Bomba!

0comentário

O sonho da maioria dos clubes brasileiros pode ser concretizado nos próximos meses. Pela primeira vez, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitiu nos bastidores que pode entregar a organização do Campeonato Brasileiro aos próprios clubes. Mas isso pode ter um preço: a presidência do Clube dos 13.

O recado foi dado pelo próprio presidente da entidade, Ricardo Teixeira, durante aclamação de Marco Polo Del Nero como presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), nesta segunda-feira, em São Paulo.
 
O mandatário da CBF teria dito aos clubes, que estaria disposto a deixar a organização do Nacional, caso os clubes apoiassem a candidatura de Kléber Leite ao Clube dos 13. Ele será o principal concorrente o atual presidente, o gaúcho e ex-presidente gremista Fábio Koff. 
  
Na ideia da CBF, caso o ex-presidente do Flamengo vença, seria criada uma liga de clubes, nos moldes da Liga Espanhola, Calcio (Itália) e Premier League (Inglaterra), que ficaria responsável por organizar a competição e discutir os contratos de patrocínio. A entidade ficaria responsável pela Seleção Brasileira e divisões menores.

A princípio as eleições do Clube dos 13 aconteceria em novembro deste ano, mas Koff decidiu antecipar para o próximo dia 12 de abril. O fato foi bastante questionado por Leite, que considerou falta de ética do concorrente, já que não teria tempo hábil para buscar apoio em todo o país.

Durante sua aclamação, Del Nero mostrou ser favorável a decisão da CBF em apoiar Kléber Leite. Num discurso enérgico, ele anunciou Kléber Leite, que foi bastante aplaudido pelos cartolas presentes.

Apesar disso, Del Nero parece não gozar de muito prestígio entre seus filiados, pelo menos nos bastidores. Isso porque Koff conta com nada menos que 16 votos entre os 20 membros. Corinthians, Cruzeiro e Vasco são os únicos que pendem para o ex-flamenguista. O Santos ainda não teria definido seu voto.

Mais sobre o Clube dos 13  

O Clube dos 13 tem sede em Porto Alegre e foi fundado em 11 de Julho de 1987 para defender os interesses políticos e comerciais dos 13 principais clubes do país, na época. Hoje já são 20 principais clubes de futebol do Brasil (entre eles todos os 17 campeões brasileiros).

O grande objetivo da entidada, quando da criação, era negocia os direitos de transmissão de campeonatos como o Brasileiro com as emissoras de rádio e TV. Também dialogaria com a CBF acerca das formas de disputa das competições nacionais.

Entre os clubes fundadores estão Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. Mais tarde, se filiaram à entidade Atlético Paranaense, Coritiba, Goiás, Guarani, Portuguesa, Sport e Vitória.

Agência Futebol Interior

Sem comentário para "Bomba!"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: