Há 25 anos, o Sampaio lançava a ‘moda do beijo’

11comentários

De acordo com o site da Revista SuperInteressante, os primeiros registros de um beijo são datados de, aproximadamente, 1.200 a.C. No entanto, o beijo ficou marcado no futebol maranhense e nacional exatamente no dia 10 de novembro de 1984 e tudo graças ao Sampaio Corrêa. Isso porque, a cada gol que o Tricolor marcava, seus jogadores comemoravam de uma maneira um tanto quanto inusitada: com beijos.

Eram beijos no rosto, na mão e até nas chuteiras. O fato curioso virou notícia no Globo Esporte, na época apresentado por Léo Batista. Na ocasião, a reportagem foi anunciada como o lançamento da “moda do beijo”.

Tudo começou durante a partida entre o Sampaio e o Tupã em 1984. Ao marcar um dos gols do Tricolor na vitória por 6 a 2, Joãozinho viu seu companheiro Bimbinha beijar suas chuteiras. Na partida seguinte, contra o Moto Club, Renato fez a alegria dos bolivianos ao marcar dois gols. Resultado: o jogador foi beijado duas vezes. Na primeira, Joãozinho o beijou na testa e, na segunda, foi a vez de Gilvan beijar o goleador Tricolor no rosto.

Mas quem pensa que a onda “beijoqueira” no Sampaio Corrêa havia terminado se enganou. No jogo posterior, contra o Tupã novamente, Gilvan ganhou como recompensa dois beijos de seus companheiros. E como beijar havia se tornado as comemorações do Tricolor, nada melhor do que ouvir os “beijoqueiros”.

Explicações

Para Gilvan, não havia motivos para tanto espanto, uma vez que os beijos eram somente na mão, no rosto ou na testa.

– Ela [namorada] não pode dizer nada, porque é um beijo na mão, na testa e isso não quer dizer nada. Se fosse na boca… Mas isso não tem nada a ver – disse.

Joãozinho, o primeiro a ser beijado pelos companheiros, disse que os beijos dependiam da importância do gol. Porém, ao ser questionado sobre onde seria o beijo se um companheiro marcasse um gol em uma final, Joãozinho explicou que se o gol valer pelo título, vale até beijar na boca.

– O próximo beijo eu ainda vou escolher, porque vai depender do gol que a rapaziada fizer. Se for um gol muito emocionante, quem sabe onde pode acontecer o beijo. Se for pelo gol do título vale [beijo na boca] – revelou.

O mais engraçado na reportagem exibida é que alguns torcedores tricolores garantiram que também beijariam na boca dos jogadores se os atletas fizessem gols contra o Moto Club. Isso que é rivalidade!

Taça Cidade

E como não poderia deixar passar, domingo tem a decisão da Taça Cidade entre Sampaio e Iape com transmissão ao vivo da Rádio Mirante AM. O Tricolor precisa de apenas um empate para ser campeão. Sorte dos jogadores que entrarão em campo no domingo, que a moda do beijo não colou. Já pensaram se a moda pega?

Veja a reportagem do Globo Esporte, em 1984:

Texto: Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

11 comentários para "Há 25 anos, o Sampaio lançava a ‘moda do beijo’"


  1. Tímon ressuscitado.

    Paulo, não nasci agora tanto quanto você parece já ter morrido amigo, faz muito tempo, para a moral e a ética, pois advoga a favor de rudimentos anãs que frutificam na mente de indoutos. Agora, quanto aos Flamengos e Vascos da vida atiraste no escuro e erraste o alvo, pois está aqui justamente quem é contra as paixões vertidas na direção dos alienígenas. Contudo, nem todo mundo tem conteúdo moral e educação necessários para protestar contra coisinhas desse naipe. Leia mais amigo, pois certamente entenderá o que disse, voltando-se aos nossos grandes autores como os citados acima – vem deles acusações do mesmo porte e são eles que figuram como elementos da nossa história, monumentos preservados em praças.

  2. torcedor

    CALMA GENTE! ISSO FOI SÓ UMA HOMENAGEM AOS BOLIVIANOS.

  3. Paulo César

    O Moto Club morreu e deixou uma legião de órfãos ilustres da imprensa como seu: Zeca Soares, Edivan Chorão Fonseca, Jorge Aragão, Gilson Rodrigues, Zé Raimundo e outros. Moto descanse em paz um dia você vai ressuscitar.

  4. rossini

    ENQUANTO ISSO, NA SALA DE NECROTÉRIO, JAZ UM MOTO.

  5. Paulo

    Esse tal de timon ressuscitado deve ter nascido agora e não sabe como a repercussão dessa matéria foi positiva para o nosso futebol naquele ano. Você é desses maranhenses idiotas que só acham graça se vier lá de Flamengo, Vasco etc.

  6. Paulo

    Desse vídeo eu só me lembro dos 2 X 1 de virada em cima do Moto Club. Descanse em paz Motão, Ah só para corrigir Zeca o meio campo desse time era Meinha, Mateus e Beato e não Meinha, Mateus e Raimundinho, no qual o Gilson falou hoje no seu programa.

  7. Tímon ressuscitado.

    Este tipo de matéria põe em dúvida não a masculinidade dos jogadores, mas a capacidade jornalística de quem deveria buscar matérias que nutriissem efeito positivo na mente de uma sociedade doente a atrasada como a maranhense. Desculpe-me Zeca, mas acho que você tem muito mais a dar do que trabalhar coisinhas desse porte. Aliás, é de se esperar melhor conteúdo vindo de fonte bem informada. Por favor, não repita tal coisa, a não ser que queira fazer coro às baixarias da nossa histórica decadente sociedade da outrora ATENAS brasileira, mesquinha e corrupta, fonte de execração de sábios como o padre Vieira e João Lisboa.

    RESPOSTA: NÃO VEJO A MATÉRIA COMO COISA DE BAIXO NÍVEL. FOI UM FATO PITORESCO QUE ACONTECEU E DECIDIMOS LEMBRÁ-LO. SEM A MALDADE QUE ALGUÉM POSSA IMAGINAR.

  8. alex

    Não vale censurar por besteira Zeca! Elas se beijam porque querem!!!!

  9. raimundo

    TANBÉM DIZEM Q OS BEIJOS ERAM COR-DE-ROSA….. RSRSRSRSRSR AH! AH! AH! AH! ……….

  10. Diogo

    De novo essa mesma reportagem?!?1 Isso é coisa de motense que não tem o que fazer e quer zuar de alguma forma pq teve um ano pifio, vamos atualizar com coisas mais interessantes, se td ano for aniversário do beijo entre jogadores do sampaio viu, vou te contar.

  11. Paulo

    Um belo time deixaram saudades

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: