Varizes

0comentário

Celulite, estrias e as terríveis varizes são mesmo um problema. Qualquer um pode ter “vasinhos”, mas você já percebeu que os homens dificilmente sofrem com esse mal? Pois é, isso tem uma causa fisiológica: acontece que eles têm mais colágeno que nós. Portanto, podemos dizer que a pele dos moços é “menos transparente”, então as varizes só aparecem neles quando a situação é bem grave, quando as veias estão muito dilatadas e tortuosas.

“Outra razão para o surgimento de varizes é a dificuldade de retorno venoso na região das pernas”, afirma a dermatologista Ligia Kogos. Ela explica que pessoas que ficam muito tempo sentadas – quem trabalha na frente do computador, por exemplo – tem mais chances de desenvolver esse mal, pois a posição e a falta de movimentação não facilita o retorno do sangue que vai até os pés, dificultando a circulação dele e causando até dores nas pernas.

No grupo de risco para adquirir as temidas varizes também está quem é obeso, mulheres que tiveram o tamanho do útero aumentado, com miomas e até as grávidas. Mas calma. É necessário que haja um aumento razoável de peso e, por consequência, da sobrecarga nas veias das pernas, para que alguém nessas condições tenha suas veias dilatadas demais.

Além disso, um verdadeiro vilão quando o assunto são varizes é o cigarro. “O tabagismo favorece a aparição delas, porque diminui o colágeno da pele a longo prazo. Ele contrai os vasos, deixando a pele ficar mais pálida e mais transparente”, alerta a especialista. Para se ter uma ideia, uma mulher de 30 anos que tenha fumado uns 10 cigarros por dia desde que tinha 20 anos provavelmente terá o teor de colágeno semelhante ao de uma pessoa mais velha, com 42, até 45 anos. Claro que podem haver variações, porque causas genéticas e outras também interferem nos níveis de colágeno da pele. As negras e orientais têm nível maior que as mais branquinhas.

E se você ingere menos proteínas do que seu organismo precisa, cuidado. Como esses nutrientes fazem a manutenção das células, sua pele pode ficar mais flácida. Por isso, é bom ter uma dieta balanceada e que supra todas as necessidades do nosso corpo. Apesar dos vários fatores que contribuem para a má circulação nos membros inferiores, não é tão difícil amenizar as varizes já existentes. “O segredo é ‘atacar’ em duas frentes: facilitar o retorno venoso e aumentar o colágeno da pele”, diz Ligia.

Para isso, um dos melhores remédios é fazer caminhada. Com a movimentação, o retorno do sangue pelas veias fica muito mais fácil. Para prevenir, andar também funciona. No caso das mulheres que já passaram da menopausa, há tratamentos específicos. “Após a menopausa a perda de colágeno é muito grande, mas com reposição hormonal isso é bem menos frequente. Uma das vantagens desse tratamento é manter o teor de colágeno da pele. A aparência melhora depois de dois, três meses de reposição. Uma alternativa para quem não pode fazer a reposição é usar cremes a base de hormônios ou outras substâncias que estimulem a produção de colágeno, como hidratantes e ácidos”, fala a dermatologista.

Hidratar a pele com as veias dilatadas e massageá-la vale a pena, em especial para casos mais graves de varizes, em que a mulher sente dores. Outra dica ótima é, sempre que possível, colocar as pernas para cima, para que fiquem pelo menos perpendiculares ao corpo.

Agora, se você quiser disfarçar as marcas, pode abusar do autobronzeador e até do bronzeamento em si – porém, sempre com um protetor solar para não prejudicar sua saúde. Já existem no mercado maquiagens especiais para as pernas, que disfarçam bem as imperfeições. Caso não tenha, use bases comuns (para o rosto) de tons bronzeados, de preferência aquelas de longa duração para não sujar os lugares em que você sentar. Antes de passar um pouquinho de base, lembre-se de aplicar um hidratante, que inclusive ajuda na hora de espalhar.

 Então, siga as dicas e melhore o aspecto das suas pernas. Assim, elas não precisam ficar escondidas nos dias mais quentes e, de quebra, você ainda ganha em saúde.

Sem comentário para "Varizes"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS