Por que mulheres morrem mais do que os homens após ataques cardíacos?

0comentário

Esse é um tema que abordo há pelo menos 10 anos em todos os Congressos no Brasil quando somos convidados.
As conclusões de um estudo sueco, publicado essa semana e de grande repercussão na mídia.
Eles analisaram 180.368 pacientes e descobriram que as mulheres tinha três vezes mais chances de morrer de um ataque cardíaco no ano seguintes após sofrer um infarto.
Aqui no Brasil já sabíamos que quase a metade delas tem menos chances de se submeterem a cirurgia de ponte de safena e até mesmo de implante de stents.
A superfície corporal das mulheres é menor e isso propicia a maior risco de sangramento quando se usa medicamentos que ajudam a dissolver ou prevenir coágulos sanguíneos. O uso de estatinas que diminui o colesterol e reduz a formação de placas nas artérias não é usada por pelo 25% das mulheres quando comparada aos homens.
A maior agravante é no diagnóstico. Nem a mulher sabe reconhecer os sintomas do ataque cardíaco e também os médicos do setor emergência. O sintoma clássico de dor no peito só acontece em 30% delas. Fadiga, náuseas e tontura são sintomas que aparece na maioria das vezes e não são dadas a devida importância. A mulher demora mais a procurar o serviço de emergência.
Muitas das vezes o infarto é a primeira manifestação da doença.
A mulher que infarta tem mais co- morbidades:diabetes e hipertensão.

Por muitos anos as mulheres direcionou as suas avaliações médicas para ginecologia e atenção ao risco de câncer de mama.
A mortalidade cardiovascular na mulher é pelo menos 5 vezes maior do que a morte por Câncer de Mama.
Até alguns anos mulher nem participava ou era arrolada nas investigações científicas. Mesmo hoje a relação é 70% para os homens e 30% para mulheres.

Sempre finalizo minhas aulas com essas mensagens.

A Doença Coronária na mulher:
“Sub-diagnosticada”
“Sub-tratada”
“Sub-pesquisada”

Essa repercussão veio em boa hora.
Nós precisamos urgentemente nos conscientizar desse problema, pode ser facilmente corrigido. Ao assegurar que mais mulheres recebam diagnóstico e tratamento adequados, estaremos ajudando a evitar que famílias passem pela dor de perder entes queridos por problemas cardíacos

Sem comentário para "Por que mulheres morrem mais do que os homens após ataques cardíacos?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS