Novas regras para os isotônicos

0comentário

 Só dar uma voltinha pelas academias da cidade para assistir à cena: certos de estarem bem hidratados, muitos atletas amadores ou praticantes de atividade física leves e esporádicas consomem isotônicos sem qualquer orientação. A bebida colorida e saborosa não chega a ser de todo nociva, mas, se consumida em excesso ou por pessoas que apresentam certas doenças, pode não ser saudável. Para deixar a população mais bem informada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está propondo, em forma de consulta pública, novas regras para os alimentos destinados aos atletas, entre eles os repositores hidroeletrolíticos.Depois da consulta, que se encerra este mês, a Anvisa se reunirá com representantes de diversos setores especializados da sociedade para discutir o tema. Se aprovada a restruturação, tais bebidas deverão apresentar em seus rótulos a seguinte orientação: “Este alimento é destinado exclusivamente a atletas sob recomendação de nutricionista ou médico e não substitui uma alimentação equilibrada. Este produto não deve ser consumido por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades”.

Mas, afinal, o que uma bebida aparentemente inofensiva pode trazer de danos? Segundo a médica nutróloga Samantha Enande, de São Paulo, como são compostos basicamente por sais minerais e vitaminas, os isotônicos devem ser ingeridos em casos de desidratação e por atletas que pratiquem atividade física intensa por pelo menos uma hora e cuja frequência cardíaca atinja 80%.

— A falta ou o excesso de eletrólitos no organismo causam sintomas parecidos, como cãibras ou aceleração dos batimentos cardíacos.

Ela acrescenta que, por terem os mesmo componentes do plasma do sangue, os isotônicos caem rapidamente na corrente sanguínea. Nesse caso, devem ser evitados pelas grávidas, já que os sais contidos nos produtos chegam ao feto, cujo coração precisa ter uma baixa concentração de eletrólitos. Outro alerta é essas bebidas contêm carboidratos para repor a energia perdida durante os treinos e, por isso, não são recomendadas para diabéticos.

A iniciativa da Anvisa será benéfica:  Toda informação preventiva é importante.

Apesar de os especialistas não serem unânimes quanto aos danos que podem provocar os eletrolíticos ingeridos sem recomendação, existe grupo que afirma que o sal presente nessas bebidas pode não fazer bem a quem tem problemas de pressão arterial ou cálculo renal. O ideal é que as pessoas que não são atletas se hidratem com isotônicos naturais, como água de coco, ou frutas com bastante água, como melancia.

Saiba mais

— Os isotônicos são compostos basicamente de água, carboidratos e minerais, como sódio e potássio

— Têm os mesmos componentes do plasma do sangue, sendo absorvidos rapidamente

— A prática de atividade física prolongada pode levar à desidratação do organismo. Por isso, é indicada a ingestão de isotônicos que, além de promover a hidratação, têm componentes que impedem a exaustão muscular e lesões nos tendões

A Anvisa ainda propõe

— Que a categoria atualmente denominada “alimentos para praticantes de atividade física” passe a ser chamada de “alimentos para atletas”

— A proibição da comercialização dos aminoácidos de cadeia ramificada, por não haver comprovação de resultados dos efeitos prometidos

— Produtos que compõem um pack deverão ser registrados individualmente

— Em relação à rotulagem desses alimentos, as empresas deverão colocar a designação do produto em tamanhos de fonte de no mínimo um terço do tamanho da marca

Sem comentário para "Novas regras para os isotônicos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS