A importância do exame médico para treinar

0comentário

Avaliação-física-3

Antes de calçar seu par de tênis e sair correndo por aí, saiba que o primeiro passo a ser dado é agendar um exame médico. Por meio da consulta, são avaliados o seu condicionamento físico, o histórico de doenças na família e a possibilidade de você vir a ter algum problema de saúde. As consequências de pular esta etapa podem ser tanto nenhuma quanto até uma lesão ou agravamento de alguma condição clínica ainda não detectada.

Seja qual for o perfil do atleta iniciante, a avaliação clínica pré-participação (ACPP) é essencial antes de iniciar qualquer atividade física. Por meio do exame médico podem ser avaliados sintomas ou outras condições clínicas para as quais seja necessário fazer alguma recomendação especial para a prática de exercícios.

É uma excelente oportunidade que a pessoa tem de estar com um especialista no assunto, fazer uma checagem geral da sua saúde, tirar eventuais dúvidas e saber que estará praticando esporte aliando desempenho e segurança.

Durante a consulta, o médico faz um exame clínico e solicita um eletrocardiograma de repouso. Outros exames, como o Ecodopplercardiograma e o Teste de Exercício, podem ser solicitados se houver algum sintoma ou alteração no exame clínico que sejam sugestivos de doenças cardiovasculares.

Aqueles que tiverem interesse em aproveitar a situação para fazer uma checagem geral na saúde deve fazer também exames de rotina, como exames laboratoriais ou radiografia do tórax. Assim como o remédio, a atividade física também deve ser prescrita em uma determinada dose, de acordo com cadas limitações e objetivos de cada indivíduo. Desta forma, se otimizam os benefícios e se minimizam os riscos.

Sem comentário para "A importância do exame médico para treinar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS