Dieta mediterrânea está agonizante em sua área de origem

0comentário
Estudo mostra que obesidade aumentou na região do mar Mediterrâneo.
Embora tenha seguidores no mundo todo, dieta é ignorada onde nasceu.

O uso da dieta mediterrânea, baseada em frutas e verduras frescas, caiu nos últimos 45 anos “e se encontra em estado agonizante” em sua própria área, segundo um estudo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O estudo afirma que o sobrepeso e a obesidade aumentaram na região.
O estudo do economista da FAO Joseg Schmidhuber assinala que a dieta mediterrânea tem seguidores no mundo todo, mas “é cada vez mais ignorada na região onde se originou”.
O relatório de Schmidhuber foi apresentado em um seminário organizado recentemente pelo Califórnia Mediterranean Consortium, formado por sete instituições acadêmicas dos EUA e pela União Européia a fim de acompanhar os produtos mediterrâneos no mercado mundial, assinalou hoje a FAO em comunicado.
Diante da dieta mediterrânea, “elogiada pelos especialistas por manter as pessoas magras, saudáveis e longevas”, a população às margens do Mediterrâneo utiliza a maior parte de sua renda para somar “grande quantidade de calorias” procedentes de carnes e gorduras a uma dieta pobre em proteínas animais.
O maior consumo de calorias e uma menor despesa das mesmas, fizeram com que a Grécia se tornasse no país da União Européia (UE) com a média mais alta de Índice de Massa Corporal (IMC). Grande parte dos gregos tem sobrepeso ou são obesos.
Mais da metade dos italianos, espanhóis e portugueses sofrem igualmente com sobrepeso, ao mesmo tempo em que foi produzido um notável aumento de calorias e carga glicêmica nas dietas dos moradores do norte da África e do Oriente Médio.
O relatório assinala que nenhum dos países da UE segue a recomendação de que os lipídios não ultrapassem 30% do total da contribuição energética da dieta.
Espanha, Grécia e Itália ultrapassam “amplamente” este limite e se transformaram nos maiores consumidores de gorduras na Europa, acrescenta o estudo.

Sem comentário para "Dieta mediterrânea está agonizante em sua área de origem"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS