O passado e o presente

0comentário

Há uma discussão no momento entre o passado e o presente dos clubes de futebol no Maranhão. Alguns internautas, entre eles o José Carlos Cruz cobrou o BLOG, pelo fato de não ter dado divulgação à informação de que o Sampaio estaria entre os 60 melhores times do mundo no Século XX. E que o Sampaio jogou a Commebol, foi campeão brasileiro invicto, enfim. Parece aquela história da Greve da Meia Passagem. Ele chega a afirmar que eu seria motense e por isso não teria dado a notícia.

Bom, inicialmente respondi ao internauta que trocaria esta condição de 60º clube do mundo no Século XX por uma vaguinha na Série B. Qual torcedor do Sampaio não faria o mesmo? Nem mesmo o José Carlos resistiria a esta grande tentação. Tenho certeza disso. Falei que todo torcedor é apaixonado e portanto, pensa de forma passional.

De fato, a história é coisa que precisa ser preservada. No futebol, temos sempre que aprender com as vitórias e derrotas. E nada mais do que isto. Não podemos ficar apenas lembrando os fatos. Lendo números, recordando fotografias. Precisamos procurar escrever uma NOVA HISTÓRIA.

E essa NOVA HISTÓRIA é o presente. O passado deve ser lembrado sim; os bons exemplos e resultados perseguidos sempre. Mas de que adianta ficar olhando para o passado se a cada dia, os nossos clubes escrevem um presente tão ruim? Será que o Sampaio, por exemplo, após conquistar dois títulos nacionais não sabe o que é ser grande? E o Moto será que ainda sabe que um dia foi o “Papão do Norte”.

Temos que ser realistas. Estamos cada vez mais longe de um passado que não está tão distante assim. Nem mesmo os bons exemplos estamos seguindo. É por tudo isso que estamos na situação atual. Não quero nunca mais lembrar do que aconteceu no nosso futebol em 2009, mas o rebaixamento do Sampaio na Série C e do Moto, no Campeonato Maranhense já fazem parte da história.

Sem comentário para "O passado e o presente"


  1. Fred_BOLIVIANO

    Caro Plínio, o ranking da CBF é muito esdrúxulo pois a motoca nunca ganhou um título nacional e esta na frente do QUERIDÃO. Como pode o São Paulo ser Hexacampeão e está atrás de Grêmio, Palmeiras , Flamengo e Etc….Fato totalmente absurdo. No seu caso eu acho, com todo respeito a sua pessoa, que a motoca deve se preocupar em pelo menos ser campeão da segunda divisão. Aí sim você pode bater no peito e dizer que a motoca tem um título que o SAMPAIO não tem!

  2. Frederick Brandão

    Esse pensamento é muito tacanho Plinio, até mesmo para um motense. Veja bem, você tem toda razão, a lista que vale é a da CBF 2008, Mas ela não é a única do munod, como por exemplo a do IFFHS que um organismo smuito serio de estudo e pesquisa sobre o futebol (acesse o site), e foi publicada em setembro (AGORA). Nela, além de não contar o Moto Club, o Sampaio está a frente de times como o Fluminense (que não estão na lista). Então meu caro, mais atenção ao sair falando da tal lista da CBF. Infelizmente a CBF só lançou ranking e não atualizou mais. Estou procurando uma atualização para 2009, mas não encontrei, estou curioso sobre esse ranking para esse ano. Como comentei antes, somos todos leigos, e todos torcedores, por isso dependemos do esforço de nossos jornalistas para avaliarem se ess listas são ou não parâmetros. Não vale ficar de dorzinha de cotovelo, todos tem o lugar que merecem na prateleira da estória.

  3. Plinio

    Frederick Brandão, bons ranking, mas o ÚNICO oficial e que realmente vale é o da CBF, e nele o Moto aparece na frente do Sampaio, com quase 50 pontos a mais.
    Por isso o chôro é livre!!

    De nada valem esses outros rankings ai por ti postados.

    Rankings feitos por sites, sem critério oficial algum.

    MOTO CLUB, DESDE SEMPRE, O MELHOR CLUBE MARANHENSE NO RANKING OFICIAL DA CBF!

  4. Frederick Brandão

    So para esclarecimentos. Aí vão os links do sites com os Rankings. Gostaria que nossos jornalistas avaliassem os critérios para nós leigo sabermos se são ou não confiáveis.

    Os 200 maiores da Historia do futebol brasileiro: http://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html Sampaio 29.
    Ranking divulgado pela IFFHS em 18 de setembro de 2009

    Ranking Sul-americano – os melhores do século xx: http://www.campeoesdofutebol.com.br/especial23.html Sampaio 63. Maranhão 77.

    Ranking CBF 2008: http://www.campeoesdofutebol.com.br/ranking_cbf08.html Moto: 59 Sampaio 63.

    IFFHS site: http://www.iffhs.de/?82c48c5091fc53400f1e.

  5. Plinio

    Sampaio estar entre os 60 melhores da america do sul por participar uma ÚNICA VEZ de uma competições internacional???

    ahuahauahuahuahauhuhuahuhuahuahauhauha

    FAZ-ME RIR!!!

    Isso não vale de nada!! Melhor é ver o ranking da CBF, que presenteia a regularidade ao longo dos anos em competições nacionais. E nesse ranking o sampaio NUNCA FIGUROU ENTRE OS 60 MELHORES!! O Moto, ao contrário, sempre esteve entre os 30-40 ou 50 melhores. Por isso eu digo, O MOTO É QUEM MELHOR REPRESENTA O ESTADO NO BRASIL!!!

  6. george henrique

    zeca, se vc e motense abra o jogo diga pra todo mundo, e melhor do q aqueles q falam q nao torçem para nenhum time do estado e dizem q eh vasco, flamengo..etc. porque aqueles que torce pra time de fora e nao pra os daqui, esses sim nao valem nada, porque sao os primeiro a da maus exemplos pros nossos torcedores! pra depois fica pedindo pra lagar a televisao e ir pro estadio, igual aquele (garcia junior) q fala todo tempo que eh flamenguista e aqui nao torçe pra niguém!!!! QUANTOS A ESSES BOLIVIANOS SOFREDORES se eles sao os 60 do seculo xx, nos somos os 61 poque somos pai deles!!!!!! papaoooooooo

    RESPOSTA: Nunca escondi de ninguém aqui no Marahão sou Moto, mas quando o assunto é competições nacionais sou o representante maranhense até debaixo d´água.

  7. CHIQUINHO / TURU

    QUANDO É RESULTADO DE TIMEMANIA LOGO É COLOCADO NO BLOG, NÉ ZECA? TENS QUE FALAR É DISSO AI QUE VERDADEIRO NÃO ILUSÃO DE QUERER SER A MAIOR TORCIDA.

    RESPOSTA: Veja o link que está do lado direito. Os números atualizados da Timemania estão lá.

  8. Frederick Brandão

    Só posso agradece pelo seu espírito democrático, aliás, o não-reconhecimento desta profissão parte deste preceito, a democracia. Só o alerto, que assim sendo, não passa de obrigação sua, e direito nosso, apesar de não ter sido preciso jurá-lo diante de uma assembleia.

    Mas afinal, você poderia fazer como outros colegas que apagam comentários, no intuito de se esconder, e verdade seja dita, o senhor não é uma pessoa de se esconder. Muito menos eu o sou. Por isso vou colocar de maneira bem clara um ponto que acho fundamental. Essa questão de profissão inferior. Inferior é a falta de relevância que os jornalistas se dão. Muitos se escondem sobre a imagem zelosa do âncora midiático apresentador dos principais telejrnais, mas isso não é ser jornalista, não é necessário conhecimento nenhum para esboçar um sorriso amarelo e falar claramente as palavras exibilas pelo telepronter. Ser jornaçista é fazer o que o senhor faz, averiguar os fatos, publicá-los, por sua opinião na exata medida do permitido pela imparcialidade e dá a cara pra bater. Correndo o risco de ouvir comentários como os meus. Mas volto a afirmar, inferior é a imagem que o senhor e seus companheiros jornalistas fazem de si esmo, pois não percebem nem o valor e a força que tem. E esse posicionamento sobre o passado nasce de uma preguiça que tem cada vez mais contaminado o jornalismo, transformando-o num show, ao invés de um benefício fundamental e direito de todos.

    Serei mais franco, clamo ao senhor que narre sua experiência, quando aos trezes anos (em 1979), viu o time do MAC jogar, porque isso sim seria algo muito digno de sua parte, principalmente para os torcedores do MAC, que ninguém nem sabe mais quantos são, e talvez isso se deva a falta de bons jornalistas falarem sobre suas glórias, ou pelo menos das boas lembranças.

    O Que posso lhe dizer, é o que digo aos meus amigos: O medo mata a mente! É isso mesmo, o medo do jornalista, o engessou e o transformou numa estátua, sempre observadora dos fatos, da realidade, omissa, sem vontade nem coração. Vamos Zeca, bote esse coração maqueano pra bater.

    RESPOSTA: Caro Frederick Brandão, não posso responder pelos outros a minha postura é essa. Quem assina um BLOG precisa ter a coragem e estar aberto a opiniões contrárias. Minha intenção aqui será sempre a de divulgar o nosso esporte. Não há nenhuma outra motivação. Obrigado pela confiança.

  9. Melhor do século xx

    Valeu! Frederik Brandão, dá-lhe uma lição nesse pseudo-jornalista , por essas e outras é que essa profissão não é reconhecida.

    vai vê que ele não vai publicar esse cometário, pois está com o “rabo-entre-as-pernas”

    Só lembrando, se essa notícia fosse no Pará, Piaui Ceará etc, eles mesmos lascados colocariam em manchete.

    Tipo assim, “estamos no nordeste pobre e um futebol pobre, mais existimos, vocês aí da imprensa discriminadora sulista”

    É seu “JORNALISTA”, não é porque estamos na série D do futebol que uma notícia dessa não mereça destaque.

    Bolivia Querida o orgulho do futebol maranhense
    Moto Club a vergonha do futebol maranhense.

  10. cloves

    ISSO É COISA DE TORCEDOR FRUSTADO COMO ESSE zECA sOARES, POIS SEU MOTO É O PIOR TIME DO SECULO XX, NUNCA GANHOU NADA QUE PODESSE COLOCÁ-LO NO CENÁRIO NACIONAL.
    SÓ PASSOU VERGONHA, COMO ESSA DE SER REBAIXADO PARA 2ª DIVISÃO DO MARANHENSE.

    QUANDO MOTO COMPLETOU ANO, FOI A MAIOR MIDIA, O SEU EDVAN, NÃO DEIXOU POR MENOS, COLOCOU MAIS DE 100 PÁGINAS DAS CONQUISTA DO MORTO, ALÍAS CONQUISTAS PÍFIAS, ONDE NÃO VAI ALÉM DE CAMPEONATOS MARANHENSES E TORNEIO DE \"PONTA-DE-RUA\".

    zECA, O SAMPAIO ESTÁ ENTRE O 60 MELHORES CLUBES DA AMERICA DO SUL, PARA ESSE NOSSO POBRE FUTEBOL É DE MUITO ORGULHO.

    IR PARA SERIE B É QUESTÃO DE FUTURO, O FUTURO SÓ DEUS SABE, AGORA O PASSADO E AS GLORIAS DAS CONQUISTAS ISSO É FATO!

    \"SAMPAIO ESTÁ NA GALERIA DOS 60 MELHORES CLUBES DA AMÉRICA DO SUL\"

    DURMA COM ESSA, zECA SOARES, VOCÊ E OS MOTENSES FRUSTADOS. POIS O TIME DE VOCÊS INFELIZMENTE SÓ DEGRINE A IMAGEM DO NOSSO FUTEBOL..

  11. Frederick Brandão

    É completamente lamentável o seu comentário. Sinal da ignorância geral que reina no meio esportivo nacional. Como cobrar aos jogadores da Seleção Brasileira o fato de não se lembrarem das gerações passadas, como no caso do aniversário do tri? Se a imprensa é a primeira a esquecer nossos campeões, abandoná-los, usando sua figura pública apenas para criticar os jovens jogadores. Você não vê matérias sérias sobre o tricampeonato, muito menos sobre os campeões. Da mesma forma, no Maranhão, apenas lembram o passado quando a Morte bate a porta. Quem são os campeões do Sampaio de 72, e o time do Mac que você se esquivou de citar por medo de esquecer alguém? Como vamos viver nosso presente, e reunirmos forças para reerguer nossa moral, se vocês jornalistas sempre se utilizam de desculpas esfarrapadas para mergulhar a cara nos jornais e relembrar os feitos do passado para os mais novos. Quantos Djalma Campos devem morrer para suas consciências se aliviarem completamente desse peso do passado que é a lembrança gloriosa dos nossos times? Sei que é difícil para muitos entenderem que sem orgulho do nosso passado, e a referência do nosso passado, não temos futuro, nem motivo para existir e resistir a presente crise pela qual passamos. Qual a razão de reivindicarmos melhores praças esportivas, apoio ao esporte pelo governo ou pela iniciativa privada, se não com base no passado, que é o nosso respaldo maior. É da onde brota o respaldo do Moto, do Sampaio e do Mac. Do passado. Futebol é presente, sempre. A vitória de cada dia, e o suor de cada dia, cada dia de treinamento, cada dia de jogo, cada gol e cada vitória, e é um presente construído passo a passo, mas quando termina a temporada, tudo vira passado. Até a próxima partida, até a próxima vitória, tudo é passado. Não existe ontem no futebol, mas existe o Passado de uma maneira absurda e irrevogável. O futebol vive mergulhado no passado. Entendo que o senhor jornalista, por ser apenas um jornalista, seja o detentor de uma arte inferior e sem respaldo. Entendo até que não seja um historiador, e por isso não tenha apego ou interesse pelo passado. Mas acredito que deveria respeitar mais a opinião dos seus leitores, meu caro jornalista. Porque se alguns anseiam pelo passado, talvez isso se deva a uma nostalgia, um sentimento de revolta com o presente, um escape da crise atual. Mas pode ser que isso também seja sede de aprender sobre a história do Sampaio, sobre o papel do Sampaio e dos demais clubes maranhenses, numa tentativa de justificar o amor que esses torcedores sentem pelo clube. Talvez isso seja a forma de alguns para conseguir justificar perante si a fé e o amor que sentem pelo nosso futebol. Existe aí a necessidade de critica, de ver a realidade e saber em que pé nos encontramos no futebol nacional, mas sem a fé, a paixão, e amor aos nossos clubes, o que nos resta? O que resta ao torcedor boliviano, nesse presente, sem a utopia de saber que seu clube está incluído entre os melhores do séc. XX, enquanto vemos nossos clubes envolvidos em rebaixamentos e escândalos? Vocês jornalistas não ajudam, e muito pouco fazem, porque não existem poesia nem paixão em suas vidas, apenas um contracheque no fim do mês. Enquanto muitos pensam, se o contracheque atrasa ou não, na próxima partida do seu clube preferido, a vocês importam apenas que não atrase, por isso o passado não importa, vocês vivem apenas de presente. E o futebol, felizmente, é muito mais que isso, e sobreviverá a todos vocês, até encontrar torcedores melhores, jogadores melhores e jornalistas de verdade.

    RESPOSTA: Futebol é bom por isso. Sou uma pessoa bastante democrática e apesar de não concordar com nada do que você diz estou publicando a sua opinião. Mas você é bastante infeliz ao afirmar que a preocupação do jornalista é apenas com o salário. Você acha, por exemplo que não temos amor pela nossa profissão? Mas é como tenho dito: torcedor é apaixonado e portanto passionaL. Em tempo diria a você que jornalista não é uma profissão inferior a ninguém. Acho que merecemos o devido respeito.

  12. Rossini

    CONCORDO COM VOCÊ EM PARTE, POIS ENTÃO VEJAMOS, A NOTICIA QUE A BOLIVIA QUERIDA ESTA NESTA POCISÃO É RECENTE, PRECISAMENTE SAIU EM VARIOS SAITES E A MATÉRIA FOI PUBLICADA NO DIA 19/09/2009 ESTA DATA NÃO É PASSADO E ACHO QUE VOCÊS DEVERIAM INFORMAR A TODOS O LOCAL ONDE ESTA LOCALIZADO O BOLIVÃO ENQUANTO AOS ACONTECIMENTO DA MUDANÇÃ DE SÉRIES DO BOLIVÃO É REFLEXO DE TODOS QUE FAZEM O FUTEBOL MARANHESE NÃO TEMOS ESTRUTURA AINDA PARA CHEGARMOS AO UM DEGRAU MAS ALTO NÃO TEMOS NESTE ESTADO UM CAMPO DE FUTEBOL DIGNO DE 1ª DIVISÃO DIRIGENTES DA FMF IDEM REPORTAGEM DE JORNALISTAS DESTRUTIVAS SEM GENERALIZAR, NO DIA QUE MUDARMOS A CULTURA NEGATIVA DE INCENTIVAR O FUTEBOL E PASSARMOS A VALORIZAR AS COISA MARANHENSE E DEIXAR DE VANGLORIAR O FUTEBOL CARIOCA, CONCERTEZA MUDAREMOS, MAS OS ACONTECIMENTO DEVEM SER DIVULGADOS ASSIM SENDO A POCISÃO DO SAMPAIO CORRE FUTEBOL CLUBE E DIGNO DE EXPRESSÃO ENTÃO CONFIRA NO SAITE http://www.cidadeverde.com/printpage.php?id=44919, ENTÃO ESTAMOS NA FRENTE DE VÁRIOS TIMES NACIONAIS E 1ª NO MARANHÃO. SAUDAÇÕES TRICOLORES, PARABÉNS, PARABÉNS BOLIVÃO.

  13. Fred_BOLIVIANO

    Caro Zeca, não estamos atrás de algo que não nos pertence (que é o TEMPO), muito menos volta ao tempo (algo completamente impossível), pois o tempo (presente, passado e futuro) é pura abstração do pensamento humano. O que falar dos “deuses do tempo” (KRONOS e KAIROS), mas a minha intenção não é uma questão filosófica. Mas, é uma fato de um Clube Maranhense Especialmente SAMPAIO CORRÊA está entre os 100 melhores times do século XX da América Sul. Parece algo nostalgico pensar no título de campeão brasileiro de 97 (série C) e da belissima participação na Copa Conmebol, Mais foi um marco do futebol maranhense haja vista que esse Ranking não foi elaborado por uma instituição qualquer e sim IFFHS que é reconhecida pela FIFA.

  14. joao pedro

    Zeca, quem quer lembrar deste ano de 2009, os bolivianos, que até perdem para um moto todo quebrado, é alguma gloria vencer um derrotado ou será pior perder, o ano de 2009 não foi bom para ninguem, nem um clube pode se glorificar, pouquissimas coisas boas aconteceram, na minha opinião, uma delas a vinda do Sr Edson Porto para o nosso futebol, este sim trouxe alguma coisa últil, tambem devo registrar o lutador, porem sem acertar muito, mais valente, o Presidente do Sampaio o Frota, REVELAÇÕES: o Edgar do maranhão sem dúvida a melhor.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: