Entenda a esteatose hepática

0comentário

Grande parte das pessoas com maus hábitos alimentares e que são obesas sofrem de um problema silencioso que pode trazer graves complicações para a saúde, a esteatose hepática. Trata-se de uma alteração metabólica que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior das células hepáticas (as células do fígado).

Esteatose, por si só, não é uma doença, mas um sinal de que algo não vai bem no organismo. Ela frequentemente representa uma síndrome metabólica. É acompanhada por colesterol e triglicérides elevados, além de diabetes ou pré-diabetes.

Normalmente, acomete adultos, com maior incidência na faixa entre os 40 e os 50 anos, mas isso não quer dizer que crianças não possam ter o problema.  Há muitas crianças diabéticas que podem ter esteatose.

Descoberta por meio de ultrassom, a alteração costuma ser detectada por acaso, devido à falta de sintomas. Pode ser percebida até durante um ultrassom ginecológico, por exemplo. E, quando é diagnosticada, precisa ser tratada para que não evolua para doenças graves, como a cirrose.

Causas e tratamento

Diabetes, alcoolismo, desnutrição e obesidade podem ser causadores da esteatose hepática. E não é apenas a ingestão de gordura que provoca a alteração, mas também carboidratos e açúcares, que são transformados em gordura para serem acumulados no organismo em forma de energia. Daí a importância da alimentação equilibrada.

O peso, porém, não é fator primordial, já que magros podem ter a doença, e obesos podem desenvolver esteatose em graus muito pequenos.

Os especialistas afirmam que o melhor tratamento é sempre a adequação da dieta do paciente, aliada a exercícios físicos. E, em alguns casos, há medicamentos que podem ajudar.

Verdades e mentiras sobre a esteatose hepática

O excesso de peso pode causar o acúmulo de gordura no fígado.

Verdade. Quando há um excesso de gordura armazenada no organismo, isso pode contribuir para o acúmulo também nas células do fígado.

O problema pode ter causas hereditárias.

Verdade. Na realidade, alguns dos fatores associados ao aparecimento dessa alteração do metabolismo, como diabetes e colesterol alto, é que podem ser hereditários.

A esteatose hepática é um problema que só acomete adultos.

Mentira. Embora seja mais difícil de acontecer, crianças também podem ter esteatose hepática. Segundo médicos, isso ocorre especialmente em crianças diabéticas.

Trata-se de uma alteração metabólica irreversível.

Mentira. Quando as causas são tratadas e controladas, o problema pode regredir completamente. Mas os cuidados adotados devem ser mantidos para que a esteatose não volte a ocorrer.

Sem comentário para "Entenda a esteatose hepática"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS