos países da Europa nem as permitiam votar. Após a morte de Ataturk, sua imagem seria transformada num ícone que representa algo parecido com a bandeira nacional, e ativa até hoje nos turcos, independente de sua religião, credo ou grupo étnico. Através da secularização do Estado(único caso em países mulçumanos) a religião passa a ter influência alguma na política, sendo inclusive proibido o uso de símbolos religiosos dentro de edifícios públicos ou eventos oficiais do governo.O grande debate diário na sempre toca o elemento mais visível e próximo dessa discussão: o véu das mulheres muçulmanas. Uma mulher que entre num hospital ou universidade pública deve retirar o véu da cabeça, pois ela ali não pode exibir qualquer símbolo de sua religião. Os religiosos acusam o estado de antidemocrático por essa imposição, enquanto os secularistas representados pela figura do exército, dizem garantir o estado democrático e suas leis secularistas através dessa separação entre Estado e religião.. Porque, apesar de 95% da população turca ser mulçumana, se a religião for permitida dentro do Estado, O risco de se transformar num estado fundamentalista seria inevitável. (Ilustração abaixo)
Constitucionalmente, a é um estado secular e as poderosas forças armadas são guardiãs dessa tradição com apoio dos partidos políticos de oposição e o judiciário.
A tem conflitos com o passado e o presente:a Armênia culpa o Império Otomano por um genocídio de 15 milhões de armênios em 1915 durante a primeira guerra mundial. Já a diz que os números mentem e na verdade o número de mortos é bem menor e que as mortes aconteceram num tempo de agitação civil. Neste momento a vive um momento de tensão na sua fronteira sul com os curdos em território iraquiano.(Ilustração abaixo)
Diferentemente do Brasil onde a maioria é de religião católica perfazendo 75% de toda população contra 15% dos protestante e mulçumanos que se concentram na área de Foz de Iguaçu na região da tríplice fronteira de Brasil,Paraguai e Argentina e que segundo os Estados Unidos poderia ser um célula terrorista devido a uma visita de Bin Laden e Khalid Mohammed dirigentes da Al Kaeda.(Ilustração abaixo)
Da minha estada ficou a sensação de um mundo novo. Istambul que no passado foi Binzâncio e Constantinopla – capital de dois impérios- o bizantino e o otomano, nos remete aos livros de história. No passeio a época era fria, a neve trazia a sensação de melancolia e os agasalhos dominavam as vestimentas. Intercalados com dias ensolarados, onde era possível encontrar nos passeios pelas intrincadas alamedas do Grande Bazar, véus coloridíssimos sobre a cabeça das mulçumanas junto a minissaias e maquiagem exagerada para que turistas consigam ver que a convivência Ocidente-Oriente, pode ser harmônica. Os istambulis são hospitaleiros, amigáveis e acima de tudo comerciantes.(Ilustração abaixo)
A visita Istambul normalmente começa por Santa Sofia. Igreja construída por Constantino, teve diferentes usos, foi igreja, depois mesquita e hoje abriga um museu onde o islamismo e cristianismo estão de mãos dadas. Logo em frente encontramos a Mesquita Azul onde se destacam seis minaretes (colunas enormes que se assemelham as torres de nossas igrejas católicas) o que fez Meca acrescentar mais uma minarete, pois o símbolo número um do islamismo não poderia ficar em desvantagem. Fizemos como Papa Bento XVI em sua visita a Mesquita Azul, deixamos os calçados ao adentrar em seu interior. onde fizemos as preces voltados em direção Meca. Outras maravilhas como o Palácio de Topkakpi e seu Harém, Palácio de Dolmabahce, Torre de Gálata, Cisterna de Yereban e as duas pontes do Bósforo são exemplos da grandiosidade histórica de Istambul . O estreito de Bósforo une os dois continentes e faz lembrar muito a minha infância no Maranhão, quando ainda não existia a Ponte José Sarney, a curiosidade do além. a magia que se escondia do outro lado. Como relata o escritor Turco Omhar Pamuk Premio Nobel de Literatura-2006 ‘’ O mais belo é ver as duas margens ao mesmo tempo”(Ilustração abaixo)
A função desse blog é falar de saúde, escolhemos Istambul, um dos maiores produtores de fumo e também um dos maiores consumidores. Ficou a impressão que todos os homens fumam e em qualquer lugar, mesmo nos táxis com portas e vidros fechados Hábitos sociais que não são vistos em países de maioria mulçumana.
Toma-se álcool em grande quantidade, como cerveja e o forte Raki(drinque com sabor de aniz), vistos em lugares fechados.Se feitos em público ,em lugares abertos,não raro viram caso de policia As doenças do ocidente prevalecem como principal causa de morte.
Istambul é a cidade mais importante, mais Ancara é a capital da. No momento a tem um embate com os curdos, mas é na fronteira sul com o Iraque, bem distante de Ancara e Istambul. Um passeio que vale a pena. (Ilustração abaixo)

[email protected]

Sem comentário para "Turquia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS