Saiba sobre hepatite

1comentário

Hepatite é uma inflamação no fígado causada por vários fatores. Em alguns casos, a doença não apresenta sintomas e, por isso, muitas vezes, é diagnosticada tardiamente. O fígado pode inflamar com o uso excessivo de álcool, drogas ou medicamentos, com a contaminação por vírus e pelo contato direto com fezes contaminadas. A inflamação também pode ser autoimune, ou seja, desencadeada pelo próprio organismo. Ela acontece quando o sistema imunológico do corpo não reconhece seus próprios tecidos e passa a combatê-los como se fossem inimigos.

Há sete tipos de hepatite causada por vírus e eles são denominados por letras. São eles: A, B, C, D, E, F e G. Os mais comuns, no entanto, são o A, o B e o C. Os mais graves são o B e o C, e dificilmente eles apresentam sintomas. A hepatite tipo A e a tipo E são transmitidas por meio de fezes contaminadas. A maior parte dos casos de contaminação ocorre por ingestão de água ou alimentos contaminados pelas fezes.

— A hepatite tipo A e a tipo E são benignas e raramente evoluem para um quadro grave raro. Se a mulher é gestante, a hepatite pode ficar grave, mas fora isso não acontece nada — diz Roberto Focaccia, infectologista e coordenador do grupo de hepatite do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Normalmente, o organismo consegue curar, com seus mecanismos de defesa, esses dois tipos de hepatite. Evitar comer e beber em locais sem higiene adequada é uma maneira eficaz de prevenir esses tipos da doença. As hepatites B e C são as mais graves e com maiores chances de tornarem-se crônicas e de evoluírem para cirrose e câncer de fígado, se não tratadas a tempo.

— Os casos tipo B e C são os maiores problemas de saúde pública — afirma o infectologista.

Segundo ele, a hepatite B é transmitida por meio de sangue contaminado, fluidos corpóreos, normalmente trocados nas relações sexuais, e da mãe para o filho no parto. A tipo C é transmitida pelo sangue contaminado.

— A tipo C é sete vezes mais prevalecente que o HIV e mata quatro vezes mais que a Aids. Ela é silenciosa. A pessoa não sente nada e a lesão vai caminhando — diz Focaccia.

Apesar de a transmissão ocorrer com mais frequência por sangue contaminado, a hepatite tipo C pode ser adquirida em ambientes de uso comum, onde pode ocasionalmente ocorrer o contato com sangue contaminado -como no barbeiro, no dentista e na manicure.

Verdades e mentiras

— A hepatite tipo C pode ser transmitida por objetos com sangue contaminados.

Verdade. Agulhas, alicates e navalhas podem ser agentes de transmissão se não forem adequadamente esterilizados.

— A hepatite tipo B pode ser transmitida durante as relações sexuais e pelo uso compartilhados de seringas e agulhas.

Verdade. Por isso é importante o uso de camisinha. Além disso, a hepatite B também pode ser transmitida da gestante para o filho.

— A hepatite é uma doença que apresenta sintomas em todos os casos.

Mentira. Em alguns casos, a doença não apresenta sintomas. Quanto mais cedo o paciente for diagnosticado, melhor para tratar a doença.

— Todos os tipos de hepatite, de A a G, evoluem para casos graves.

Mentira. As hepatites tipo A e tipo E são benignas e raramente evoluem para um quadro grave. Nesses casos, o próprio organismo consegue se curar com suas próprias defesas.

1 comentário para "Saiba sobre hepatite"


  1. Jose Luis

    Quais são os exmes de laboratório

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS