Você sabe o seu percentual de gordura?

1comentário

 

Para iniciar uma atividade esportiva, é necessária, primeiramente, uma avaliação física. Uma das etapas desse processo é a medição da massa corporal. O método mais conhecido é o cálculo do índice de massa corporal (IMC), que verifica se a pessoa está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura. Mas como a relação entre peso e altura é um resultado muito genérico, a indústria de fitness desenvolveu uma série de aparelhos capazes de medir com maior precisão a quantidade de gordura. Dos mais simples, como o adipômetro, aos mais sofisticados, que usam inclusive radiação para obter um resultado com alto grau de precisão.

Segundo os endocrinologistas, o cálculo do IMC não é confiável, pois desconsidera fatores importantes como volume dos tecidos, sexo e idade. Os tecidos musculares, por exemplo, são mais pesados que os adiposos. Além disso, não distingue o sexo, e a proporção de peso e de altura é diferente para homens e mulheres. Normalmente, o sexo masculino pesa mais que o feminino da mesma estatura. Algumas pessoas mais velhas têm a estrutura óssea mais leve, devido à perda de cálcio, o que também interfere no resultado.
O ideal é fazer uma medição que descreva todas essas informações, pois cada pessoa tem padrões biométricos diferentes.

Adipômetro

Também chamado compasso de dobras, o adipômetro é um equipamento manual que funciona sob pressão e mede as pregas cutâneas. Os exames são feitos em lugares onde a gordura costuma se localizar, como barriga, braços, costas e pernas. Com o resultado das medidas, são elaboradas equações matemáticas que estimam a quantidade de gordura do corpo. É um dos mais antigos e ainda o mais usado pelos profissionais. Entretanto, quando a técnica é usada em obesos, ocorrem falhas, pelo fato das pregas serem bastante espessas.

Bioimpedância

Em formatos diferentes, usa eletrodos, que medem a gordura do corpo por meio de correntes elétricas de baixa intensidade. Dessa forma, a passagem elétrica informa o valor de água e lipídios presente no organismo. Na bioimpedância profissional, os eletrodos são colocados nos braços e nos pés. Para um resultado perfeito, é essencial tomar alguns cuidados: antes do exame, não ingerir alimentos e líquidos, especialmente bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína, nem praticar exercícios físicos; retirar acessórios metálicos. Gestantes e portadores de marca-passo não podem fazer a avaliação. Segundo o especialista em medidas físicas Guilherme Pontes, o método é prático, mas não exato.

Se o indivíduo não respeitar as exigências, o resultado não será confiável.

Outros fatores que podem influenciar o teste são o estado de hidratação e o ciclo menstrual.

Aparelho de bioimpedância doméstica

O aparelho tem quatro pontos elétricos, que ficam localizados nas mãos ou nos pés. Quando o indivíduo segura o objeto, é fechada uma corrente elétrica que realiza a medição. No entanto, não aconselha-se apenas esse método, pois a corrente não alcança todas as partes do corpo.

Dependendo do objeto usado, quando a pessoa segura ou pisa no acessório, é fechada uma corrente, que faz um caminho reduzido. Ou seja: mede com precisão somente os membros nos quais o aparelho está mais próximo.

Dexa ou radioabsorciometria

É o exame mais sofisticado. Mede a composição corporal por radiação de dupla energia. A quantidade de massa gorda ou magra é medida pelo densitômetro, que traduz para percentuais as imagens obtidas por raios X especiais que alcança todo o corpo. Mais frequente em consultórios e spas.

Pesagem hidrostática

É considerado padrão ouro, pois prediz a quantidade quase absoluta da gordura.

O indivíduo senta em uma balança no formato de cadeira, dentro de um tanque de água. Define o volume corporal pelo cálculo da diferença entre a massa corpórea aferida e a medição do corpo submerso.

1 comentário para "Você sabe o seu percentual de gordura?"


  1. Janet tereza

    Dr. Xavier vc é um médico muito competente e que esta sempre buscando conhecimento.Meus parabéns.Um abraço Janet

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS