Previna infecções urinárias

0comentário

A infecção do trato urinário (ITU) é uma infecção bacteriana que acomete principalmente mulheres. Diferentemente dos homens, elas têm a uretra mais curta, permitindo que as bactérias tenham um acesso facilitado à bexiga. A maior parte das ITU é causada pelas bactérias Escherichia coli, que atuam de forma benéfica no trato intestinal, mas, quando em contato com o sistema urinário, tornam-se nocivas e causam bastante sofrimento ao paciente.

Os principais sintomas são dor ou ardor ao urinar, necessidade frequente de urinar com pouco fluxo, dor na uretra e na pélvis. Algumas vezes, pode ocorrer febre baixa e presença de sangue na urina. Na pielonefrite, que acomete os rins, os sintomas mais comumente apresentados são dores nas costas (na altura dos rins), febre alta, calafrios e náuseas.

Como prevenir

— Ter cuidado com a higiene pessoal é fundamental.

— Evitar transportar as bactérias da região anal para a uretra. Para isso, as meninas devem ser orientadas desde cedo a fazer a higiene da frente para trás sempre que usarem o banheiro. No banho, também devem se lavar sempre na direção da frente para trás.

— Lavar as mãos antes e após de utilizar o banheiro.

— Durante o período menstrual, os absorventes devem ser trocados várias vezes, pois o sangue eliminado é um meio de proliferação de bactérias.

— Ingerir bastante água, pelo menos dois litros por dia.

— Não reter a urina por longos períodos. O ideal é urinar a cada duas ou três horas.

— Para mulheres que sofrem de ITU, após a atividade sexual recomenda-se ingerir água antes e depois da relação, para que, após o ato, esvaziem a bexiga o quanto antes. Com esse procedimento simples, as bactérias que podem ter entrado na uretra são expelidas.

Fonte: Alexandre Simões, urologista

Sem comentário para "Previna infecções urinárias"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS