Depressão pós-nupcial: o que acontece no “day after”?

0comentário

360_post_nupt_blues_1119.jpg 

Após o casamento, um momento esperado pelos noivos é a noite de núpcias.

Há quem escolha dormir em um hotel na primeira noite, antes de viajar, devido ao cansaço da festa, principalmente se o casamento for realizado de noite. Há quem decida deixar as malas prontas e já ir direto para o aeroporto e fazer a viagem dos sonhos.

O que importa, é que sabendo que esse momento é reservado para ficarem juntinhos, a sós, e namorarem bastante, todo casal faz questão de planejar todos os detalhes, para desfrutar, ao máximo, da noite de núpcias.

Mas, muita das vezes no momento climax, nem tudo dar certo, seja pela extrema ansiedade ou até mesmo por um distúrbio orgânico. Aquele momento errático pode simbolizar os desenlaces posteriores de um  matrimonio atribulado. Os distúrbios psíquicos  ou orgânicos seja no homem ou na mulher muitas vezes são difícies de serem abordados, pois a maioria nem chega a um consultório médico.

As disfunções sexuais nas mulheres são classificadas em: disfunções de desejo, de excitação e de orgasmo e as dores sexuais – dispareunia e vaginismo.

Dispareunia (dor sexual) pode ser dividida em três tipos: superficial, vaginal e profunda. A forma superficial ocorre na tentativa da penetração e está relacionada com alterações secundárias a condições irritativas ou ao vaginismo.
Vaginismo é a contração exagerada dos músculos da porção externa da vagina e está geralmente relacionado com fobias sexuais e história de abuso sexual infantil. 

São situações que muita das vezes não foram discutidas pelos casais e podem ser causas de futuras depressões.Pois a atividade sexual é um processo extremamente complexo, sendo composta de uma interligação de vários sistemas orgânicos (neurológico, endócrino e vascular), estados psicológicos, características sócio-culturais e religiosas. É muito influenciada por estados mórbidos diversos, pelo envelhecimento, pelos relacionamentos e pelas experiências anteriores. Quaisquer alterações nessa ampla gama de fatores, pode levar a alterações nas várias fases do processo sexual.

O homem tem uma grande preocupação com tamanho do pênis e têm uma tendência a acreditar que as mulheres dão extremo valor ao tamanho do pênis. No entanto, em sua grande maioria, as mulheres costumam estar bem mais interessadas em outras qualidades, tais como caráter, o cuidado com a aparência, fato de ser atencioso, agradável, carinhoso, companheiro, etc

Mas existem situações pitorescas, como essas:

Casal de muçulmanos trocam juras matrimoniais por celular.

Houve época em que noivos casavam-se por procuração, quando os cônjuges ausentes eram representados na cerimônia por outras pessoas. Novos tempos, novas práticas. Com as facilidades das comunicações em tempo real, um casal fez juras mútuas por… telefone celular. O inusitado matrimônio aconteceu na vila indiana de Murshidabad, região cuja população, em sua maioria, segue o islamismo. A cerimônia uniu Irin Biswas, uma jovem de 18, a Safikul Islam, que trabalha no Kuwait. Islam alegou não ter dinheiro para voltar e se casar, mas os pombinhos não quiseram adiar o compromisso por causa disso. O rito foi oficiado pelo clérigo muçulmano Maulana Alamgir, que comandou a troca de compromissos em viva voz.
Segundo o religioso, um casamento nestas condições não contraria as leis do Islã. Em entrevista à imprensa local, a noiva disse ter visto Safikul Islam apenas uma vez, quando ele esteve em Murshidabad no período de férias. “Nunca tínhamos nos falado, mas hoje converso com ele diariamente”, garante a moça. O casal proferiu o célebre “aceito” por três vezes e o casamento foi concluído. Mas Islam e Irin terão que esperar três meses para consumar a união: em outubro, o recém-casado tira férias mais uma vez e finalmente poderá encontrar-se com a amada para o “enfim sós”.

A virgindade.  “Na noite de núpcias, o marido decepcionou-se ao constatar que a noiva de seus sonhos, a quem levou ao altar, não era mais virgem. Só na intimidade da alcova foi feita a triste e abalante confissão, o aqui requerente e requerida já casados. Assim, no leito nupcial brotaram não o carinho, o amor, o desejo e o prazer, mas uma decepção grandíssima, causadora de depressão, frustração e introspecção. Presente o erro essencial quanto à pessoa, é a presente para formalizar o pedido de anulação do casamento”.

     A revista TIME dessa semana aborda esse tema que vem se tornando muito comum na sociedade moderna, vista entre americanos, e por extensão a todos os outros países. A chamada  Depressão pós-nupcial.


     Algumas situações  ainda no campo da esfera sexual, mas a maioria o problema é afetivo.

     Certa vez lendo um desses clássicos uma frase me tocou ” Quando o cérebro trava batalha com o coração todos saem perdendo”. E sempre é irreversivel.

                            [email protected] 

Sem comentário para "Depressão pós-nupcial: o que acontece no “day after”?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS