Estudo descobre genes associados à hipertensão

1comentário

Um estudo realizado por um consórcio internacional que analisou as características genéticas de 136 mil pessoas permitiu a identificação de oito variantes de genes associadas à pressão arterial e à hipertensão. As variantes descobertas refletem que um dos mecanismos mais importantes que influem na pressão arterial está relacionado com o controle dos níveis de sal e ao diâmetro das artérias.

O estudo, elaborado por uma equipe formada por 164 pesquisadores de 93 centros dos Estados Unidos e da Europa, entre eles o Instituto Municipal de Investigação Médica (Imim) de Barcelona, na Espanha, aponta que, embora cada uma dessas variantes tenha um efeito leve sobre a pressão arterial, a combinação de todas elas pode ser bastante prejudicial.

O coordenador do grupo de pesquisa em epidemiologia e genética cardiovascular do Imim, Roberto Elosua, explica que a descoberta ajudará a entender os mecanismos que provocam a hipertensão.

— Em um futuro, a médio prazo, isso abrirá a possibilidade de identificar enzimas terapêuticas para remédios que contribuirão para controlar a hipertensão, e já veremos se pode ajudar a criar tratamentos personalizados — assinala o pesquisador espanhol.

Embora se tenha detectado alguns elementos do estilo de vida que aumentam o risco de hipertensão — consumo de álcool, vida sedentária e sobrepeso —, em 95% dos casos se desconheciam as causas. No entanto, havia indícios de fatores genéticos na maior aparição dessa patologia em algumas famílias.

Estima-se que a hipertensão cause cerca de 7 milhões de mortes por ano no mundo.

1 comentário para "Estudo descobre genes associados à hipertensão"


  1. FABRÍCIO CARVALHO

    BELÍSSIMO TEXTO SOBRE HIPERTENSÃO. SOU ESTUDANTE DE MEDICINA E VEJO COMO COMPETÊNCIA E SABEDORIA A LINGUAGEM ACESSÍVEL USADA PARA EXPLICAR ESSE MAL QUE ATINGE MILHÕES DE PESSOAS. É DE MUITO BOM GOSTO QUE AS PESSOAS TENHAM O MÍNIMO DE INFORMAÇÃO SOBRE O TEMA MENCIONADO PARA QUE POSSAM SE PREVENIR E/OU DOS DANOS CAUSADOS POR TAL DOENÇA….

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS