Caso Barilari

2comentários
nilson-zunino-presidente-do-avai-1268788702462_300x300
Nilson Zunino, presidente do Avaí-SC

Uma suposta oferta de combinação de resultados na Série B de 2008 veio à tona nesta semana em Santa Catarina. Após revelação do Jornal do Meio-Dia, da Ric/Record, de que um ex-árbitro, Eduardo Cristaldo Barelari, teria tentado vender vitórias ao Avaí no campeonato daquele ano, o presidente do clube, Nilson Zunino, veio a público para dar sua versão ao tema.

Em entrevista coletiva, o cartola revelou que foi interpelado em 2008 por um suposto ex-juiz da Federação Maranhense por meio de mensagens de celular, antes mesmo de o campeonato começar. “No começo, pensei que fosse uma piada. Como a coisa prosseguiu, levei o caso à Federação [Catarinense de Futebol]”, contou Zunino.

De acordo com o presidente, foram cerca de 40 torpedos, que ofereciam ao Avaí as vitórias na Série B, cobrando entre R$ 10 mil e R$ 15 mil. Em alguns deles, Barelari fazia ameaças, apontando jogos de outras equipes onde o acordo não teria sido aceito. “Veja o que aconteceu com aquela equipe, não quis o acordo, se deu mal”, era o conteúdo de uma das mensagens.

Diante das supostas ofertas de combinação de resultado, o dirigente teria procurado a Federação Catarinense, que levou a denúncia à CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Esta, por sua vez, teria encaminhado o caso à Comissão Nacional de Arbitragem, cujo diretor Sérgio Corrêa solicitou a intervenção do Ministério Público Catarinense, que investiga o caso há dois anos.

O processo corre em segredo de Justiça. Segundo o promotor Abel Antunes de Melo, ligações telefônicas monitoradas pela Justiça identificaram o ex-árbitro Eduardo Cristaldo Barelari como sendo a pessoa que teria oferecido os resultados ao Avaí.

Já Zunino diz que as denúncias não foram abertas à imprensa na época dos fatos para não prejudicar as investigações. O presidente contou que começou a receber mensagens pelo celular ainda no início de 2008, antes mesmo de o campeonato começar. Naquele ano, o Avaí foi terceiro colocado da Série B, subindo para a elite do Campeonato Brasileiro.

Ideia era prender o suspeito

barilari1004008
Eduardo Barilari, ex-árbitro da FMF

O promotor Abel Melo revelou nesta segunda-feira que, na sequência das investigações, um servidor da Justiça se fez passar por dirigente do Avaí. As conversas foram gravadas, mas o conteúdo não foi revelado. O ex-árbitro Barelari será processado por crime de extorsão e também responderá na Justiça desportiva, podendo ser banido do esporte.

Para Zunino, o ex-árbitro apontado como autor das mensagens não tem ligação com os árbitros que trabalharam durante o campeonato. “Acredito que era um blefe. Se o time vencesse, ele recebia. Se perdesse, ficava por isso mesmo”, avaliou.

Segundo o presidente do Avaí, o Ministério Público pretendia marcar um encontro com Barelari em Florianópolis e prender o ex-árbitro ainda no Aeroporto Hercílio Luz, mas as informações acabaram vazando numa entrevista concedida por uma pessoa ligada à CBF a um canal de TV a cabo.

De acordo com o “Jornal do Meio-Dia”, o ex-árbitro teria oferecido facilitar a partida entre Avaí e Fortaleza, pela Série B, em 2008, jogo que terminou empatado por 2 a 2.

Zunino, no entanto, disse que não houve oferta a uma partida específica, já que as mensagens se estenderam por cerca de um mês, ainda no começo da competição. “Espero que esse comportamento nefasto seja expurgado do futebol. Jamais o Avaí iria compartilhar dessa sujeira”, afirmou o dirigente.

Róbinson Gambôa, do Uol Esporte

2 comentários para "Caso Barilari"


  1. Marcelo

    A denúncia de 2010 fou punida em agosto de 2008. Ler extrato do texto publicado no site do STJD

    08/08/2008 – 23h32 – Site Justiça Desportiva

    José Geraldo Azevedo

    O ex-árbitro Eduardo Cristaldo Barilari foi suspenso por três anos
    nesta sexta-feira, dia 8 de agosto, pela Quarta Comissão Disciplinar
    do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ex-integrante do
    quadro de arbitragem da Federação Maranhense de Futebol, ele foi
    denunciado pela Procuradoria do STJD por tentativa de extorsão. Com a
    pena, o ex-árbitro só poderá voltar a exercer qualquer atividade
    relacionada ao futebol após esse período.

  2. Delmar Júnior

    Caro, leitores!!

    É uma pena que esse arbitro de futebol ainda não tenha sido expurgado da vida esportiva profissional ou até mesmo no amodorismo. Vale lembrar o episódio de Imperatriz, no jogo pelo Brasileiro da série “C” entre o Imperatriz e Chapadinha, em que gerou sua suspensão por seis meses.

    Mais uma vez, o fato narrado acima, vem demonstrar o caráter deste “arbitro” de futebol, devendo a Federação Maranhense de Futebol e Brasileira expulsá-lo de seus quadros.

    O esporte pede isso!!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: