Sete passos para um coração saudável: publicação da American Heart Association

1comentário


Esta publicação da American Heart Association diz que a saúde cardiovascular ideal é definida em um adulto por cada uma das medidas abaixo:

1. Nunca ter fumado ou ter deixado de fumar há mais de um ano.

2. Índice de Massa Corporal1 (IMC) abaixo de 25 kg/m² (o IMC é calculado dividindo o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros). Calcule seu IMC.

3. Ser fisicamente ativo. As novas recomendações são para a prática de 150 minutos por semana de atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa para uma saúde ideal.

4. Pressão arterial abaixo de 120 x 80 mmHg.

5. Glicemia de jejum2 abaixo de 100mg/dl.

6. Colesterol3 total abaixo de 200mg/dl.

7. Dieta saudável. Quatro ou cinco componentes chave da dieta. Para uma dieta de 2000 calorias4 ao dia, por exemplo, incluir:

Pelo menos 4 copos e meio de frutas e vegetais por dia.
Pelo menos duas porções de 100 gramas de peixe por semana, preferencialmente peixes como salmão, arenque, cavala, sardinha e truta.
Pelo menos uma porção de 30 gramas de grãos integrais ricos em fibras por dia.
Limitar a ingestão de sódio (sal) a 1500mg por dia.
Não beber mais do que um litro por semana de bebidas com adição de açúcar5.
A American Heart Association espera que estes sete fatores possam melhorar a saúde cardiovascular dos americanos em 20% até o ano de 2020 e também reduzir as mortes por doenças cardiovasculares6 e acidentes vasculares cerebrais em 20%.

Fonte: Circulation – American Heart Association

1 comentário para "Sete passos para um coração saudável: publicação da American Heart Association"


  1. ROSE DE CARVALHO

    Olá Dr.Xavier

    “Meu desejo é que um dia todas as pessoas conheçam a importância e os benefícios da prática da atividade física, qualquer que seja ela…mexer o corpo, suar, sentir o prazer de fazer tudo de que o ser humano é capaz.Que nas escolas essa prática seja legitimada como um hábito na vida das crianças. Que alunos professores e todo comunidade escolar percebam a importância de se utilizarem dessa prática pedagógica como ferramenta de transformação , na vida de cada um e no meio em que vivem,pois escola é lugar de transformação de saber em atitude . Eu anseio que no futuro a atividade física NÃO seja receitada como remédio para doentes cheios de complicações decorrentes do sedentarismo mas sim, adotada e propagada como parte da cultura de um povo,como forma de lazer, como hábito prazeroso, como parte do dia-a-dia. Espero que a atividade física cresça como assunto não só de especialistas das áreas da saúde, mas como preferência de crianças nas horas vagas, de idosos em dia de festa, de profissionais em happy-hour. Meu desejo é que a atividade física caia no gosto de todos os grupos sociais e NÃO PRECISE MAIS DE FERVOROSOS ARGUMENTOS A SEU FAVOR que ela esteja incutida na vida das pessoas como hábitos saudaveis na prevenção das doenças crônicos degenerativas que estão em curva ascendentes nesse milenio. Acredito :Que essa seja uma das nobres missões dos Profissionais de educação Física… tornar a Atividade Física algo preventivo e parte integrante da Cultura de uma Nação…
    Façamos diária e incessantemente nosso papel… e quem sabe nas Próximas gerações isso se torne uma realidade”.MEXA-SE!!!!!!!!! ROSE DE CARVALHO- Professora de Educação Fisica..SEDUCSUC.MA. Mestre em Ciência Política da Educação(Lisboa- Potugal)

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS