Ciência e os canhotos

0comentário

143256post_foto.jpg

estabeleceram relações entre canhotos e as mais variadas características e habilidades. Conheça alguns deles:

Memória

Canhotos e membros de uma família com grande incidência de canhotos tendem a se sair melhor lembrando eventos (detalhes de uma festa de aniversário ou de um jogo de futebol ocorridos há muito tempo, por exemplo), as chamadas memórias episódicas, do que fatos simples (memórias incidentais, coisas que você aprendeu ao acaso, como o nome do diretor de um filme assistido na semana anterior, a moeda do Japão, onde fica a Torre Eiffel), conhecidas como não-episódicas. O estudo da Universidade de Toledo, em Ohio (EUA), foi publicado na revista Neuropsychology.

Inibição

De acordo com pesquisa da Universidade de Abertay Dundee, na Grã-Bretanha, divulgada na revista New Scientist, canhotos estão mais propensos à ansiedade e à inibição. Quando prestes a fazer algo, tendem a hesitar — ao contrário dos destros, que se entregam à tarefa prontamente. Os resultados poderiam estar associados a diferenças nos hemisférios cerebrais. No caso dos canhotos, a metade direita do órgão é a dominante, e é este lado o responsável pelo controle dos aspectos negativos das emoções. Nos destros, o hemisfério esquerdo é o que comanda.

Câncer de mama

Mulheres canhotas estariam sob risco duas vezes maior de desenvolver câncer de mama em comparação com as destras, de acordo com um estudo da Universidade Medical Center Utrecht, na Holanda, publicado pelo British Medical Journal. Os pesquisadores avaliaram a doença em 12 mil pacientes de meia-idade, observando também medidas corporais e fatores de risco como classe econômica, tabagismo e histórico familiar. Cientistas que não participaram do estudo argumentaram que a amostragem analisada foi pequena, sendo necessário um levantamento maior para determinar as probabilidades de as mulheres com essa característica desenvolverem tumores.

Esportes

Se alguém chamá-lo para uma briga, diga que é canhoto — e o adversário pode repensar a proposta para o embate. Cientistas da Universidade de Montpellier, na França, em artigo divulgado na revista Proceedings of the Royal Society B, acreditam que canhotos são ótimos combatentes. Esses indivíduos, de acordo com a pesquisa, levariam vantagem em esportes como esgrima, tênis e beisebol. O passo seguinte foi especular que o melhor desempenho se manteria em contextos mais agressivos, como em uma guerra. Em uma fácil e rápida associação, poderia-se dizer que sociedades mais violentas, portanto, teriam um número maior de canhotos.

Cabelos

O hábito de reparar na cabeça dos outros em aeroportos e shopping centers inspirou Amar Klar, do Instituto Nacional do Câncer em Maryland (EUA), a dar contornos científicos ao passatempo despretensioso. De acordo com o pesquisador, é possível dizer se alguém é destro ou canhoto observando para que lado o cabelo cresce a partir do topo da cabeça. No caso dos destros, o sentido é horário, ou seja, para a direita, em 95% dos casos. Considerando-se os canhotos e os ambidestros (capazes de escrever com as duas mãos), não há um padrão definido, e os fios podem ir para qualquer direção. Klar ignorou os cabeludos e os carecas durante o levantamento.

Sem comentário para "Ciência e os canhotos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS