Sócio Torcedor

0comentário

A campanha Sócio Torcedor lançada por grandes clubes do futebol brasileiro sempre foi sucesso absoluto. Em diversos estados, a participação das torcidas é sempre crescente. Aqui, infelizmente os resultados têm sido completamente diferentes. Mas porque será que essas campanhas dão certo, neste país do futebol afora, mas não funciona aqui no Maranhão?

Não tenho dúvida que, se o torcedor realmente quiser pode ajudar decisivamente na saúde financeira das nossas equipes e ajudá-las a sair da falência. O torcedor é capaz de abrir mão do “leite das crianças”, mas jamais deixam de pagar o ingresso para ver o seu “timão” em campo. Alguém duvida disso?

Moto e Sampaio, por exemplo já lançaram o Sócio Torcedor por diversas vezes, mas o negócio não sai mesmo do papel. O que será que acontece?

Três fatores, na minha opinião são determinantes: falta de transparência, falta de continuidade e finalmente resultados. Existem outros, mas estes são verdadeiramente os mais importantes.

As campanhas são lançadas; o torcedor é convocado, mas poucos contruibuem inicialmente. Mesmo assim é preciso insitir e acreditar no projeto. Mostrar quanto é arrecadado a cada mês e o destino que é dado ao dinheiro do torcedor é fundamental. Sem isso, nem mesmo aqueles poucos que começam a colaborar continuam ajudando o clube do coração.

Ao ser lançado este ano, o projeto Sócio Torcedor do Sampaio só conquistou pouco mais de 300 torcedores, número que deixou a diretoria bastante frustada. No Moto, a diretoria de marketing apresentou o projeto à imprensa em um coquetel, num hotel da cidade, mas a idéia ficou lá mesmo.

É preciso ir ao encontro daqueles torcedores que estão sempre dispostos a contribuir e sensibilizá-los a participar através da sua contibuição da administração do clube.

Mas não depende só dele. O torcedor está sempre disposto a ajudar, mas se o clube não conquista bons resultados ou não aplica corretamente o dinheiro arrecadado, o torcedor não quer nem conversa.

A equação é simples. Se um clube consegue por exemplo cinco mil torcedores colaborando mensalmente com a quantia de R$ 20,00, este arrecadará R$ 100 mil por mês. Bom para a nossa realidade, um excelente teto para se começar a pensar numa grande equipe. Depois, através da venda de camisas, bonés, chaveiro, etc e dos ingressos dos jogos, os torcedores poderão engordar um pouco mais o cofre do clube.

Nada disso é feito pelos nossos clubes. Talvez, os estes motivos, até hoje,a campanha Sócio Torcedor nunca passou de um grande sonho. Está na hora de torná-lo realidade.

O presidente do Sampaio, Sérgio Frota disse que a única saída dos clubes é um projeto como o Sócio Torcedor. Por isso, está acertando com uma empresa que vai tratar de toda a logística e divulgação do projeto, mas faz questão de acompanhar todos os detalhes. Ele adiantou ao BLOG que nos próximos dias, o Tricolor apresentará novidades em relação ao Sócio Torcedor.

Sem comentário para "Sócio Torcedor"


  1. Gabriel Barreto

    Olá Zeca,

    O que nos que trabalhamos na area do marketing ficamos frustrados:

    1- Se voce pegar o “departamento de marketing” de qlqr clube do maranhao, vai ver um amigo do presidente ou alguem que tem grana para estar lá, e com isso reduzir gastos.
    2- Os clubes locais não tem ao menos uma equipe para fazer pesquisas, e quem entende de marketing sabe que isso é um dos primeiros passos para assim comecar a fazer uma campanha.
    3- Falta de prepara das diretorias, que falam tanto em suspender gastos e nao lembram que o marketing é uma das formas mais rápidas e práticas para ter lucros.

    Todo mundo sabe que enquanto houver a desculpa dos presidentes, “se voce torce para nosso time entao nos ajude, e venha trabalhar conosco de (graca)…” vai ser muito dificil se ter um futebol de alto nivel no nosso estado.
    Todos sabemos que em qlqr trabalho voce trabalhar para ser remunerado, apartir dai seu superior irá cobrar metas, lucros e muitas outras coisas, se continuar nessa de ajudinhas qndo o profissional for cobrado ele irá se retirar do trabalho justamente por isso…

    Nao vou citar nomes mas como lhe falei, NOS que trabalhamos na area do marketing e amamos o futebol, já apresentamos projetos para os principais clubes do estado, mas infelizmente sempre chegam a mesma resposta. Não temos dinheiro para investir nessa area.

    Grande Abraço!

  2. Nicanor Santos

    Na verdade todos estão certo , mas infelizmente o problema do futebol do Maranhão não é só estrutura e trasnparencia é de cidadania regional e cultural , as pessoas estão valorizando , elogiando e incentivando o filho do vizinho ou seja torcendo pra times de outras regiões que não a sua , aos domingos só se ver gente com camisas de times de outro estado , lembro-me quando em amistosos de sampaio x moto se colocava no estadio 10 mil pessoas e hoje no campeaonato não se consegue nem 3 mil , é preciso fazer algum urgente pois desse jeito só teremos segunda divisão aqui esse por sinal é onde meu time está ( Moto Club ) .

  3. Rodolfo Cristiano Perralta

    É impressionante como a imprensa esportiva do Maranhão é também responsavel pelo caos absoluto em que se encontra o nosso futebol.
    Ao comentar sobre o porque do “projeto Sócio Torcedor” não dá certo aqui, o nobre jornalista se esquece das principais causas, quais sejam, O que os clubes tem a oferecer ao torcedor, além da mediocridade das suas gestões administrativas e fundamentalmente da falência dos times de futebol. O Sampaio caiu da série C pra D, o Moto saiu da D, além de ser da 2ª divisão do estadual. Se a primeira é uma porcaria imaginem a segunda. É isso e somente isso que eles tem a oferecer aotorcedor.
    Penso que a imprensa deveria fazer uma campanha para sensibilizar os dirigentes a pedirem pra sair das competições nacionais, pois suas partcipações servem apenas para envergonhar ainda mais o nosso pobre e maltratado Maranhão.

  4. Bruno

    É INCRÍVEL…. PARECE Q NÃO EXISTE PROFISSIONAL DE MARKETING PARA OS NOSSOS CLUBES… NÃO SOU DESSA ÁREA, MAS ACREDITO QUE EXISTAM SITUAÇÕES A BAIXO CUSTO E QUE NÃO SÃO COLOCADAS AOS CLUBES… A GENTE VÊ TANTO FOLHETO AÍ NOS RETORNOS DA CIDADE E NÃO SE VÊ UM IMPRESSO SOBRE FUTEBOL, DOS NOSSOS CLUBES E NESSES IMPRESSOS TEM TANTA COISA INTERESSANTE Q PODE SER COLOCADA ATÉ MESMO EM TEMPOS DE CRISE COMO AGORA…MISTURANDO-SE COM O Q É NOTÍCIA ATUAL… UMA COISA CARREGA A OUTRA… EU SEI QUE UM CALENDÁRIO NACIONAL FIXO Q PENSARÍAMOS EXISTIR ESSE ANO COM VINTE CLUBES NA SÉRIE C NÃO FOI POSSÍVEL E NÃO SERÁ PELO MENOS ATÉ O PRÓXIMO ANO…. POIS DAÍ ADVIRIA OS INGRESSOS ANTECIPADOS COMO UMA GIGANTESCA PROMOÇÃO DE MARQUETING…. NOTÍCIAS DE ANOS NOSTÁLGICOS DOS NOSSOS CLUBES… A IDÉIA DO ALBUM DE CANHOTOS (OS TORCEDORES TERIAM Q GUARDAR OS CANHOTOS PARA PRÊMIOS FUTUROS, DE UM DETERMINADO JOGO A SER SORTEADO UM NÚMERO DE CANHOTO NO FINAL DO CAMPEONATO.. E OBVIAMENTE QUEM NÃO IA QUERER TER TODOS E COMPRÁ-LOS?… ENTREVISTAS COM ÍDOLOS DO PASSADO, MESCLANDO-SE COM AS PROMESSAS ATUAIS… E AS VISITAS ÀS ESCOLAS… DISTRIBUIR BRINDES, INGRESSOS… ESSES ESTUDANTES SERIAM RETIRADOS DAS TV’S PARA OS ESTÁDIOS… É UM PROJETO EXCELENTE ESSE DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DA ILHA DE SÃO LUÍS-MA, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UM ALMANAQUE COM A HISTÓRIA DO SAMPAIO, DAS CONQUISTAS E DA TABELA DO CAMPEONATO, COM O SORTEIO DE CORTESIAS PARA ESSES ESTUDANTES, POIS A RAPAZIADA NA FAIXA DOS DEZ ANOS VAI TER A OPORTUNIDADE DE IR AO ESTÁDIO, TENDO MAIS UMA OPORTUNIDADE DE LAZER NESSA ILHA E COMEÇAR A SE IDENTIFICAR COM AS CORES DO TIME DE SÃO PANTALEÃO E MASSIFICAR AINDA MAIS A NOSSA GRANDE TORCIDA. INGRESSOS COM A IMAGEM DOS ATLETAS QUE FIZERAM HISTÓRIA NO SAMPAIO, PRECISAMENTE ALGUNS JOGADORES CAMPEÕES BRASILEIROS DE 72 E DE 97, DENTRE OUTROS. SÃO PROJETOS. SÃO PROPOSTAS. FALTA VONTADE… SÓ ISSO!

  5. José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

    Falta essa criatidade para os nossos diriigentes, só a midia de rádio não adianta, até porque quem acompanha rádio só são os fanáticos dos fanáticos e quem tem uma certa idade, o marketing tem que ALCANÇAR não só os poucos que já acompanham, mas principalmente querm nunca mais foi e quem nunca acompanhou nossos times. Por incrivel que pareça tem amigos meus que chegam na segunda feira e me perguntam se teve jogo no fim de semana e qual o campeonato está sendo disputado, se o sampaio ainda tá no brasileiro. A propaganda da escolinha do MAC é colocada só na rádio, muita gente nem sabe que existe, pois não mostram na tv e outra tem gente que fica sabendo pela rádio e não se empolga, mas se vê na televisão a empolgação é muito maior para colocar o seu filho em uma escolinha no parque Valério Monteiro..
    Já mandei 2 emails para o mac querendo saber quanto paga para ser sócio e nunca me responderam e me cadastrei no site do São Paulo, time do qual tenho certa simpatia, já até me ligaram de lá perguntando se eu não gostaria de ser sócio e eu disse que não gostaria aí a pessoa quis insistir, passar aquele papo chato só que tive que mentir logo, dizendo que eu era sócio do meu time local e não insistiram mais, portanto isso é só uma pequena comparação e que faz toda uma diferença.
    Um dos marketings do PSV da Holanda é incentivar os torcedores a levar os filhos desde pequeno aos estádios e lá vende camisas para todas as idades.
    Esse tal de Cleber Verde é um cara todo labioso, quando dá entrevista encara a câmera com a maior facilidade, parece até um jornalista rsrs, pessoas que nem ele devem ter ideias para perssoadir os torcedores, para comprar camisas, ficar sócios, ir aos estádios ,
    tem que criar um projeto, os 3 clubes deveriam se juntar e fazer algo diferente.
    No passando a limpo, não teve um entrevistado que deu uma ideia concreta, todos com respostas parecidas..

  6. Jeorge

    A falta de transparência é só um pequeno fator que influncia negativamente,porém verdadeiramente o que falta é planejamento,falta os clubes contratarem pessoas habilitadas na aréa de marketing,os clubes podem fazem uma parceria com as universidades locais e aproveitarem os alunos para desenvolverem estas estratégias,será uma forma dos clubes não terem custos,outro fator importante que pode se comprovar é que nos clubes aonde o programa deu certo,os torcedores tem uma estrutura de clube(Quadras de esportes,Campos de futebol,Piscinas,Restaurantes,etc…) para desfrutarem, aqui não se tem nadae tudo isto faz com que o torcedor tenha mais identificação com o time e os que ainda não são torcedores,ao conhecer esta estrutura sintam vontade de se associar se não for assim estes programas nunca vão para frente.

  7. Diogo Magalhães

    Falou tudo Zeca, o principal motivo pra eu ter deixado de continuar pagando a mensalidade do socio-torcedor do Sampaio foi a falta de transparência e continuidade, fui um dos 300 e só paguei a primeira mensalidade, mas depois vi que o negocio não ia da em nada e parei ali mesmo…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: