Alimentos valiosos

0comentário

Ácido elágico,  graxo-linolênico, lignina, saponinas e fitatos. Pode parecer que estamos falando  uma nova língua, mas não: essas palavras fazem – ou deveriam fazer – parte dos  alimentos que compõem as nossas refeições. Estes são apenas alguns dos  componentes presentes nos alimentos funcionais, aqueles que, além das funções  nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta normal, produzem  efeitos benéficos à saúde. Mas como essas propriedades interessantes, podem  significar realmente uma mudança radical na qualidade de vida das pessoas?

A nutricionista Cátia Cristina  Guerbali, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, criou uma espécie de manual para quem  deseja embarcar nessa ideia, listando 16 alimentos essenciais para a dieta e que  são capazes de prevenir problemas de saúde. Basta incorporá-los ao cardápio  diário.

Para quem ainda não se convenceu do  poder desse tipo de alimentação, Cátia avisa: “Os alimentos funcionais possuem  componentes ativos, capazes de reduzir o risco de certas doenças como as  cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças  intestinais”.

Além disso,  oferecem melhora importante na função imunológica do corpo e tem propriedades  antioxidantes. “A dieta rica em alimentos de origem vegetal, hortaliças, frutas,  chás, trigo e peixes pode oferecer melhora na imunidade celular contra  diferentes microorganismos e células doentes. Já os produtos ricos em vitamina  C, zinco, vitamina E e betacaroteno protegem organismo contra a oxi­dação  provocada pelos radicais livres”, acrescenta.

Os  eleitos

Segundo a  nutricionista, é possível listar os principais produtos que podem manter a dieta  funcional. São apenas 16 itens que podem ser facilmente inseridos nas  refeições.

Alimentos  arroxeados: As propriedades  funcionais dos alimentos arroxeados e azulados, que contém ácido elágico,  promovem o retardo do envelhecimento e neutralizam as substâncias cancerígenas,  prevenindo diversos tipos de câncer.

– Berinjela:  Antioxidante, anti-inflamatória, rica em proteínas, cálcio, fósforo, ferro,  potássio e vitaminas A, C e do complexo B. É uma aliada ao  bom funcionamento das funções vitais, e na pre­venção do câncer e estimulação do  sistema imunológico. Suas fibras reduzem a ação de gorduras sobre o fígado e são  ideais para o bom funcionamento intestinal.

Alimentos  amarelos: Man­tém o  sistema nervoso saudável, ajudam na prevenção do câncer de mama, tem ação  antioxidante e retardam o envelhecimento. São ricos em vitamina B-3, ácido  clorogênico e também possuem beta­-caroteno.

– Cenoura:  Por seu alto teor de fibras, auxilia na redução do colesterol, protege contra o  câncer, possui grande quantidade de vitamina A, nutriente essen­cial para a  saúde dos cabelos, pele, olhos e ossos.

– Espinafre:  Suas folhas possuem nutrientes antioxidantes bioflavonoides que ajudam a  bloquear as substâncias causadoras de câncer, rico em carotenoides como  betacaroteno e luteína. Boa fonte de vitamina A, C e  potássio.

Alimentos verdes:  As propriedades funcionais dos alimentos de cor verde promovem a desintoxicação  celular, inibição de radicais livres, tem efeito anti­cancerígeno, protegem o  coração, cabelo e a pele, melhoram o siste­ma imunológico, além de serem  importantes para os ossos e contração muscular. Contêm cálcio, clorofila,  vitamina C e vitamina A.

– Semente de  linhaça: Além de seus  nutrientes básicos como carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, possui  elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças. Seu uso contínuo pode  proporcionar aumento da defesa do organismo e redução do ritmo de envelhecimento  celular. Também apresenta funções antioxidantes e antican­cerígenas, e, por ser  rica em ácido graxo-linolênico e lignina, possui ação semelhante aos  isoflavonóides e estrógeno, que a torna importante comple­mento para mulheres na  menopausa.

– Salmão:  Peixe rico em ácidos graxos e Omega-3 que evitam a formação das placas que  obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicerídeos. Para  aproveitar os benefícios do Omega-3, recomenda-se o consumo diário de 180g em  diversos preparos: assado, grelhado e também em forma de  sashimi.

– Gergelim preto:  Excelente fonte de proteínas, por ser rico em gorduras monoinsaturadas e elevada  concentração de fi­bras. Umedece e lubrifica os intestinos em função da presença  de ácido linol, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo  alimentar e ativando a circulação sanguínea na parede intes­tinal. Apresenta  grande quantidade de cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo  B.

– Manga:  Possui alto teor de fibras, ferro e potássio, apresenta baixo teor de calorias.  Excelente fonte de betacaroteno, vitamina C, vitamina E, niacina e  pectina.

– Pimenta  dedo de moça: Entre as propriedades da pimenta estão as vitaminas A e C,  minerais, ferro, com ação antioxidantes e imunológicas, defendem o organismo  contra o envelhecimento

– Manjericão:  Rica em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C, E, B3, B6 e zinco.  Devido a presença do magnésio, melhora a saúde do sistema cardiovascu­lar.  Apresenta função anti-inflamatória, estimulante digestivo, calmante, previne  infecções no intestino e também flavonoides, que protegem as estruturas  celulares contra os efeitos dos radicais livres.

– Tomate:  Fonte de Potássio e das vitaminas A e C, possui licopeno, um carotenoide que  reduz os efeitos dos radicais livres, estimulando o sistema imunológico. Age na  oxidação do colesterol e também auxilia na prevenção do câncer de próstata,  estimula a secreção gástrica e depurativa do sangue, auxilia no tratamento da  pele, gota, reumatismo e prisão de ventre. Quando processa­do apresenta maior  concentração de licopeno.

– Soja:  Auxilia no combate aos radicais livres por conter antioxidantes, possui ácidos  graxos poli-insaturados, compostos fitoquímicos como isofla­vona, saponinas e  fitatos. Excelente fonte de minerais como cobre, ferro, fósforo, potássio,  magnésio, manganês, enxofre, cloro e vita­minas A,C, E, e do complexo B. Possui  fibras que são de extrema importância para o funcionamento adequado do intestino  e têm a capacidade de captar partículas maiores de gordura, levando-as a passar  direto pelo in­testino, sem serem absorvidas. Pode ser consumida em várias  formas como grãos, fari­nhas, extrato (leite de soja), óleo, tofu, missô, shoyo,  lecitina de soja e proteína texturizada de soja. Indica-se o consumo diário de  60g em forma de grão ou 200 ml em forma de extrato.

– Alcachofra:  Oferece diversos benefícios à saúde, com excelentes propriedades nutritivas e  medicinais. Possui elevado teor de fibras, vi­taminas do complexo B, vitamina C,  potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro. Apresenta como  princípios ativos a cinarina e o ácido caféico, que estimulam a formação da bili  hepática, responsável pela redução do colesterol e dos triglicerídeos, promove  saciedade, melhora no trânsito intestinal e  diurese.

-Chia:  Concentra altos teores de fibras solúveis, que além de colaborar para saúde  cardiovascular, promove sensação de saciedade e portanto auxilia na manutenção  do peso saudável. Possui grande concentração de ômega 3, vitaminas do complexo  B, cálcio, magnésio, potássio, fonte de proteína de alto valor biológico.  Pode-se consumir o alimento in natura ou nas formas de farinha e óleo, em  receitas de bolos, pães e tortas. Previne o envelhecimento precoce, aumento na  imunidade, redução do colesterol e da glicemia.

Alimentos  vermelhos: São ricos em  cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C. As frutas vermelhas contém licopeno  e flavonoides, que funcionam como antioxidante e promovem benefícios como a  redução do risco de doenças car­diovasculares, redução do colesterol e  fortalecimento do sistema imunológico.

– Amora:  Auxilia no combate às doenças cardíacas e osteoporose, au­menta a taxa de  colesterol bom do sangue, regulando os níveis de antioxidantes do organismo.  Ajuda a amenizar os sinto­mas da tensão pré-menstrual e melhora a função da  memó­ria. Tem propriedades diurética e laxativa e é rica em vitaminas A, B e C,  minerais como fósforo, potássio e cálcio.

– Framboesa:  Auxilia na prevenção de doenças cardíacas e câncer, contribui para controlar os  níveis de colesterol e prisão de ventre. Rica em fibras, contém antocianinas,  ácido fólico, ferro e potássio.

– Morango:  Atua na prevenção de problemas de pele, aparelho diges­tório, sistema nervoso e  reumatismo. Protege os ossos, má formação dos dentes, auxilia na resistência aos  tecidos age contra infecções, além de ajudar a cicatrização. Possui vitamina B5,  ferro e grande quantidade de vi­tamina C.

 

Sem comentário para "Alimentos valiosos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS