“Nada anormal”, diz árbitro

0comentário

Quatro pênaltis em um jogo, 11 gols no outro, e tudo normal para o chefe da comissão de arbitragem da Federação Maranhense de Futebol. Os resultados da última rodada da Série B do Campeonato Estadual repercutiram no mundo inteiro pela forma que foram construídos, mas os responsáveis pela condução das partidas garantem: tudo aconteceu de forma natural.

Lucas Lindoso, chefe da comissão de arbitragem, isentou o árbitro Edílson Santiago Cardoso de culpa pelos 11 a 0 do Viana sobre o Chapadinha. Apesar da passividade diante da velocidade dos nove gols marcados nos nove minutos finais, o dirigente garante que nada poderia ser feito.

– A arbitragem foi normal. Se pegarmos as fitas, foi tudo tranquilo. Agora, a possível armação foi acertada entre as equipes, se é que aconteceu. Dentro das quatro linhas, a regra foi aplicada. Ninguém praticou o antijogo nem teve conduta violenta. Nos 11 a 0 todos os gols foram legais. Mas é possível perceber que os jogadores entregam a bola deliberadamente. Até 4 a 0 eles estavam jogando bola. Ficou difícil. Se fosse desde o início caberia intervenção, mas foi bem no finzinho. Foi tudo muito rápido.

Para reforçar a integridade do quarteto de arbitragem, Lindoso até revelou um fato curioso: a existência de mais um gol, anulado pelo atacante do Viana estar em posição de impedimento.

– Inclusive, teve um 12º gol, que foi anulado. Causou até confusão.

Procurado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, Edílson Cardoso não foi encontrado. Entretanto, em entrevista à Rádio Mirante, de São Luís, o árbitro se mostrou tranquilo diante dos fatos.

– Não teve nada anormal. Não vi nada de antijogo, apenas futebol.

A facilidade com que o Viana superou o Chapadinha, porém, está longe de ser a única polêmica no Campeonato Maranhense. Em termos de arbitragem, por sinal, o foco está no jogo entre Moto Club 5 x 1 Santa Quitéria. Na partida, quatro pênaltis foram marcados, o que, de acordo com os jogadores do Chapadinha, causou revolta e gerou o “protesto” inusitado.

Três penalidades máximas foram assinaladas a favor do time da casa, aos 42 do primeiro tempo, aos 36 e 45 do segundo, este último desperdiçado. Já o Santa Quitéria teve um pênalti a seu favor aos 33 da segunda etapa.

Para Lucas Lindoso, mais uma vez, o árbitro não teve influência direta no episódio. O dirigente, no entanto, confessa que algo estava fora do normal no ato das infrações.

– Foram todos pênaltis normais. Sempre mando observadores para os jogos. Foram todos pênaltis corretos. Mas também dá para ver que alguns foram cometidos de forma premeditada. A arbitragem cumpriu o seu papel.

O árbitro Robson Martins Ferreira, que faz parte do quadro da CBF, também se pronunciou e se mostrou surpreso com os questionamentos sobre a partida.

Cahê Mota, Globoesporte.com

Sem comentário para "“Nada anormal”, diz árbitro"


  1. Luciano

    Talvéz o nobre árbitro não tenha culpa, mas não é normal agurdar 30 minutos para iniciar a 2ª etapa ou é? – sei lá! nesse paós não existe nada de anormal: atos secretos no senado, dança de cueça, matança de inocentes no Rio de Janeiro………e por fim 11(ONZE) Goooolllssss(grita aí Galvão Bueno) gogogogogogogogogogogogogogogogogogogogogogogogogogogogolllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll) em 09m(nove minutos). Eu acho que eu atravessaria o campo fazendo o perímetro no mesmo horário.

  2. CARLOS ALBERTO RODRIGUES

    Essa foi a uma das poucas pessoas sensatas. Agora uma sugestão, colquem essa PORCARIA de uma vez por todas é tudo q vc quer Zeca. Parabens pela brilhanate campanha difamatória contra o viana e chapadinha

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: