Evitar sobrepeso é uma das armas para afastar diabetes

0comentário

mullher-peso-diabetesNo dia 14 de novembro, próximo sábado, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Mas pouco temos para comemorar. Pesquisas revelam que existem 21 milhões de diabéticos no Brasil e o número tende a aumentar. De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, é de suma importância estar atenta aos fatores que desencadeiam a doença para reduzir essa estatística.

Existem dois tipo de diabetes: o tipo 1, mais comum na idade infantil e na adolescência. Nesse cenário, um processo de auto-imunização destrói as células de insulina do corpo. Na diabetes tipo 2, o organismo produz insulina, que mesmo em quantidade excessiva, não funciona direito. Assim, as células não conseguem metabolizar de forma suficiente a glicose da corrente sanguínea.

A incidência desse segundo tipo de diabetes aumenta à medida que as pessoas ganham peso, principalmente se já têm outros membros da família, como pai, mãe, avós, com a doença. “Mudanças nos hábitos alimentares e a prática de atividades físicas são essenciais”, afirma Márcio Mancini, presidente da Abeso.

Afinal, em cerca de 75% dos casos de diabetes tipo 2 no Brasil, o paciente detêm um certo grau de obesidade. A boa notícia, segundo o profissional, é que quando o combate a gordura abdominal começa cedo, o quadro de diabetes pode ser revertido. “Combater a obesidade é também uma forma de prevenir o diabetes”, diz Márcio

Sem comentário para "Evitar sobrepeso é uma das armas para afastar diabetes"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS