Mitos e verdades sobre cãibras

2comentários

16206520

As cãibras surgem nos momentos mais inesperados. De repente, começa uma dor intensa nos membros inferiores que causa contrações involuntárias de um ou mais músculos. Há quem acredita que as cãibras atingem somente os atletas, pelo contrário, qualquer pessoa que esteja com as funções metabólicas comprometidas, falta de cálcio e desidratação pode sofrer uma contração.

As causas da cãibra são multifatoriais.  Ela pode ser provocada pelo uso exagerado da musculatura durante os exercícios físicos, má circulação e mudanças de temperatura. No calor, a pessoa tende a transpirar mais e desidratar facilmente, facilitando para a perda de sais minerais. E no frio, ocorre uma compressão das raízes nervosasa.

A cãibra pode ocorrer em qualquer músculo do corpo, principalmente na parte inferior, como coxa e panturrilha.  O problema é muito comum em gestantes, atletas, diabéticos e também em pacientes com insuficiência renal.

Fim dos mitos

Se você já sentiu alguma vez na vida uma cãibra, com certeza já deve ter ouvido alguém falar, come banana que passa. Esse é apena uma das teorias que rodeiam o problema. Para esclarecer sobre o que é mito e verdade vamos discutir  algumas questões:

1) Beber bastante água ajuda prevenir as cãibras?

Mito. Não adianta beber só água, o seu consumo excessivo pode baixar o nível de sódio no sangue, sendo uma das causas das cãibras.

2) As cãibras noturnas estão associadas a posição na hora de dormir?

Mito. A maioria das cãibras noturnas não está relacionada à posição. A explicação para as contrações involuntárias noturnas pode ser efeito colateral de algum remédio, exercícios em excesso durante o dia ou deficiência de vitaminas na alimentação.

3) Medicamentos podem estimular as cãibras?

Verdade. Alguns remédios auxiliam na perda de minerais e água em excesso, como por exemplo, o diurético.

4) As cãibras só atinge as pernas?

Mito. Dependendo da causa e da intensidade, ela pode surgir no músculo no meio das costas ou ocorrer no arco do pé.

5) Alongar e massagear a área durante uma crise é recomendado?

Verdade. Massagear o local afetado não só alivia a dor como também estimula a circulação sanguínea.

6) A banana não previne o problema?

Verdade. De fato, ela sozinha não irá evitar as cãibras. A banana é uma ótima fonte de potássio, porém, a cãibra não está associada à falta do mesmo. A laranja, por exemplo, pode ser mais eficaz do que a banana por conter sódio.

7) Não há como evitar as cãibras?

Mito. Algumas medidas podem ajudar a prevenir, como manter uma alimentação balanceada e um treinamento adequado durante os exercícios físicos, fazer alongamentos e repor os níveis de sódio durante os intervalos da atividade física com uma bebida isotônica.

2 comentários para "Mitos e verdades sobre cãibras"


  1. maria dos remedios costa

    gostaria de saber se cãibra faz aparecer varizes

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS