Azeite. Um aliado da saúde

1comentário

Vaso-de-azeite

As gorduras provenientes dos alimentos devem representar 30% do total de calorias ingeridas diariamente. Porém, para uma alimentação saudável, é essencial substituir o consumo de gorduras saturadas por gorduras monoinsaturadas, como aquelas encontradas no azeite. A Organização Mundial da Saúde constatou que esse tipo de óleo é um aliado da saúde, afinal ele reduz o colesterol ruim(LDL) e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, pois contém alto teor de ácidos graxos monoinsaturados. Também pode reduzir a resistência à insulina( quando nosso corpo não consegue usar a própria insulina de forma eficaz;nos casos de pré-diabetes) e tem efeito anti-inflamatório. Além disso, o azeite é fonte de vitamina E, que tem propriedades antioxidantes e combate os radicais livres, retardando envelhecimento celular. O consumo de quantidades modearadas e durante toda a vida é uma escolha saudável e traz benefícios, como diminuição do risco de câncer de mama.
Mas atenção: isso não significa que você pode usar rios de azeite em seu prato. Por ser uma fonte de gordura, ele é bem calórico(9 Kcal por 1 ml). O ideal é consumi-lo cru ou em preparações cozidas rapidamente, evitando seu uso em frituras, por exemplo. O consumo em excesso, além de provocar alterações gastrointestinais, como diarréia e vômitos, prejudica a perda de peso. Para aproveitar todos os benefícios do azeite, deve-se usar, no máximo, duas colheres de sopa por dia(90 calorias). Quando menor acidez do azeite, maior seu valor nuticional.

1 comentário para "Azeite. Um aliado da saúde"


  1. Ribamar Pinheiro

    Aproveitando o encejo, peço a vcs então especialistas e ricos em conhecimentos sobre o uso do azeite, q me apontem uma marca de confiabilidade pra que se possa usar com inteira confiança. Aguardo resposta com anciedade.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS