Troféu Mirante Esporte 2009

0comentário

trofeu101109capaUma bela festa para homenagear os atletas que se destacaram durante 2009. A solenidade de entrega do Troféu Mirante Esporte, que ocorreu na noite desta quarta-feira (9), no auditório do Teatro Zenira Fiquene, localizado na Faculdade Atenas Maranhense (Fama), no bairro do Turu, contou com a presença de jornalistas, técnicos, dirigentes esportivos, autoridades, e, é claro, dos atletas que, assim como nas competições oficiais, chegaram ao teatro cobiçando os prêmios da noite.

No entanto, o Troféu Mirante Esporte proporcionou mais do que uma simples disputa para ver quem era o melhor atleta do ano. Proporcionou, sim, reconhecimento àqueles que, durante todo o ano, se dedicaram em treinamentos árduos para que marcas fossem alcançadas e quebradas. E o resultado: a vitória estampada no rosto de cada atleta maranhense.

Mesmo que muitos digam que todos os 62 atletas participantes já eram campeões por estarem disputando o Troféu Mirante Esporte 2009, os “competidores” queriam mais. Queriam vencer mais uma competição neste ano cheio de glórias para o esporte do Maranhão. E foi Felipe Cunha o grande premiado da noite.

O nadador, de 17 anos, levou para casa dois troféus. O primeiro foi o de melhor nadador maranhense, em que ele concorreu com Lorena Pinheiro e Lucas Brito. Se um troféu já seria muito bom, o que dizer da segunda conquista de Felipe na noite? Ele simplesmente foi eleito o melhor atleta do ano, de acordo com o júri oficial e, de quebra, vai expor, em sua estante de conquistas, o mais cobiçado prêmio do Troféu Mirante Esporte. Vale lembrar que, em 2008, Felipe Cunha já havia sido premiado na mesma categoria.

– É muito bom ver que os resultados do ano passado se mantiveram neste. Fico feliz em ver que mantive um padrão de um ano para o outro. Mesmo assim, quero continuar a me destacar – disse ao Imirante Esporte.

Mesmo tendo um grande potencial para se tornar um atleta olímpico, Felipe Cunha, que já foi campeão brasileiro em dez oportunidades, mantém os pés no chão e já sonha com a olimpíada, mas a da Juventude, que serão realizadas em 2010.

– Olimpíadas primeiro as da Juventude no ano que vem. Tô mais preocupado com a competição que será realizada em Cingapura. Depois, eu vou pensar nas Olimpíadas de Londres, em 2012 – finalizou.

O carateca Ranney Ribeiro foi eleito o melhor atleta por meio do voto popular.

A cerimônia

Mas não foi somente Felipe Cunha o destaque da noite. Outros 20 atletas subiram ao palco para receber seus respectivos troféus. A cerimônia de premiação começou com o músico Chiquinho França tocando o hino nacional brasileiro.

Em seguida, foi a vez de Janaína Bordalo e Marco Aurélio, ambos apresentadores da TV Mirante, apresentarem o Troféu Mirante Esporte 2009 ao público, mostrando como é feita a escolhas dos melhores do ano. Para se ter ideia, as federações maranhenses de todos os esportes indicam seus três principais atletas. Em seguida, há a votação pela internet, por meio do Portal Imirante.com e por um cupom que poderia ser obtido no jornal O Estado do Maranhão.

Após a apresentação, Fernando Sarney, representando o Sistema Mirante, parabenizou todos os atletas maranhenses que disputavam o Troféu Mirante Esporte e destacou o papel da empresa em valorizar o esporte local. Segundo Fernando Sarney, o “Sistema Mirante não irá medir esforços para a valorização do esporte no Maranhão”.

Na sequência do destaque sobre o esporte no Estado, chegou o momento da tão aguardada premiação. Janaína Bordalo e Marco Aurélio trataram logo de chamar ao palco os vencedores (você confere no final).

Além dos melhores em cada modalidade, o Troféu Mirante Esporte concedeu dois prêmios a personalidades esportivas. O primeiro foi para José Carlos Moreira (Codó), o homem mais rápido do Brasil com o tempo de 10s15.

Já o segundo homenageado da noite foi o professor José Henrique de Azevedo (Mangueirão), que não pôde comparecer por estar em Minas Gerais. Ele foi representado pelo filho e pela esposa.
A Federação Maranhense de Natação recebeu o troféu de federação destaque. Ao receber o troféu, o professor Alexandre Nina enalteceu a paixão pelo esporte.

– A gente faz esporte porque ama. Aqui no Maranhão, temos muitos atletas que podem se tornar olímpicos. Por isso, temos que continuar acreditando – disse.

Confira os atletas premiados no Troféu Mirante Esporte 2009:

Atletismo: Larissa de Sousa
Badminton: Wilson Soares
Basquete: Renata Lima
Beach-soccer: José Ueudson Silva (Eudin)
Capoeira: Giovani Carvalho
Ciclismo: José Ismael dos Santos
Futebol: Jouberth Filho (Jouberth)
Futebol de salão: Oslean Ribeiro
Ginástica: Katreen Serra
Handebol: Tenório Júnior
Judô: Dayanne Ferreira
Karatê: Solangy Aragão
Kart: Marcelo Medeiros
Natação: Felipe Cunha
Surfe: Amauri Oliveira
Tênis de mesa: Jaynara Macedo
Tênis de quadra: Jéssica Brito
Tiro esportivo: Francisco Guilherme Farias
Triathon: Bruno Lobo
Vôlei: Daniele Fernandes
Xadrez: Nicolau Leitão

 

Por Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Sem comentário para "Troféu Mirante Esporte 2009"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: