Coração em perigo: AVC e infarto são as maiores causas de morte feminina

0comentário

92291713
Muitos posts repetem as mesmas ideias sobre a mulher, vamos olhar para o lado preventivo necessário para sua saúde. Os últimos levantamentos do IBGE sobre as doenças e suas causas na mulher, já mostram algumas diferenças em relação há 20 anos (tempo médio de uma geração humana). Agora, temos como principal causa de morte na mulher o AVC (acidente vascular cerebral ou derrame cerebral), em segundo lugar o infarto do miocárdio e em terceiro o câncer ginecológico (de mama).

A proporção das doenças cardiovasculares entre os gêneros que era oito homens para duas mulheres já quase se igualou nos últimos 10 anos. Como exemplo incrível, apesar de mais mulheres visíveis nas academias, pelos dados do IBGE, mais homens do que mulheres fazem atividades físicas regulares em nosso país.

Evidente que não queremos desprezar o que mais assusta a mulher, justamente o câncer. Mas devemos alertar sobre a falta de valorização das causas que provocam as doenças cardiovasculares e podem levar a sequelas incapacitantes após um AVC tanto quanto após um infarto do miocárdio. Pela anatomia feminina, o coração e vasos sanguíneos são biologicamente menores que os do homem, e por isso as cirurgias de ponte de safena como também a angioplastia com “stents”, são mais dificultosas na sua feitura.

Pelas características psicológicas e comportamentais, a mulher moderna na maioria das vezes, assume um papel muito forte na família, e quanto mais avança na idade mais passa a cuidar de todos, incluindo o marido/companheiro, filhos e até os avós e dos dois lados! Aí que mora o perigo para ela, o dos tantos afazeres familiares, somados aos profissionais de grande parte delas, misturados aos administrativos da sua própria casa e ainda das que cuidam dos negócios do seu companheiro. Então fechamos o (curto) circuito na saúde.

A proporção das doenças cardiovasculares entre os gêneros que era oito homens para duas mulheres já quase se igualou nos últimos 10 anos. Quanto a procurar médico, a mulher é muito mais regular em comparecer no ginecologista periodicamente (ele é o seu verdadeiro clinico geral) do que o homem passar no clínico ou cardiologista, mesmo se estiver sentindo algum sintoma ainda que leve no peito. Quem incentiva (ou obriga) o homem procurar o urologista é a sua mulher! Parece esquisito, não? Sim, ela é quem acorda ao notar que ele à noite se levanta várias vezes para urinar, ela que escuta o ronco alto, (apneia do sono?) considerado importante sintoma de problemas médicos.

A hipertensão arterial é um perigo silencioso para a mulher, pois como na maioria das vezes não provoca sintomas, ela simplesmente não toma a medicação regularmente. O colesterol elevado independe do peso e ser magra não atesta que essa perigosa gordura sanguínea está em níveis normais. Na verdade ela desconhece seu valor, pois imagina que nunca vai estar alto, afinal não come gorduras e assim fica vulnerável à elevação do colesterol principalmente o ruim (LDL)

Mulher tem o coração menor e mais gordura corporal do que o homem. Diferença da genética entre homens e mulheres influencia nas atividades Prolapso mitral é mais comum em mulheres e altera o ritmo cardíaco Outro importante alerta é para a diabete na mulher! Doença difícil de tratar? Sim, porque ela que cuida da alimentação da família, costuma experimentar tudo antes, mas só um pouquinho, e tem dó dos parentes que não podem ficar sem uma sobremesa doce, etc. .

Faça avaliações especializadas anuais, mude seus hábitos de vida para alimentação saudável e importante mantenha atividade física regular, em nível moderado. Evite firmemente os anabolizantes, GH (hormônio de crescimento) e pomada de testosterona, pelo já cientificamente e conhecido risco de complicações cardiovasculares, que mais dia menos dia acontecerão para seus usuários. Na dúvida, fale com seu ginecologista.

Nabil Ghorayeb

Sem comentário para "Coração em perigo: AVC e infarto são as maiores causas de morte feminina"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS