Maranhense é destaque no futsal europeu

0comentário

Muitos jovens brasileiros seguem para a Europa com o sonho de jogar em um grande clube e se tornar jogador profissional de futebol. Com o maranhense Hélio Braga Lima Neto, o Netinho, 23 anos, a situação foi diferente. Ele ainda não jogou num grande clube, mas já é um jogador profissional de futsal e já participou de três Copas da Uefa (campeonato europeu) – defendendo por duas vezes uma equipe da Irlanda e outra da Romênia -, acumulou títulos e foi eleito o melhor jogador da Europa na modalidade. Até aí normal. Mas a parte curiosa da história é que, depois de desistir do sonho de infância de ser jogador de futebol, Netinho saiu da casa dos pais, em São Luís, há três anos, para estudar inglês na cidade de Dublin, na Irlanda, e, de uma hora para outra, tudo mudou.

Antes de sair de São Luís, o atleta jogou três Taças São Paulo de Futebol Júnior, em São Paulo, defendendo o Moto Clube, o Bacabal Esporte Clube e o Maranhão Atlético Clube. Mas, depois de uma lesão, ele decidiu que iria continuar com os estudos. “Depois de uma lesão, comecei a achar que não dava mais para ser um jogador de futebol. Resolvi sair da casa dos meus pais para estudar e fui para Dublin. Foi então que, jogando pelo time da escola, recebi proposta para fazer teste numa equipe profissional. Fui lá, passei, e continuo até hoje jogando profissionalmente futsal”, contou.

Há sete meses Netinho está jogando no Cip Deva, da Romênia, onde conquistou o título da Copa Romena de Futsal. O maranhense começou a carreira profissional pelo Sant Patriks, da Irlanda. E na sua primeira grande competição, a Copa da Uefa de 2007, foi eleito o melhor jogador do campeonato pela equipe irlandesa – na mesma temporada ele foi eleito a revelação do Campeonato Irlandês. Após o término do seu contrato com os romenos, que acaba no fim deste ano, Netinho deve voltar a jogar na Irlanda. “Estou adaptado à Irlanda. Tenho vários amigos. E gosto muito do clube que me deu a primeira oportunidade”, comentou.

Bastante adaptado ao clima e ao futebol europeu, Netinho pretende continuar jogando por mais algum tempo no velho continente. Mesmo assim, ele não descarta a possibilidade de um dia jogar em um clube brasileiro: “Atualmente não pretendo voltar. Estou satisfeito, mas, se aparecer uma boa proposta, não descarto a possibilidade. No Brasil tem muitos bons jogadores, qualquer atleta tem vontade de jogar aqui”.

Mais

O jogador maranhense Netinho teve a oportunidade de trabalhar durante uma semana na Irlanda com o treinador italiano Giovanni Trapattoni, que foi o comandante da Itália na Copa do Mundo de 2002, e ainda teve passagens por clubes como Milan e Juventus.

* Netinho é filho do blogueiro e comentarista esportivo Edivan Fonseca

Fonte: O Estado

Sem comentário para "Maranhense é destaque no futsal europeu"


  1. Pedro Albuquerque

    Zeca, parabens a mais um maranhense que esta dando certo em terras estrangeiras, isso prova que o maranhense tem talento nato, lembro dele quando jogava no Moto club e fico muito feliz, por ele ser maranhense e filho do nosso grande Edivan, um grande abraco

  2. Armando Jr.

    O Futsal do Maranhão está cheio de talentos.
    Acho que o Sampaio fez muito bem ao montar uma forte equipe de Futal para o Manhanhense 2009.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: