Quem paga a conta?

0comentário

Tem muita coisa errada há muito tempo no futebol maranhense. O episódio desta quinta-feira, quando árbitro Josenildo Assis Pereira e seus assistentes Vanderson Abraão Ferreira Bandeira e Josias Dorneles dos Santos se recusaram a pisar no campo do Estádio Lourão, em Vitória do Mearim, só reforçou a teoria de que muita coisa tem de mudar no nosso futebol.

Mas um fato nessa confusão toda chamou atenção. Em entrevista à Rádio Mirante AM, o presidente da Comissão de Arbitragem, Lucas Lindoso, explicou o motivo que levou o trio de arbitragem a não entrar em campo para apitar Nacional x Imperatriz. Mas a explicação todos já sabem: sem dinheiro no bolso, nada de jogo. Simples assim.

O que vale destaque mesmo é que Lindoso confirmou o horário do jogo: às 9h desta sexta-feira. Mas por que tão rápido? Será que o Nacional encontrou dinheiro escondido debaixo do colchão de seus dirigentes para efetuar o pagamento aos árbitros? A resposta é não. Mas se por falta de dinheiro, não houve o jogo hoje, por que então haverá amanhã? Simples: a FMF vai bancar as despesas da arbitragem. Pelo menos, este foi o acordo entre Lucas Lindoso e José Alberto de Morais Rêgo.

– O que foi acordado com o Departamento Técnico [da FMF], que é o Geografia [José Alberto de Morais Rêgo], é que ele marcou o jogo para amanhã [sexta-feira] e que a Federação seria responsável pela cota da arbitragem. Baseado nisso, ele [o árbitro Josenildo Assis Pereira] vai dar o jogo amanhã. Inclusive, o quarteto vai permanecer lá – disse Lindoso.

Então quer dizer, que a FMF poderia ter interferido, com bastante antecedência, para que houvesse o jogo entre Nacional e Imperatriz, não é isso? Isso porque é a FMF que vai acabar bancando tudo, uma vez que o Nacional não paga a arbitragem há cinco jogos.

Mas essa falta de pagamento por parte do Naça parece não ter muita explicação, pelo menos para o diretor de futebol da FMF. Segundo José Alberto, o Naça recebeu duas cotas da Associação de Clubes (Amaclube). Mas se o Nacional recebeu, cadê o dinheiro? Será que não sobrou um pouquinho para pagar os árbitros?

– Eles [diretoria do Nacional] já receberam duas cotas da Amaclube e depois que receberam, nunca mais conseguimos contato com o presidente, com o diretor de esportes, o vice-presidente. Nós já mandamos o Nacional pro tribunal pra tomarmos as providências. O grande problema de tudo isso, o Nacional, não vem cumprindo com suas obrigações financeiras. Então, como já é o quarto ou quinto jogo que isso não acontece, é doído. Porque não é a Federação que dá antecipado ao árbitro fazer as despesas dele. Aí chega lá, e não aparece nenhum diretor do Nacional. Não sei se não fazem isso de propósito – disse.

Enquanto o dinheiro fica sumido, o futebol maranhense vai criando um novo e triste capítulo. Infelizmente é isso.

Sem comentário para "Quem paga a conta?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: