Ronco pode acabar com casamentos

1comentário

lapnea_0901.jpg 

As mulheres culpam os maridos. Dizem que eles vivem roncando. Mas o ronco não tem diferença de gênero. 
 
O ronco é considerado uma etapa normal do sono, a menos que o barulho seja tão alto a ponto de incomodar quem dorme no mesmo quarto e as pessoas da casa. O volume médio da voz humana é de 60 decibéis, enquanto o do ronco pode chegar a 80 decibéis. Além de provocar um certo desconforto para os outros, o ronco pode trazer problemas para a saúde.

Quem ronca costuma sobrecarregar a capacidade respiratória. A conseqüência é uma sensação de cansaço e sonolência durante o dia, além de irritabilidade e baixo rendimento intelectual e no trabalho.

Mas quem procura tratamento está correndo dessas reações e pensando em noites mais tranqüilas. 

O ronco é uma doença social que não traz muito problema para quem ronca, mas para aquele que precisa conviver diariamente com o barulho.

O problema pode surgir em qualquer faixa etária.Muitas mães levam os filhos ao consultório porque ficam assustadoas com o ronco das crianças. Nesses casos, a razão pode estar nas adenóides, nas amigdalas crescidas e na rinite. Não basta muito para uma pessoa roncar: cansaço, consumo de bebidas alcoólicas, exagero na alimentação à noite, ingestão de relaxantes e a posição de dormir( de barriga para cima).

O emagrecimento para diminuir o barulho é recomendado. Pois a obstrução de algum ponto entre o nariz e o pulmão desencadeia o processo de saída do ar. Nesta situação também  o desvio de septo nasal, atrofia de adenóide, palato redundante e a lingua caida para trás são os responsáveis.

Diagnóstico é feito através de exames clínicos e polissonografia.

Agora existe outras situações mais sérias como a apnéia do sono, onde a pessoa pára de respirar por alguns breves momentos durante o sono e o ronco.

Na apnéia o corpo sente falta do oxigênio e o cérebro manda sinais para que a pessoa acorde. São centenas de microdespertares durante a noite, que podem trazer consequências graves para o doente.

A apneia sobrecarrega o sistema cardiorrespiratório.

1 comentário para "Ronco pode acabar com casamentos"


  1. Ronaldo

    Dr. Xavier, o que acaba casamento é falta de tesão,e não ronco.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS