Prejuízo do excesso de suplementos

0comentário

Presentes na dieta de muitos adeptos da musculação, os suplementos alimentares, quando usados em excesso, podem causar problemas sérios nos rins. O perigo aumenta ainda mais no verão, quando a busca pelo corpo perfeito se acelera, fazendo com que aumente também a procura por esteroides.

Suplementos   são  para complementar a alimentação. Quando usados em excesso, acabam sobre-carregando o rim, órgão responsável por filtrar as impurezas do sangue.

As proteínas e os aminoácidos necessários para melhorar o desempenho físico devem ser obtidos através da alimentação. O uso de suplementos leva a uma sobrecarga, que deve ser excretada pelo organismo, e um dos responsáveis por essa função é o rim.

Entre as substâncias utilizadas por quem malha e que podem causar algum prejuízo para os rins estão a cafeína, usada como estimulante; creatina, usada para “inchar” os músculos nos treinos; e os esteroi-des, que têm como objetivo também a explosão muscular e, às vezes, também a definição.

Morte muscular

Os esteroides são os piores vilões para os rins humanos. O uso deles pode causar insuficiência renal decorrente de rabdomiolíse — caso grave de morte muscular.

A presença massiva destes nutrientes no sangue causa sobrecarga do rim. A longo prazo, isso gera envelhecimento do órgão. O envelhecimento dos rins é considerado extremamente grave até porque ele é um dos órgãos internos que têm baixa capacidade de se regenerar.

No entanto, os suplementos não estão proibidos. O importante é que sejam prescritos por nutricionista e que sejam ingeridos na quantidade recomendada.

 
 

Sem comentário para "Prejuízo do excesso de suplementos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS