23% da população maranhense é hipertensa

3comentários

Dr Nivaldo Soares. Professor de Epidemiologia e Bioestatística da UFMA apresentou no IV Congresso Maranhense de Hipertensão os resultados do trabalho “Hipertensão Arterial: Prevalência no Estado Maranhão e os fatores associados”  Pesquisa realizada com a população de 20 a 59 anos de idade de moradores da zona urbana nos seis municipios mais populosos do Maranhão: São Luis, Imperatriz, Timon, Caxias, Codó e São José de Ribamar, o que corresponde a 28% do contigente populacional do estado. No Brasil não se dispõe de estudos para o conjunto da população e a maioria deles que são metodologicamente rigorosos, estão concentrados no sul e sudeste. Como o país é muito heterogêneo na sua composição sócio-demográfica é  possivel que os fatores associados a doença possam ser distintos nas diversas regiões. A prevalência encontrada no Maranhão foi de 23,07% com 25,7% no sexo masculino e 21% no sexo feminino. O que difere frontalmente dos dados obtidos pelo Ministério da Saúde e divulgados pela imprensa na semana passada. Onde coloca a cidade de São Luis com a menor prevalência de hipertensão(11%) entre todas capitais brasileiras. Obviamente esses dados do Ministério da Saúde não podem ser levados a sério pois foram feitos por contato telefônico, sem uma metodologia científica apurada. No trabalho realizado por Dr Nivaldo Soares foram apresentados fatores de possível associação com a hipertensão: sexo, idade, escolaridade, cor da pele, situação conjugal, obesidade, obesidade central, consumo de álcool e tabagismo. Dados importantes: maior prevalência no sexo masculino; quanto menor escolaridade maior prevalência; prevalência maior a partir dos 30 anos, chegando a 55% nos indivíduos de 50 a 59 anos. Nas pessoas com pele de cor preta e nos portadores de obesidade central eram mais frequentes os casos de hipertensão.

3 comentários para "23% da população maranhense é hipertensa"


  1. ANDRÉ PINHEIRO

    Dr. gostaria de saber qual a relação da raça negra e a hipertensão? por que eles apresentaram maior indice que nas outras raças?

  2. Dr Xavier de Melo

    André, vou aproveitar e escrever essa semana um artigo sobre Hipertensão e raça negra.

  3. ANDRÉ PINHEIRO

    Dr. Xavier, esse assunto muito me interessa, pois minha família, (toda) sofre de hipertesão.

    Dentre várias curiosidades que tenho, gostaria de saber quais as consequêcias (se há) da pressão arterial baixa.
    Pois, já tive muitos professores que comentaram que não há mal nenhum em ter pressão arterial baixa… Mesmo assim, pesquisei sobre o assusto na internet, e muitos são os argumentos que por sinal me causaram mais dúvidas.

    Ainda se possível, esclarecer se o grande determinante da alteração P.A.Média é a P.Diastólia., ou seja, quando a Pressão Diastólica está mais elevada, (tipo:100-110mmHg) é mais perigoso que a P. Sistólica elevada (tipo:160mmHg)

    obrigado pela atenção.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS