Repercussão no Brasil

24comentários

A última rodada da Segunda Divisão do Campeonato Maranhense foi marcada por um resultado suspeito, que está sendo encarado com um verdadeiro escândalo no estado. A goleada de 11 a 0 do Viana sobre o Chapadinha, na tarde desta quinta-feira, impediu que o Moto Club retornasse à Série A. Dos 11 gols, nove foram marcados nos nove minutos finais da partida. No primeiro turno, as equipes empataram sem gols.

Tradicional clube do futebol local, com 24 títulos estaduais, o Moto derrotou o Santa Quitéria por 5 a 1. Mas acabou eliminado. Viana e Santa Quitéria  (campeão do primeiro turno) garantiram vaga na Primeira Divisão.

Viana e Moto Club disputavam o título do segundo turno da Série B, que assegurava a vaga na elite. Antes da rodada final, as duas equipes estavam empatadas com seis pontos. Rebaixado da Série A este ano e incluído logo na Segunda Divisão, o Moto perdia no saldo de gols (-2 contra zero do Viana).

No intervalo das duas partidas, o Moto estava se classificando, ao vencer o Santa Quitéria por 3 a 0. Viana e Chapadinha empatavam sem gols. Aos 36 minutos da etapa final, o Viana vencia por 2 a 0, mas estava eliminado com o triunfo do Moto por 5 a 1. E a partir dos 36 minutos, começou a marcar um gol por minuto. Sem acréscimos, o árbitro encerrou a partida com o placar de 11 a 0.

O presidente da Federação Maranhense de Futebol, Alberto Ferreira, afirmou que o caso “desmoraliza” o futebol local e determinou a abertura de sindicância para investigar o caso.

– Eu acho que foi um escândalo. É uma coisa que vem desmoralizar o futebol maranhense. Todos nós sabemos que, em situação normal, o Chapadinha não perderia assim. Eu já estou redigindo uma portaria, pedindo uma sindicância para apurar o que aconteceu em Viana. Logo depois de apurar o que houve, vamos mandar para a Justiça Desportiva – afirmou ao site ‘imirante.com’.

O diretor-técnico da entidade, José Alberto de Morais Rêgo, criticou os dirigentes dos clubes envolvidos no resultado suspeito.

– É uma vergonha para o futebol o que os dirigentes dos clubes fizeram. Eu não tenho culpa de existirem dirigentes deste naipe. Então não é preciso ir a campo. Pergunta quantos gols precisam e pronto. Bota logo no placar – disse ao “imirante.com”

Leia a reportagem do Globoesporte.com

24 comentários para "Repercussão no Brasil"


  1. cristiano luiz de oliveira

    quando prejudica um time de menor expressão a impresa entra muda e sai calada. erros de arbitragens a favor dos grandes sempre diz que errar é humano para todos ficarem quietos e aceitarem os erros como se fosse normal. para mim prevalece o resultado de campo semelhante aos erros de arbitragem. maior exemplo o jogo da argentina e peru que foi entreque para a argentina para eliminar o brasil a fifa não fez nada. se a maior autoridade do futebol é omissa, então, deixa combinar resultado quem faz boa campanha não depende de qualquer resultado dos adversários.
    o segredo é trabalhe mais, melhore sempre e chore menos.

  2. Andre

    Não precisamos ir muito longe para ver previlegios de times..
    é só volta ao CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2005….

    o mais vergonhoso de todos os tempos!!!!

    parabens aos cartolas que estao fazendo o trabalho direitinho!!!
    Bons tempos de Collor, onde todos roubavam e ninguem sabia de nada entao passavamos por desinformados, hoje somos considerados idiotas e panacas, todos roubam na nossa frente e dao risada da nossa cara.

    eeee Brasilsão

  3. joão maurício martins

    Caro ZECA, Vergonha é armação provocada pela FMF com apoio de toda a IMPRENSA da CAPITAL na tentativa de colocar o MOTO na primeira divisão, disputando no mesmo ano em que caiu , a segunda divisão. Talvez os argentinos e Europeus não saibam disso.
    Que tal VC, os informar desta VERGONHA…

    Ps: Não sou Sampaio, nem Maranhão, nem MOTO, sou apenas um cara que gosta de ver o BOM FUTEBOL.:

  4. Ricardo

    Boa tarde, gostaria de ver também comentários sobre o Moto jogar a Segunda no mesmo ano em que caiu da Primeira. E os três pênaltis no final do jogo? Pela reportagem e pelas críticas parece que os erros só foram cometidos pelo Viana e pelo Chapadinha!

  5. JOSE ALEXANDRE

    Caro Zeca,

    Como torcedor, vejo que as torcidas ainda acreditam na imprensa.

    Os torcedores ao expressarem suas paixões, não estão sendo inteligentes. Neste momento temos que fazermos uma autocrítica e debatermos mudanças no futebol do maranhão.

    Quem poderia ser o articulador dessa medida ao meu ver, é a imprensa.

    Somente vermos o que aconteceu em 2009, para verificarmos que está tudo errado. O Moto não subiu para a série C. O Sampaio, para piorar foi rebaixado para a D. O MAC não participou sequer de nenhuma divisão. Isso é bom para alguém?

    Todos os setores da imprensa devem provocar uma ampla discussão acerca de mudanças no futebol maranhense.

    Ninguém é dono da razão, porém temos aqueles que estão aí e nada fazem.

    Olha, estava afastado dos jogos justamente por estes fatos e resolvi voltar para ajudar meu time de coração. Como ter força para ajudar?

    A imprensa tem que tomar a frente do nosso futebol! Vocês e você são a esperança dos torcedores. Mudança já!!!!!

  6. Beneton

    ISSO PRA MIM ÉH PELADA DE FUNDO DE QUINTAL …

    2ª DIVISÃO ???

    TENS CERTEZA?

  7. jp neto

    internacional, né zeca?

    http://www.ole.clarin.com/notas/2009/10/16/futbolinternacional/02020230.html

    primeira página do jornal argentino OLÉ.

  8. Tímon ressuscitado.

    Zeca Soares,
    Proponho que a mirante.com emita, também, a seguinte manchete: “ARMAÇÃO TENTA MANTER O MOTO CLUB NA PRIMEIRA DIVISÃO DO FUTEBOL MARANHENSE”. Sim, amigo, porque tanto quanto o resultado de Viana X Chapadinha, o do Moto X Santa Quitériaa, crescido da primeira e grande armação do conselho arbitral para acriação dessa segunda divisão, ambos são suspeitíssimos. Gostaria de ver alguém da mídia local repassar isto para a imprensa nacional. Conto com você porque acredito ser idôneo, mesmo sendo torcedor do Moto, e falar a verdade para todos no Brasil, inclusive acrescentando os detalhes do jogo do Moto e a grandiosíssima despedida de um craque do futebol internacional – o “JOVIAL” prefeito da SANTA QUITÉRIA para que todos vejam, com isenção, o que vem ocorrendo no Maranhão e não receber apenas parte da verdade, pois esta bagunça foi criada bem antes quando todos venderam a alma ao diabo e permitiram esta falsa segunda divisão de futebol de um estado (o mais pobre da federação junto com Alagoas)que sequer possui uma primeira divisão de respeito.

  9. Moto de Coração

    a noticia sobre a armação tb é primeira página do site uol

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2009/10/16/ult59u202269.jhtm

  10. TORCEDOR

    FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO

    E MAIOR CULPADA DISSO TUDO CHAMA-SE FMF, QUANTOS E QUANTOS ANOS A FMF
    FAZ ESSE TIPO ARAMAÇÕES CONTRA OS TIMES DO INTERIOR, SÓ QUE QUANDO
    ACONTECE COM TIMES DO INTERIOR, NEGUINHO FAZ VISTAS GROSSAS, MAS EXISTE
    UM DITADO QUE DIZ, QUEM PLANTA A SEMENTE DO MAL COLHE O FRUTO TAN BÉM
    E A PROVA DISSO TAÍ

  11. Junior C

    COMO DIRIA BORIS CASOY: “ISSO É UMA VERGONHA!”. OS 4 TIMES QUE ESTAVAM NESSA PALHAÇADA DEVERIAM SER SUSPENSOS DO FUTEBOL POR 2 OU MAIS ANOS. ISSO NÃO EXISTE, COMO QUE UM TIME NÃO JOGA, NÃO DISPUTA UMA BOLA, E NA MAIOR CARA DE PAU DEIXA O TIME ADVERSÁRIO PASSEAR EM CAMPO? ATÉ MEU FILHO BRIGARIA EM CAMPO PARA NÃO PERDER.
    É POR ISSO QUE O “FUTEBOL” MARANHENSE, SE É QUE POSSO CHAMAR ISSO DE FUTEBOL, ESTÁ NO FUNDO DO POÇO.
    CBF, ABRE O OLHO!

  12. Shiverson

    VERGONHOSO, sem mais …

  13. Bruno

    Ow, que cara de pau!!!!!! Nao precisa nem investigar, é só olhar a “migué”dos zagueiros hahahhahhha Tava igual final de pelada!! Só rindo mesmo hehhehe

  14. Cesar Castro

    Meu caros, provavelmente a armação ocorreu, mas não adianta ficar falando só disso, pois o Moto foi incluído as pressas na segunda, alteram regulamento, fizeram um auê, para colocar o Moto novamente na primeira no ano que vem, os menores apenas fizeram como forma de protesto, se beneficiam o Moto, ou qualquer outro grande, porque não o fazem também com os pequenos, a vergonha maior não foi o acordo dos clubes e sim o da Federação com o Moto.

  15. Pedro sousa

    O MOTO ESTA APENAS TOMANDO DO PRÓPRIO VENENO, ASSIM COMO O SAMPAIO E MAC TAMBÉM, OS DIRIGENTE DO FUTEBOL MARENHENSE SÃO OS PRINCIPAIS CULPADOS POIS MUDAM CAMPEONATOS E DATAS DE JOGOS ENTRAM E TAPETAO SEMPRE PARA FAVORECER OS TIMES DA CAPITAL, ESSA SEGUNADA DIVISÃO SOMENTE ERA PRA SER DISPUTADA ANO QUE BVEM, JÁ QUE O MOTO FOI REBAIXADO ESSE ANO DA 1º DIVISÃO, ESSE DIRIGENTES MASCARADOS QUE ENGULAM DO PROPRIO VENENO POIS DEVIAM RESPEITAR OS DEMAIS TIMES DO FUTEBOL MARANHENSE QUE É BEM SUPERIOR EX: JV LIDERAL QUE HÁ POUCO TEMPO SE PROFISSIONALIZOU E VEM FAZENDO UM TRABALHO DE BASE EXELENTE SEM PRECISAR DE FEDERAÇÃO DE CORRUPTOS PARA FAVORECER RESULTADOS… COM DIZ O MARADONA… CHUPA! CHUPA! CHUPA!

  16. Pedro sousa

    O MOTO ESTA APENAS TOMANDO DO PRÓPRIO VENENO, ASSIM COMO O SAMPAIO E MAC TAMBÉM, OS DIRIGENTE DO FUTEBOL MARENHENSE SÃO OS PRINCIPAIS CULPADOS POIS MUDAM CAMPEONATOS E DATAS DE JOGOS ENTRAM E TAPETAO SEMPRE PARA FAVORECER OS TIMES DA CAPITAL, ESSA SEGUNADA DIVISÃO SOMENTE ERA PRA SER DISPUTADA ANO QUE BVEM, JÁ QUE O MOTO FOI REBAIXADO ESSE ANO DA 1º DIVISÃO, ESSE DIRIGENTES MASCARADOS QUE ENGULAM DO PROPRIO VENENO POIS DEVIAM RESPEITAR OS DEMAIS TIMES DO FUTEBOL MARANHENSE QUE É BEM SUPERIOR EX: JV LIDERAL QUE HÁ POUCO TEMPO SE PROFISSIONALIZOU E VEM FAZENDO UM TRABALHO DE BASE EXELENTE SEM PRECISAR DE FEDERAÇÃO DE CORRUPTOS PARA FAVORECER RESULTADOS… COM DIZ O MARADONA… CHUPA! CHUPA! CHUPA!

  17. João Carlos

    Mas o blogueiro não explanou a sua ideia sobre o ocorrido.

  18. João Carlos

    Ainda perguntam porque nosso futebol não vai p/ frente.
    Saudações Bolivianas.

  19. Carlos José

    Na terra do Sarney tudo pode. Lá isso é normal.

  20. Gean Carlos

    E quem é que espera o contrário dessa inusitada e escandalosa FMF.

    Por que não propagam nos noticiários nacionais que o MA é o único Estado da federação em que um time dispute uma competição de acesso no mesmo ano em que foi rebaixado?

    Por que não alardeiam que somente no MA um time campeão perderia lugar para o vice caso não houvesse intervenção do STJD?

    Essa FMF é, ela sim, uma vergonha para o Maranhão.

    Regulamentos escusos cheios de vícios e favorecimentos aos times da capital. Por isso, os times maranhenses estão no lugar que merecem: Série D.

    Não adianta empurrar o lixo pra debaixo do tapete.

    E esse Geografia querendo posar de “moçinho”, toma vergonha na cara que já é mais do que hora pela sua idade!

  21. Ernesto Batista

    Caramba!!!! Que Escândalo!!! Só uma pessoa muito tansa para ver que isso não foi uma armação. O homem da mala preta apareceu lá???? A CBF tem que fazer alguma coisa, porque se depender da FMF, tenho certeza que tudo vai acabar em pizza.

  22. Cleto Louza

    Escandalo Zeca, é o arbitro marcar quatro
    penalty para o Moto.

  23. carlos

    Só esquerceram de falar que o chapadinha era o lider e tinha condições de se classificar, já estão comecando a manipular irformações para beneficiar o moto e não falaram de nada do jogo de são luis, pq não falaram do prefeito de 52anos jogando e etc, que futebolzinho nogento.

  24. Ozires

    Fico muito triste com o que aconteceu.
    Sou paraíbano, mas acredito que o que aconteceu desmoraliza todos os estados em que o futebol não têm tanta força quanto no Rio e São Paulo.
    Também creio que os responsáveis pelo futebol maranhense tem alguma culpa ao forçar a volta do Moto no mesmo ano que ele caiu.
    De certa forma todos saímos perdendo, até mesmo os de outros estados.

    Infelizmente a falta de ética vai se alastrando em todos os setores do país e fico muito preocupado com o que acontecerá ao futuro de um país que perde os princípios.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: