Óculos de sol precisam de selo de qualidade

1comentário

Mauro Vieira

Os óculos de sol comercializados no Brasil não têm nenhum selo de qualidade que ateste que possuem o filtro de proteção contra os raios ultravioletas. Por isso, representantes da Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abiótica) se reuniram com membros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recentemente para discutir a criação e a aplicação de um selo, que seria a garantia do consumidor de que o produto está dentro das normas.

De acordo com Bento Alcoforado, presidente da Abiótica, já existem normas técnicas para os produtos ópticos, mas não há nenhum órgão fiscalizador, por isso, o consumidor não tem a quem recorrer quando quer comprar óculos escuros.

— Os óculos são vendidos de qualquer maneira. Quando você introduz um selo de garantia, o fabricante precisa provar que cumpriu todas as normas, por isso ele será obrigado a se adaptar — disse.

Segundo Alcoforado, a aplicação do selo seria importante porque existem óculos “de marca” que não possuem o filtro e óculos “sem marca” que estão de acordo com as normas. De acordo com ele, só em 2007, a Receita Federal apreendeu 7,7 milhões de óculos de sol e, desse total, somente 80 mil foram considerados adequados para uso por estarem de acordo com as normas da ABNT. Neste ano, foram apreendidas 6,5 milhões de unidades que ainda estão em análise técnica.

— O que nós queremos é que as normas que existem sejam aplicadas de forma compulsória. A gente quer que todo óculos seja fiscalizado antes de chegar ao mercado.

Se a criação do selo for aprovada, a medida deve ser colocada em prática pelos fabricantes gradualmente e, em cinco anos, a exigência passará a ser plena.

1 comentário para "Óculos de sol precisam de selo de qualidade"


  1. ADELISIA SILVA LIMA DA CONCEIÇÃO

    DRº XAVIER, não poderia deixar de comentar sobre sua importãncia na área cardilógica, e seu comportamento tão afetuoso, as vezes me parecia frio, mas o importante é que passa a seus paciêntes, não sou sua paciênte, mas minha mãe foi, eu a acompanho em quase todos os procedimentos médicos, pois sei todo seu histórico, pelo fato do senhor não mais atender pelo plano que a mesma tem, precisamos mudar, mas a mais de 11 anos, não há um só médico que a levo sem que a mesma dona ELISA SILVA LIMA, AQUI DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, não mencione seu nome, o senhor realmente tocou em seu coração com seu apóio, seu carinho ao atende-la, sinto que se ela pudesse continuaria sendo sua paciênte, eu bem que tento dizer a ela : mãe ele não é mais seu médico a mais de 10 anos!!!, pois fico um tanto constrangida com os médicos atuais, mas não adianta, ela sempre fala e muito bem do seu médico xavier, eu acabo sorrindo pois é repetitiva, ela disse ao cardilogista atual dela q o senhor já a atendeu via telefone até da piscina!!! ele sorriu e disse: dona ELISA, tá aqui meu cartão , eu também lhe atendo mesmo estando na piscina e continuou a sorrir, ainda bem que a ética entre vcs da área é algo marcante, pois eu não sei se não ficaria enciumada com tantos elogios a outro colega enquanto eu fosse a bola da vez…., estou brincando!! , é só para que saibas o quanto seu trabalho é importante, eficiente, que no coração da minha mãe o senhor estará sempre enquanto ele permanecer batendo, mesmo quando nos prega sustos, e olhe não não poucos, o senhor já muito a ajudou, e sempre observo o seu amor pelo trabalho, pois está em constantes pesquisas, congressos, mostra-se atualizado e isso é fazer ‘A DIFERENÇA”, MUITO OBRIGADA PELA DEDICAÇÃO…, E PELO CARINHO QUE TRATOU MINHA MÃE NESSES ANOS PASSADOS, SÓ UM LEMBRETE, TENTE LEMBRAR DELA, E FALE COM ELA QUANDO OBSERVÁ-LA, ELA FICARÁ MELHOR… SUCESSO E MUITA SABEDORIA E LEMBRE-SE SEMPRE DE FAZER CADA VEZ MELHOR SEU TRABALHO,COM MUITO RESPEITO: ADELISIA ..

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS