E a Federação é inocente?

9comentários

O procurador do Tribunal de Justiça Desportiva, Hugo Leonardo Veiga da Silva ofereceu denúncia à Segunda Comissão Disciplinar sobre o escândalo da armação de resultados na 2ª divisão do Campeonato Maranhense.

O procurador pede a eliminação do Viana e Chapadinha, a punição ao Moto por atraso de jogo e sua desclassificação alegando que a participação do clube na 2ª divisão deste ano feriu o Estatuto do Torcedor, além do árbitro Edilson Santiago Cardoso que pode pegar um “ganchinho” de 30 dias, apenas. Quem ficou bem na fita foi o Santa Quitéria: 100% inocente, apesar de lançar o prefeito-cartola-jogador Manin Leal, de 52 anos, na partida contra o Moto.

Bem, o que chama atenção é a punição ao Moto que segundo o procurador não poderia ter disputado a Segundona. Por esta decisão do procurador, entendo que nada disso teria acontecido se a participação do Moto tivesse sido questionada antes mesmo da bola rolar. A pergunta que faço é: como fica a situação da Federação que legitimou a participação do seu afiliado através da reunião do Conselho Arbitral? Ela não tem culpa no cartório também? Será que o Moto, sozinho, decidiu participar da 2ª divisão e pronto? É assim que as coisas funcionam em nosso futebol?

Não vale afirmar que isso é questão batida. Se fosse, os relatórios das duas comissões (FMF e TJD) que apuraram o escândalo não apontariam claramente a participação decisiva da Federação ao reunir os seus afiliados e aprovar a participação do Moto na 2ª divisão através da virada de mesa do Conselho Arbitral.

Sinceramente não entendi e acredito que os torcedores também não. Espero que a Justiça Desportiva nos dê essas respostas o quanto antes. Caso contrário, tudo acabará, como já disse aqui numa grande pizza.

9 comentários para "E a Federação é inocente?"


  1. alex

    Tem ex-diretor comentarista completamente frustrado que quer se vingar do moto de tanta taca que tomou!

  2. Vitorioso

    Bem ,

    Ja que a justiça Desportiva do Estado foi omissa em relação as irregularidades da 1* divisão ,que foram muitas , caberia ao Moto Club ter entrado com ação para anulação do campeonato 2009 (1* divisão) , argumentos jurídicos não faltam …….e não participar irregularmente da 2* divisão deste ano . Pra mim seria o caminho legal e + fácil de retornar a elite do futebol no ano que vem .

    A torcida Maranhense continua aguardando que a justiça desportiva do Estado moralize o nosso futebol , porém, não é só remendo na Serie B ……eu ainda acho que o TJD deveria anular a Serie A 2009 , por conta das irregularidades que feriram o Estatuto do Torcedor e o regulamento da Competição .

  3. giscard nunes

    qual ação? de q tribunal vc ta falando,aqui tem tribunal?

  4. ZE CARLOS

    ZECÃO, CADÊ O POSTER DOO BOLIVÃO, AS IMAGENS DO TIME LEVANTANDO A TAÇA?

    QUANDO NÓS BOLIVIANOS COMENTAM QUE VOCÊ E O EDVAM FRUSTADO PELA SITUAÇÃO DO MOTO E TENDENCIOSA.

    VOU TE LEMBRAR, REVIRE SEUS ARQUIVOS E VEJA O TAMANHOOOOOOO DA NOTICIA QUANDO O MOTO FOI CAMPEÃO E JV,

    E O SAMPAIO POR INVEJA, UM SIMPLES PERSONAGEM DO JOGO, AJA PELA RAZÃO ZECÃO.

    AGORA É MAIS UM CHORÃO, OS TRÊS COITADOS: ZECÃO, EDVANZÃO E PEREIRINHÃO ahhhhhhhhh!!!

    FUI!!

    RESPOSTA: NÃO FALE BOBAGEM ZÉ CARLOS, ESTAVA DOENTE E PEDI AO COLEGA PAULO JR. QUE FIZESSE A MATÉRIA PARA O BLOGO E ALIÁS, MUITO BEM FEITA.

  5. FRANCISCO GAGLIANONE

    O PROCURADOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO MARANHÃO ESTÁ CERTISSIMO, MUTO BEM…PALMAS PARA O SENHOR PROCURADOR, FINALMENTE ALGUEM COM A NECESÁRIA LUCIDEZ ESTÁ REPARANDO UM ERRO, QUE COMEÇOU COM AQUELA ABSURDA REUNIÃO DO CONSELHO ARBITRAL, PASSANDO PELO TAL ABAIXO ASSINADO QUE TEVE A ASSINATURA DE FIGURINHAS CARIMBADAS DA IMPRENSA ESPORTIVA MARANHENSE E QUE NÃO EXISTE COMO ORDENAMENTO LEGAL EM NENHUM CÓDIGO DESPORTIVIO DO MUNDO. O TRIBUNAL DESPORTIVO REALEMENTE ERROU EM NÃO HAVER SE PRONUNCIADO NA ÉPOCA PRÓPRIA, MAIS NÃO É POR ISSO QUE SE DEVE PERMANECER NO ERRO.
    OS CLUBES DEVEM SER PUNIDOS…OS ATLETAS NÃO.. ESSES SÃO UNS COITADOS!!! O MOTO DEVE DISPUTAR A SEGUNDONA EM 2010 E VOLTAR EM 2011. E VOCÊ MEU CARO AMIGO ZECA SOARES, TIRE A CAMISA DO MOTO E TORÇA PARA A MORALIDADE E CONSEQUENTE ASSEPSIA DO FUTEBOL MARANHENSE PARA QUE ELE VOLTE A TER O MINIMO DE CREDIBILIDADE.

    RESPOSTA: NÃO ESTOU VESTINDO CAMISA DE CLUBE ALGUM. TENHO ACOMPANHADO TODOS OS FATOS DESDE INÍCIO AQUI E ISSO É UMA COISA QUE VOCÊ E NEM NINGUÉ PODE COBRAR DE MIM. ADEMAIS NÃO FAÇO PARTE DA JUSTIÇA DESPORTIVA QUE É QUEM VAI DEFINIR TUDO. VOU CONTINUAR DIVULGANDO TODOS OS FATOS COMO SEMPRE FIZ.

  6. Vitorioso

    Zeca,
    Com todo respeito que tenho a Vc e ao seu blog , gostaria de utilizar este espaço pra fazer indagações que os torcedores Maranhenses tem junto a JUSTIÇA DO FUTEBOL MARANHENSE .

    Eu sei que o presidente do TJD ler este blog , então como torcedor eu gostaria de fazer 3 perguntas a ele e ja dar mnha opinão sobre cada uma delas , porém gostaria de ouvir o parecer do orgão compeente (TJD) :

    Dr. José Rbamar Marques ,

    1 – O REGULAMENTO da Serie A DO ESTADUAL 2009 não FOI MODIFICADO ??? –
    Pra mim foi , pois o JV foi burlado e lhe foi tirado o direito de decidir o 1* turno em casa , conforme estava previsto no regulamento , além de ter sido mudado o regulamento do campeonato sem concenso do conselho arbitral .

    2 – O ESTATUTO DO TOCEDOR NÃO FOI DESCUMPRIDO NA SERIE A 2009 ???? –
    Pra mim tambem foi ….Alteraram a tabela a revelia ,sem cumprir os prazos da lei do Estatuto do torcedor .

    3 – A FMF NÃO DESRRESPEITOU VOSSA SENHORIA E A INTITUIÇÃO A QUAL VC DIRIGI ( TJD ) na Serie A 2009 ??? –
    Foi noticiado na imprensa que a FMF Descumpriu ordem judicial da entidade da justiça esportiva do Estado qdo da realização de uma partida. Quem não lembra daquele jogo que a FMF ñ realizou mesmo com ordem do TJD , na oportunidade o TJD até abriu um processo contra Alberto Ferreira,

    Resumindo : Na Série A 2009 do Estadual DESRRESPEITARAM O ESTATUTO DO TORCEDOR, O REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO E a JUSTIÇA ESPORTIVA DO ESTADO QUE VC DIRIGE . O TJD Não vai agir reparando estas irregularidades ??

    Diante destes epsódios creio que a justiça Desportiva deveria fazer justiça de forma generalizada e não apenas remendo na Serie B ………….. e as IRREGULARIDADES DA SÉRIE A 2009 ? É TRANSPARENTE PRA O TJD OU É UMA BRIGA QUE O TJD NÃO QUER COMPRAR ? , onde ficam as leis Federais de desportos neste estado e que o Sr. é responsavel em fazer cumprilas ? .

    Imagino que Se o TJD atuar apenas na Serie B não estará cumprido o seu papel DE AGIR COM JUSTIÇA e moralizar o Futebol Maranhense .

    Creio que o mais coerente para moralizar o futebol Maranhense seria ação do TJD no âmbito das 2 Divisões 2009 ( SERIE A e B).

    Com a palavra o Senhor Dr . Jose de Ribamar Marques.
    .

  7. ACR Motense

    Fizeram errado mesmo ao colocar o Moto pra disputar a segunda divisão no mesmo, mas já fizeram isso antes com outros times e ninguém falou nada, nem se anulou a competição, por quê? Porque nas vezes anteriores não aconteceu de dois times tentarem melar deliberadamente o campeonato. Vide exemplo do Comerciário, que foi rebaixado e disputou a B no mesmo ano.
    Falta dizer ao tal procurador que o campeonato que rebaixou o Moto também feriu o Estatuto do Torcedor, devido à mudança do regulamento às vésperas da competição sem observar o prazo mínimo definido em lei.
    Volto a insistir: O Moto não deveria disputar a B neste ano, mas já que disputou tem direito de lutar pela vaga na divisão principal do maranhense.

  8. marcio roberto

    a federação e culpada sim porque,primeiro o moto não era para participar da segunda divisão esse ano,o moto clube e um time iqual aos outros ,todos os time tem o mesmo direito ,a diferença e que o moto tem mais tradição,e mas conhecido nacionalmente,e é um clube da capital (coisa que a federção prevalesse),
    o viana não tem culpar de nada se tem alquem que teve ser punido e o chapadinha,por deixar de ser um time profissional no campo e direspeitando o futebol maranhese.
    a federação so ta olhando o jogo do viana ,e o jogo do moto aqui na capital? varios penalti em pouco tempo,e deu uma goleada no time do santa quiteria

  9. Bruno Alves

    A FMF inocente? fala sério. A confusão em todo o campeonato foi culpa dela que colocou o Moto logo na segunda divisão pra ver se ele ia conseguir subir, ai já começa a culpa da FMF
    Outra já estão querendo fazer a segunda divisão no primeiro semestre pro Moto tentar subir e disputar a primeira divisão o segundo semestre, nuca vi isso na minha vida

    Não sou maranhesnse, mas resido aqui desde os 9 anos e sou apaixonado pelo futebol, mas apesar de tudo isso torço pelo futebolmaranhense melhorar. Enquanto não trocarem a direção dessa FMF e os diretores dos clubes sinto muito, vai ficar tudo como está.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: