Beco sem saída

9comentários

Todo mundo sabe que domingo é dia de futebol. E faço questão de assinar a lista daqueles que cresceram acreditando nesta máxima. Mas, provocado ontem por um amigo tenho que admitir: não adianta continuar insistindo. O torcedor maranhense perdeu mesmo o interesse e a vontade de ir aos estádios aos domingos. acho que perdemos mesmo a batalha para a televisão.

Dei uma espiadinha no sábado na TV fechada. Como sou assinante do pacote do Brasileirão tinha até nove opções para escolher entre as Séries “A” e “B”. Ontem, outros sete jogos estavam lá à disposição dos telespectadores.

E confesso que parei para ver o futebol na TV. Por 90 minutos fiquei de olho no retorno do Ceará à elite do futebol brasileiro. Estava na torcida do Misael (ex-Moto Club e Sampaio) e do Ernandes (ex-Sampaio). E vibrei com a vitória do Vozão sobre o Flu.

Foi a comodidade de poder escolher um bom jogo de futebol que me fez ficar em casa ontem diante da TV. E confesso que vai ser complicado de agora em diante. O Brasileirão vai rolar até dezembro.

Não sei o que os clubes e a Federação vão fazer, mas alguma providência precisa ser tomada o quanto antes. Do jeito que está é que não pode ficar. Só posso dizer que, diante do momento em que estamos passando não dá para enfrentar essa concorrência desleal dos jogos na TV. Se a opção de clubes e Federação for essa, vamos continuar perdendo público nos estádios.

9 comentários para "Beco sem saída"


  1. Vitorioso

    Zeca,

    Como amante do futebol tambem assisto as series A e B pelo PFC (Sportv) , acompanho e torço sempre para times do Nordeste , ano passado vibrei muito e relembrei minha infancia/adolescencia ao ver o meu Campinense (PB) na serie B e o estadio Amigão lotado.

    O calendario da CBF objetiva a venda de pacotes do Brasileirão (Receita a TV ), então a serie B ocorre nas terças,sexta e sabado , enquanto que a serie A quartas, quinta e domingo, os campeonatos regionais acabaram pq os torcedores Nordestinos estavam cada vez + apaixonados por clubes dos seus Estados, em detrimento dos clubes do Sudeste (os campeonatos regionais no sudeste foi um fracasso) .

    Agora é o seguinte , ñ podemos nos abster de ir ao estádio em jogos locais (times Maranhenses) , senão vai acontecer exatamente o que os clubes dos 13 querem , eles querem que sejamos telespectadores deles e consumidores de camisas deles, assim geramos receita e audiencia só pra eles, enquanto nossos clubes ficaram cada vez + com menos publico e falidos . Eu ñ troco a emoção do estadio pra ficar vendo clubes dos outros na TV .

    O que precisamos é nos organizar-mos, vender melhor nossos campeonatos , ñ inaltecer os clubes do sul nem diminuir os nossos , não concordo em tirar o futebol do domingo pra ficar-mos dando audiencia pra clubes de outros Estados. Se isto ocorrer estaremos adimitindo nossa falencia e abrindo definitivamente espaço pra os clubes dos marqueteiros da TV Brasileira, da CBF e c dos 13 .

    .

  2. ACR Motense

    ANS Tricolor, faço minhas as suas palavras, então.

  3. ANS Tricolor (pq boliviano é quem nasce na Bolívia).

    ACR Motense, o Nojinho Santos não é protótipo de estádio não amigo, é lixo mesmo, encravado em uma favela, de ruas estreitas, sem lugar viável para estacionar carros, sem acesso decente, com carroças trafegando e despejando esterco pra todo lado, e por aí vai. Márcio Guedes (ESPN Brasil) faz chacota do NOJINHO, sendo, para ele, o pior dentro os estádios de miúdo porte, dentre as capitas federativas do Brasil. Como ele mesmo diz; ” O acanhadíssimo NHOZINHO SANTOS”, isto para amenizar. Mas saiba que os nossos cronistas o adoram. Também fazer o que: adoramos uma bagunça no Maranhão, merecemos os políticos que temos, igualmente todas as demais autoridades e administradores, inclusive do futebol. Em outro lugar, por exemplo, um alberto ferreira já estaria morto.

  4. ACR Motense

    A concorrência é desleal. Enquanto na TV fechada as pessoas podem assistir a grandes jogos, de grandes times, inclusive europeus, aqui o torcedor, que é tratado como lixo, tem que ir ao protótipo de estádio chamado Nhozinho Santos para ver o seu time jogar contra equipes, na maioria das vezes, sem a menor expressão. Isso tudo duas vezes por semana. É demais, ninguém aguenta.
    Além disso, o fato do futebol maranhense estar na famigerada série D do campeonato brasileiro apenas contribui para piorar a situação.
    No dia em que o futebol daqui for organizado e tiver um bom nível, pode deixar o jogo no domingo mesmo, que é estádio cheio, com certeza. Enquanto isso, acho que a melhor opção é o sábado. O fds está apenas na metade, o torcedor pode tomar aquela cervejinha gelada e ainda sair pra balada + tarde.

  5. HELY – DRAGÕES DA FIEL

    os comentarios 3 e 4 do Bolivia e do Alexandre falaram tudo.

    falta e organização, se tiver pode bota o jogo qualquer dia que temos publico.

  6. Alexandre

    É um ponto que precisa ser discutido e planejado, duas coisas que não existem no futebol do Maranhão.

    O futebol hoje, além de paixão nacional, é instrumento do neoliberalismo comercial.
    Noutros termos, o futebol passou a ser coisa pra gente grande, com organização, profissionalismo, propaganda e, como produto, boa prestação de serviço.

    Ao meu sentir, e já ensinaram grandes mestres da administação e das ciências jurídicas, quando uma empresa não é competitiva, tem tamanhas falhas e irregularidades, não deve nem haver a tentativa da sua recuperação, o melhor mesmo é a sua extinção.

    O que estou querendo dizer é que se o futebol do Maranhão não tiver o mínimo de organização, competitividade, honestidade, profissionalismo e vergonha na cara dos dirigentes, não haverá nada que possa levar o torcedor a campo.

    Não adianta tentar encontrar saída,,,tem futebol quase todo dia na TV e quando não, tem outros tantos esportes.
    Vale dizer ainda que, com o advento da TV digital, o seu dinamismo irá se maximizar, novos canais abertos irão surgir e o que vamos fazer? Marcar os jogos do campeonato maranhense nas madrugadas?

    Não há saída fora da profissionalização, da vergonha na cara, da organização, com compromisso etc.

    Não temos nem estádio decente em São Luís.

  7. Bolivia

    Não tem dessa de acabar o futebol aos domingo, o que precisa é ter um campeonato organizado, não uma competição criada pelo seu Geografia pra acomodar o vergonhoso futebol maranhense.

    Muitos me perguntam o que é essa Copa União? não dá nem pra explicar.

    Nós temos é que criar vegonha na cara e montar time pra disputarmos uma competição nacional. Enquanto for uma competição dessa ninguém tem interresse.

    O exemplo tá aí, na Série C o torcedor comparecia aos domingo, viajamos até Codó para aompanhar o Sampaio, quando é uma competição interessante o torcedor vai, com jogo na TV e tudo!

    Não adianta jogar segunda terça, se não tiver atrativo, vai dá os mesmo de sempre.

  8. Paulo

    Futebol na segunda é uma forma de não se renovar os torcedores do nosso futebol, haja vista que um pai responsável, não vai levar seus filhos ao estádio por causa da escola logo cedo e lhe digo ainda Zeca o futebol na TV às vezes é muito pior do que os nossos jogos aqui.

  9. Papão!!

    Acho que deveriamos pensar na SEGUNDA-FEIRA a noite, este dia já foi utilizado e era um bom dia para futebol em nosso estado.
    é um dia em que não há concorrência de nada, bem melhor que o Sábado e Domingo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: