Discurso afinado

0comentário

Todo dia é a mesma coisa. Basta jogar uma equipe da capital contra uma do interior que a reclamação contra a arbitragem vem à tona. Até parece coisa combinada.

Somente esta semana ouvi esse tipo de reclamação dos técnicos do Viana, Braide Ribeiro; do Chapadinha, Edmilson Santos e do JV Lideral, Sandow Feques. Na quarta-feira, por exemplo o técnico do Chapadinha chegou a afirmar: “Se é para dar a vaga ao Moto e Sampaio e melhor que Chapadinha, Viana e Santa Quitéria nem disputem a competição”. O Edmilson Santos ñão conseguiu livrar nem o sampaio que não tem nada com a 2ª divisão. É um bom exemplo de um discurso perdido.

Jogadores e comissão técnica das equipes interioranas sempre se julgam vítimas dos árbitros que beneficiariam as equipes “grandes” ou da capital, como queiram.

O fato de ser um jornalista que mora na capital não quer dizer que tenho que olhar as coisas de modo a beneficiar os clubes daqui. Não vejo assim. Os erros existem de fato, mas não para prejudicar esta ou aquela equipe, daqui ou dalí.

Não acredito em nada orquestrado contra nenhuma equipe. Até que me provem o contrário são erros apenas ou interpretações equivocadas de um lado e de outro.

Há um outro fator que precisa ser analisado. Essas reclamações servem às vezes para encobrir a fragilidade de algumas equipes e isto também precisa ser dito. Às vezes é mais fácil culpar o árbitro por exemplo.

De qualquer forma, ficar o alerta à Comissão de Arbitragem da Ceaf. Não custa nada discutir o assunto.

Sem comentário para "Discurso afinado"


  1. marcos

    me diz qual jogador profissional conhece a regra aqui q joga no maranhao, pergutan quantas rehgras tem o futebol, qual é a regra 2 a mais facil, nao tem nada nao o jv ficar perdendo pra o sampaio a principal foi o 1 x 0 dentro de sao luis na final, o que adianta o time ganhar todas e na hora de levantar o caneco perder…kkkkkk, uma folha 130.000.00 do sampaio com a do jv que nao chega a 30.000.00, o sampaio tinha q ter era vergonha, tinha q ser time pra nao perder praticamente pra ninguem, mas é só jogador cachaceiro, só vive em farra e que nao é usado por onde joga e vem pra o sampaio, mesma coisa do moto, investe em jogadores fora do estado que nunca ganhou 2 mil e vem por 5, é brincadeira…

  2. BOLIVÃO O MAIS QUERIDO PODE SER PEQUENO PARA O BRASIL MAIS É GRANDE NO MARÁ.

    ZECA,

    ACONTECE QUE ESSES TIMES MEIA-BOCA COMO JV, BACABAL, NACIONAL, E OUTROS VEM PRA CÁ MUITAS DAS VEZES COM JOGADORES AMADORES NÃO CONHECE AS REGRAS DO FUTEBOL PROFISSIONAL E APRONTA, VEJA AQUELE JOGO CONTRA O NACIONAL, O CAI-CAI, O JOGADOR DEU UMA ENTRADA DE “CARRINHO” VIOLENTA NO JOGADOR DO SAMPAIO TÃO VIOLENTA QUE ATINGIU ATÉ O BANDEIRINHA, E AINDA NÃO QUERIA RECER NEM CARTÃO AMARELO, MA RAPÁ!!!

  3. Bolivia querida

    ESSE SANDOW E OUTROS TÉCNICOS QUE QUER POR QUE QUER GANHAR DO SAMPAIO DÁ MAL EXELPLO PARA SEUS COMANDADOS.

    TECNICO MEI-BOCA, O INVESTIMENTO QUE O SAMPAIO FAZ EM TERMO FINANCEIRO NÃO É COISA DE TIME AMADOR, NÃO É QUALQUER JVS DA VIDA QUE VENCE O BOLIVÃO NO NHOZINHO.

    ENQUANTO O JV GANHAVA TAVA TUDO BELEZA, ERA NOTÓRIA QUE O MELHOR TÉCNICO DO MARANHÃO DARIA UMA LIÇÃO NOS JOGADORES E VOLTARIAM COM OUTRA POSTURA, E NÃO DEU OUTRA, VIRAMOS O JOGO, AÍ PRONTO O ÁRBITRO É O CULPADO.

    ALIÁS, ERRO DE ARBITRAGEM, EXISTE E VAI EXISTIR SEMPRE, QUEM PERDE RECLAMAR SEMPRE, AQUI E NA CHINA.

    O JOGADOR SEM COMPROMISSO, ATINGE O ÁRBITRO COM UMA BOLADA E O TÉCNICO O ORIENTA A REPETIR ESSAS AGRESSÕES ISSO É QUE PODEMOS CHAMAR DE PROFESSOR.

  4. marcos

    esse brandao nao sabe de nada, o bandeirinha é pipoqueiro mesmo, em 3 partidas q ele bandeirou contra o jv lideral ele prejudicou, mas apenas duas perdeu, primeira foi em barra do corda contra bacabal, que aconteceu o contrario do jogo contra sampaio que teve um penalti ao favor do jv lideral e ele como bandeira viu claramente e marcou contra, o pessoal do banco do jv foram reclamar com ele e ele chamou o arbitro que puniu 2 jogadores e expulsou um do banco, mas assim mesmo o jv lideral venceu a partida, dai pra frente todo jogo ele prejudica o time, outro jogo foi em sao lusi, mas nao me recordo bem com qual clube, lembro q teve outro jogador expulos nessa partida, e agora contra sampaio, muito fraco e amador, la em barra do corda ele colocou pra fora, e contra o sampaio que jogadores e treinador foram pra cima dele puxando a camisa dando pressao no ouvido dele e ele quieto calado pipoqueiro, cadÊ atitude e pulso de bandeirinha, faz o q ele fez em barra do corda, duvido, pq se ele fizesse isso concerteza no outro dia ele era suspenso, outra ele foi imparcial no primeirpo tempo, mas quando viu q o sampaio nao venceria essa partida, ele percebeu que poderia ser suspenso pela condição no gol do atacante toninho e o sampaio culparia ele e do mesmo jeito seria suspenso, entao se precisa trabalhar, pq nao prejudicar um time do interior que faz todo o documento afastando arbitragem das partidas dele e no outro jogo ta la denovo apitando, que foi o caso do ladão arbitro josivan ribeiro que desde a segunda divisao, quando o jv lideral enfrenta o iape, é só ele que apita, conicidencia nao é, contando com a segunda divisao, de 6 partidas, 4 foram ele e apenas uma vencemos pq fomos arrasadores, as outras todas ele influenciou na partida e esta com vitoria tb, contra o maranhao tb o kra pisou na bola e ele marcou penalti, no final penalti pra o jv lideral claro q a imprenssa toda falou e ele amarelou nosso jogador e acbou a partida, pediram q ele nao apitasse mais jogo do jv, mas quando se percebe jv x iape taça cidade 1 x 1, final do jogo penalti pra o iape, em todos os jogos que ele apitou do jv lideral teve penalti contra e em todos o jv lideral tava na frente do placar, td isso é coincidencia, olha as sumulas, nao tem jeito tem mulecagem d+ ai dentro e nao pdoemos fazer nada, pq assim ja estao prejudicando, imagine denunciando, é dificil, por isso que falei aos jogadores do jv lideral, Deus o homem que nunca é derrotado, estava vestindo a camisa jv lideral no maranhense por tudo que esse clube era prejudicado, mas sempre bsucava resolver em campo, mas é assim, enquanto imprensa nao abre a bok pra falar, fica querendo defender, e no jogo mesmo contra sampaio o seu laercio costa narrando teve coragem de dizer q tava tudo normal q a arbitragem foi impecavel, que vergonha nosso futebol, nossa imprensa e nosso estado…

  5. verdaddeiro

    concordo com voce zeca!!! isso é choro de perdedor,senao vejamos…o senhor sandow feques disse q foi prejudicado pelo arbitro nas expulsoes e ao mesmo tempo cobra mais atitude dos arbitros…. mas como o arbitro nao expulsaria um jogador q chuta uma bola com violencia em cima do bandeira em forma de protesto pela expulsao de outro jogador q acabara de xingar o arbitro de filho da p… e mandado tomar naquele lugar…. ai nao né zeca… porq foi isso q aconteceu. um jogador que vai reclamar do bandeira dessa forma nao quer ser expulso e o outro chuta uma bola no bandeira e tambem nao quer ser expulso….ai é demais sandow! isso tudo acontecendo bem em frente as cadeiras, todos vendo e sandow nao quer q essses jogadores de futebol nao sejam expulsos….outra coisa sandow,o sampaio virou o jogo jogando bem de forma limpa e quando o seu time estava com seus 11 jogadores em campo… diga -se de passagem q no segundo tempo o sampaio fez meia linha com seu time caro sandow. os dois gols foram absolutamente limpos,entao falar o q né…porq voce nao reclama da pressao q voces fazem no campo de voces (ct) em cima dos arbitros e bandeiras…os mesmos arbitros erraram a favor de voces muitas vezes em seu ct,ou estou dizendo mentiras…
    portanto caro sandow,seu time caiu de produçao,seus jogadores nao sao nem sombra daqueles q jogavam pelo maranhense e o senhor esta tentando dar uma desculpinha pelas derrotas seguidas para o sampaio,ou em todas essas derrotas voces foram prejudicados…..nao caro amigo,temos q reconhecer tambem a força dos adversarios e o sampaio vem dando um banho de futebol em voces…
    é isso caro zeca,acho q voce esta absolutamente certo no titulo do seu texto. vamos parar de chorar e começar a rever alguns conceitos caro sandow! pois quando voce foi campeao nao chorava tanto assim….

    palavra de quem estava no estadio e q acompanha tudo de perto!!!

  6. Frederick Brandão

    É muito triste ler o comentário do técnico campeão Maranhense, isso reflete bem o estado do nosso futebol local. Em primeiro lugar, ele admite que era omisso, mas que pro influência sua, ele deixou de ser, ou seja, é influenciável! Em segundo lugar, as referências históricas que ele trabalhar são retiradas do seu blog, ou seja, ele não fez nada, só zapeou na net à toa. Se o Sandow Fosse pesquisar, ele descobriria que o escandâlo da arbitragem italiana que culminou com a punição para os grandes times da primeira divisão, e o rebaixamento da Juventus de Turin, se baseava no fato recorrente e conhecido mundialmten, que árbitro ruim apital mal contra o visitante e sempre a favor do timer maior. A Juve (minha querida Veccia Signora, que lamentável, isso me deu tanta vergonha) forçava a mal para àrbitros sem préstigio (ou mentecáptos) arbitrarem suas partidas contra as equpes menores do Calcio. Resutado disso: um campeonato de penâltis. E isso é o mais importante, Sandow fica chorando, Braide fica chorando, todo mundo chora, mas ninguém bota a escora na porta, ningué barra os cara, árbitro ruim tem que voltar pra ofina, pro treinamento, eles erram porque são fracos, não porque roubam ou ajudem os times da capital. Quem perde a partida é sempre o mais roubado. Agora, seu Sandow falar que o bandeira foi influenciado pelo banco do Sampaio, é mentira, porquee a verdade está na cara (como diria Gil). A pressão pelos torcedores ou jogadores e técnicos sobre os árbitros faz parte do esporte, o erro na arbitragem faz parte do esporte, e o espírito esportivo, que o sentimento que nos leva a relevar tudo isso, aceitar a derrota e seguir em frente também faz parte do esporte. Assim como o chooró do pessoal do interior, mas isso não pode tapar a verdade, muito menos o Sol. NOSSOS ÁRBITROS SÃO UMA PORCARIA, E NINGUÉM DIZ NADA! NÃO ADIANTA SÓ RECLAMAR QUANDO PERDEU A PARTIDA, TEM QUE RECLAMAR PRA FEDERAÇÃO DÁ TREINAMENENTO PRA ESSES CARAS, PRA ELES MELHORAREM, E TEM QU EAPOIAR QUE TÁ BEM. No Mranhão é sempre assim, nada é bom, tudo é ruim, tão me perseguindo, tão me prejudicando, e neguinho só abre a boca pra falar algo quando é com a mãe, pois deixam o vizinho morrar pra não descer da rede. A hora de fala é sempre a hora de calar. Até quando vamos viver de Sandow’s, que só deixam a omissão pra pensar no seu pirão!

  7. Sandow Feques

    Zeca Soares,
    Poucas vezes comento sobre arbitragem, não por falta de conhecimento e sim por enteder que essa não é minha função dentro do futebol. Tomei essa decisão em função da pesquisa realizada por voce e por sinal bem oportuna. Analisei todos os que foram entrevistado e cheguei a conclusão de que é preciso sim falar, discordar e dizer não ao discaso do nosso futebol, não vou ser omisso ao que estão fazendo com o futebol do Maranhão. Entendo eu, que para bem orientar minha equipe é preciso também conhecer arbitragem até porque sou professor dessa disciplina na universidade. Nós temos no nosso Estado bons árbitros, o nível técnico da maioria deles não é tão diferentes dos demais do Brasil, o que falta para os nossos Árbitros é autoridade na sua função dentro do futebol. Autoridade se conquista com responsabilidade, dignidade, imparcialidade, honestidade, respeito e acima de tudo com conhecimento, os nossos àrbitros não estão arbitrando com autoridade, estão impondo a força a sua vontade. No caso que reclamei, foi a falta de autoridade do Gladstone durante a partida entre JV x Sampaio. O JV foi prejudicado pelo não cumprimento da regra do jogo, a arbitragem foi sim dirigida com poder e não com autoridade. O banco da equipe do Sampaio estava interferindo no trabalho do assistente, onde no momento da partida nós estavamos vencendo e o jogo estava propício aos contra-ataques. No momento das expulsões, o lance foi irregular pois o Gilson pegou a bola com a mão. Se nossos Árbitros não tiverem coragem de execer essa autoridade que deixem o futebol, observa-se que eles não querem se comprometer com o clubes de maior representação, é mais fácil punir o JV que o Sampaio. Na sua pesquisa Zeca voce perguntar qual a culpa da Imprensa em relação a situação atual do nosso futebol, veja o que foi dito por parte da imprensa que simplesmente cruza o braço. A imprensa Maranhense deve deixar de torcer, de ter opinião sem ter, de ficar em cima do muro, de achar que tá tudo bem e nós sabemos que não tá. O JV e tão pouco EU não quer ajuda por parte de ninguém, queremos apenas que nos respeite como profissional que somos e que luta por dias melhores para o nosso futebol.

    RESPOSTA: NÃO É PORQUE EU NÃO CONCORDE COM A SUA OPINIÃO QUE VOU JULGÁ-LO CULPADO PELA SITUAÇÃO DO FUTEBOL MARANHENSE. SOMOS TODOS HUMANOS E ESTAMOS SUJEITOS A ERROS. QUER DIZER QUE UM TIME DO INTERIOR SÓ GANHA QUANDO A ÁRBITRO APITA CORRETAMENTE? SINCERAMENTE NÃO POSSO ACREDITAR NISSO. ESSE DISCURSO AFINADO DE TREINADORES E JOGADORES SE TORNOU COMUM EM TUDO O QUE É COMPETIÇÃO. QUEM PERDE SEMPRE DISPARA CONTRA A ARBITRAGEM. EXISTEM SIM ALGUNS CASOS, MAS SÃO ERROS MESMOS. QUANTO AO PAPEL DA IMPRENSA ACHO QUE CABE A CADA UM FAZER UMA AVALIAÇÃO DO QUE ESTÁ FAZENDO. NÃO COSTUMO ME PREOCUPAR COM O QUE ESTE OU AQUELE COLEGA PENSO. PROCURO APENAS DIZER E MOSTRAR O QUE VEJO. NUNCA ESCREVI NADA COM A INTENÇÃO DE AGRADAR A QUEM QUER QUE SEJA. É POR ISSO QUE NA MINHA PROFISSÃO POSSO DIZER QUE FAÇO AMIGOS. E POSSO FALAR DOS SEUS ERROS E ACERTOS DE CABEÇA ERGUIDA.

  8. TORCEDOR JV

    interessante como voçês da capital gostam fazer vistas grossas para estes juizes garfadores
    todo mundo sabe, até uma criança sabe que essas arbitragems são tendenciosas, e isso aí
    já vem de muintos e muintos anos, exemplo disso taí ultimo sampaio x jv expulsaram o time
    quase todo, quer mais exemplos? lembra do murro na cara do marcelo filho aquilo não foi
    atoa não, e tem mais chapadinha bacabal imperatriz todos já foram garfados aí, desta vez
    espero que voçê coloque este comentário

  9. raimundo

    Zeca Soares, faço uma concordancia com o " senpre alerta " ; essa taça cidade de S. LUIS é o último metro de corda para o Sergio Frota se emforcar; será q a federação vai comprar? Responda se for capaz.

  10. james magno

    Zeca soares o Sampaio precisa ser campeão da Copa do Brasil se não vcs não tem trabalho néou vai ter q ir a Imperatriz cobrir a Copa do Brasil, todos sabemos que o futebol do Maranhão ja morreu junto com ele a crônica esportiva.

    RESPOSTA: NÃO HÁ NENHUM DEMÉRITO EM TER QUE FAZER A COBERTURA DA COPA DO BRASIL EM IMPERATRIZ. ESTAMOS OU NÃO NO MARANHÃO? NÃO ENTENDO PORQUE ESSE COMPLEXO DE INFERIORIDADE. ALÉM DISSO, O JV JÁ ESTÁ GARANTIDO, MAS ASSIM COMO QUALQUER CLUBE NÃO VAI GANHAR SEMPRE TUDO QUE PARTICIPAR. E NÃO VAI PUDER REPRESENTAR IMPERATRIZ DUAS VEZES. QUANTO À CRÔNICA, NÃO ME SINTO CULPADO POR NADA. O QUE NÃO POSSO É CONCORDAR COM UMA VERDADE QUE NÃO É A QUE ESTOU VENDO. VC SABE QUE NÃO ALIMENTO ESSA DE CAPITAL X INTERIOR. FINALMENTE, OBRIGADO POR PARTICIPAR AQUI.

  11. THIAGO

    ZECA SOARES, SE OS ÁRBITROS NÃO ROUBAM PARA OS TIMES DA CAPITAL, ENTÃO ELES SÃO RUINS DE MAIS, PQ VAI ERRAR ASSIM LONGE PARA OS TIMES DA CAPITAL. O JOGO DO BEC CONTRA O MOTO CLUBE, Q O ARBITRO EXPULSOU O YAN, FOI BRINCADEIRA. VC ESTÁ DE BRICADEIRA ZECA SOARES. FURIA DO MEARIM.”A MAIOR DO MARA”.

    RESPOSTA: RESPEITO A SUA OPINIÃO, MAS ESSE DEBATE DE CAPITAL E INTERIOR NÃO EXISTE E NÃO ME COMOVE.

  12. TORCEDOR SEMPRE ALERTA

    Meu caro amigo Zé Soares, vc não venha me dizer que o bandeirinha que estava trabalhando ao lado do banco do sampaio tem condições de trabalhar na 1ª divisão, pelo amor de deus, depois que o jv fez o gol e que o tecnico do sampaio quase bate nele, achando que o jogador toninho estava em empedimento, que se diga estava em plena condição de jogo, o bandeirinha começou a marca tudo para o sampaio e ainda tem mais quando o mesmo jogador toninho levou o seu 2º amarelo por motivo de reclamação, o jogador gilson do sampaio que estava na frente do bandeirinha matou a bola na mão e o mesmo deu lateral para o sampaio, pelo amor de deus vamos e convenhamos vcs tem que para de puxar saco para os times da capital, o moto estar na segunda, o mac estar lá embaixo e o sampaio que vcs querem que seja campeão não adianta sair na frente com esses pontos todos por que quando chega na final ele treme para o moto ou pro jv, a não ser que ja estejam armando pra dar ele esse ano para satisfazer o todo poderos Sergio Frota que ainda não ganhou nada.

    RESPOSTA: NÃO VOU RESPONDER A VC PORQUE VOCÊ NÃO SE IDENTIFICOU.

  13. Frederick Brandão

    O nível da arbitragem é muito fraco mesmo. Isso prejudica os atletas, porque quebra a concentração. E acaba acontecendo fatos lamntáveis como aqueles dos jogaodres do JV Lideral. É lamentável também o bate-boca. No jogo contra o São José teve dois penaltis ridiculos e um gol de gabriel em impedimento. Os erros são muitos, tem sido cada vez mais frequentes e são para todos os lados, ou seja: é o nível dos juízes que que é muito baixo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: