O Castelão da propaganda eleitoral

8comentários

No dia 4 de agosto estive no Estádio Castelão. Fui ver de perto como estava o principal palco do futebol maranhense.

Para a minha surpresa, um mês depois ouço no horário da propaganda eleitoral que o Castelão está pronto, completamente reformado, inclusive com cadeiras, vestiários, iluminação, enfim, tudo que um grande estádio de futebol pode oferecer de melhor.

Bem, mas não é nada disso. É apenas mais uma peça da campanha eleitoral na tentativa de confundir o eleitor.

Vou reproduzir novamente a matéria que fiz para que vocês possam ver como o Castelão foi deixado por administrações anteriores. Tire as suas conclusões:

Reportagem do dia 4 de agosto de 2010

Quando visto de longe, a impressão é a melhor possível. Poderíamos até arriscar um palpite: o Castelão está totalmente pronto para a prática do futebol. Mas a impressão vai mudando à medida que começamos a passear pelo estádio. Com exclusividade, o BLOG teve acesso a todos os setores do Castelão.

Segundo o secretário de Esportes, Francisco Souza Neto, foram gastos R$ 44 milhões no governo anterior, mas a obra não foi concluída pela construtora Petra. Foram realizadas obras estruturais e no campo de jogo, mas muita coisa ainda precisa ser feita para que o Castelão possa voltar a funcionar de acordo com o que determina o Estatuto do Torcedor.

– Estruturalmente, foi tudo concluído. O estádio não corre mais perigo de cair, segundo os laudos técnicos encaminhados à Secretaria – afirmou Souza Neto.

O gramado é, sem dúvida, um dos melhores do país, mas pouca coisa foi feita fora dele.

Foto: Zeca Soares

A estrutura das arquibancadas continua no cimento. Nenhuma cadeira sequer foi instalada. Até mesmo as que existiam no setor de cadeiras foram retiradas dando lugar a mais uma imensa arquibancada de concreto.

Foto: Zeca Soares

Nos vestiários, as obras foram apenas iniciadas. Somente o revestimento nas paredes foi colocado. Não há banheiros, portas, cadeiras, e o acesso aos vestiários continua um imenso lago.

Fotos: Zeca Soares

Nenhum dos dois placares eletrônicos funciona. A iluminação do Castelão também precisa ser toda renovada. Embora existam lâmpadas instaladas nas torres, elas não funcionam. As lâmpadas que existiam nas marquises foram retiradas.

Fotos: Zeca Soares

No setor de imprensa, falta concluir as cabines de transmissão das emissoras de rádio e TV. Os camarotes VIPs ainda não foram finalizados, assim como os bares.

Souza Neto afirmou à reportagem que um novo processo de licitação será aberto após o período eleitoral.

Veja mais fotos do Estádio Castelão

Fotos: Zeca Soares

8 comentários para "O Castelão da propaganda eleitoral"


  1. Tímon ressuscitado.

    Uma coisa não se confunde com a outra. O culpado pela não conclusão da reforma – Jackson Lago e seu desastroso governo. Contudo… O atual governo, embora dele não possamos cobrar esta obra, o certo é que a governadora, embora se diga tricolor mesmo tendo votado no Flamengo na enquete feita no Congresso, o que colaborou para que nenhum clube do Maranhão tenha tido um só voto de seus parlamentares, ela se distanciou também do futebol local. Certo, também quem não se distanciaria com a existência dos Albertos Ferreiras da vida? Portanto, em maior ou menor escala todos tem culpa no cartório – uns mais, outros menos.

    RESPOSTA: MAS NÃO É O QUE MOSTRA A PROPAGANDA. NELA, O ESTÁDIO TERIA SIDO COMPLETAMENTE REFORMADO.

  2. José de Oliveira Ramos

    Boa noite. Estou com algum tempo de folga – enquanto cuido de muitos outros afazeres – e resolvi dar uma lida nos blogs. Encontrei esse assunto aí de cima.
    A conclusão que tiro é uma só (inclusive já produzi matéria a respeito): Desde 1982 até os dias de hoje, sem ter sido concluído, o Castelão recebeu apenas duas intervenções de ordem física. A primeira, no gramado, quando Marly Abdala era secretária e foi obrigada a trocar o gramado, prejudicado pelas pragas. A segunda, quando Luizinho Gonçalves construiu e inaugurou apressadamente aqueles camarotes para abrigar “convidados especiais” do Governo da época, num jogo da seleção brasileira. Tudo fantasia.
    De lá para cá, o único Governo que realmente fez alguma coisa foi o Jackson, que recuperou a estrutura, essa mesma que está servindo de assunto. Se pagou adiantado ou se superfaturou – e isso não vem ao caso porque não teria sido a primeira vez – a não entrega da obra está prejudicando o futebol. É claro que o futebol maranhense, no momento, tem que jogar é no Fecurão da Cohab. Mas a culpa disso não é do torcedor nem do Governo, seja ele qual for. Nem Roseana (ou Fernando), nem Zé Reinaldo nem Jackson tem nada com esse lamaceiro que cobre o futebol maranhense.
    O que é claro é que a Governadora, para atender capricho de João Alberto, “entregou” a pasta do Esporte para um jovem INCOMPETENTE (o adjetivo é de minha inteira responsabilidade) e sem qualquer experiência para dirigir a Secretaria de um segmento que precisa, principalmente, de quem tenha conhecimento e autoridade – como Alim Maluf, por exemplo, para não acharem que estou sendo radicalmente contra Roseana – para resolver todos os problemas. Esse jovem tirou o lazer de centenas de jovens, fechando o Costa Rodrigues, achando que prejudicaria o Weverton – que para mim também é outro INCOMPETENTE e acima de tudo irresponsável com o que estava dirigindo – e lhe tiraria os votos. O tiro saiu pela culatra no caso do Castelão e no caso do Costa Rodrigues. E, finalmente, quem vai perder muitos votos são exatamente Roseana, João Alberto e Roberto Costa que, em última instância são os responsáveis diretos pelo Governo e pela nomeação dos secretários que, de esporte – qualquer modalidade – não entendem “PN”. Abraços.

    RESPOSTA: EU NÃO ACHO NORMAL UMA OBRA SUPERFATURADA, MAS INFELIZMENTE VOCÊ DIZ QUE ISTO NÃO VEM AO CASO. COMO NÃO? VOCÊ NÃO SE PREOCUPA COM O DINHEIRO PÚBLICO? VOCÊ NÃO SE PREOCUPA COM O SEU DIN HEIRO? SINCERAMENTE NÃO ENTENDO ESSE TIPO DE POSTURA.

  3. matheu brasil

    Zeca você disse que a obra foif eita e não foi terminada pelo governo anterior mas em 2003 quem estava no governo era Zé Reinaldo e ele era do lado de Roseana eu sei q vc n pode falar oq pensa ja q a Mirante e da familia Sarney eu sei q Zé Reinaldo foi pro lado do Jakcson mas e 2003 era do lado da Roseana.

    RESPOSTA: O GOVERNO ANTERIOR PAGOU PARA A CONTRUTORA QUE GANHOU A LICITAÇÃO E A OBRA NÃO FOI CONCLUÍDA. ESTE É O FATO.

  4. Vitorioso

    Confundir o eleitor não é exclusividade de Jackson.

    Eu estive no Castelão em 2008 e na época eu não entendi pq não inauguravam, achei que faltava pouca coisa( tambem tirei fotos) ,Se ocorreu desvio no governo passado tambem não justifica o governo atual não ter feito nada e agora virar promessa de campanha.

    RESPOSTA: QUE BOM QUE VOCÊ ESTEVE LÁ E VIU QUE A OBRA NÃO FOI CONCLUÍDA. FOI O QUE VI TAMBÉM.

  5. Roberto Sousa

    Estas fotos demonstram o descaso do atual governo para com o futebol do maranhão.O que foi iniciado por um não pode ser terminado para dar méritos a quem de direito.

  6. Brunnosousa

    Engraçado porque que esse governo que está ai não faz alguma coisa.?
    É fácil falar dos outros. Tudo bem concordo plenamente, pois realmente já era pra se ter algo quase completo. ou completo.
    A verdade é que nem um e nem outro faz.
    Mas cai pra nós, roseana pisou na bola.!
    Não estou falando de politica e sim uma verdade pois só quem sofre somos nós.
    Até porque aqui é um site de esporte,”penso eu, né!”
    eu te pergunto qum é ou era o vice presidente da cbf.???????????????????????
    Nem me importo pois para nós maranhenses não faz diferença. não serve pra nada, aliás serve só pra voces.
    E ai eu te pergunto mais uma vez?
    até quando???????????.é amigo antes de falarmos pensarmos primeiro.! tá.!
    São tantas coisas zeca que não caberiam aqui, e iamos nos estressar. né?
    gosto de voce, é uma pessoa muito inteligente, não seja, estupido. sei que voce tem potencial. nao tenha duvida.
    Então não fale dos outros pois ai a coisa é pior , e voce sabe.

    RESPOSTA: DE FATO AINDA NÃO FEZ NADA NO CASTELÃO, MAS TAMBÉM NÃO DISSE QUE O ESTÁDIO ESTÁ PRONTO. ADEMAIS O TRABALHO QUE FIZ, AINDA EM AGOSTO É MERAMENTE JORNALÍSTICO. NÃO PENSEI NUNCA QUE NINGUÉM PUSSE DIZER QUE O ESTÁDIO ESTÁPRONTO. OU ESTÁ? ATÉ ONDE SEI A OBRA DE FATO DEVERIA TER SIDO COMNCLUÍDA NO GOVERNO ANTERIOR, ATÉ PORQUE FOI PAGA. RECEBERAM MAS NÃO CONCLUÍRAM A OBRA, AGORA ESTÃO BUSCANDO RECURSOS PARA FAZER O QUE JÁ DEVERIA ESTAR PRONTO.

  7. francisco

    ZECA DARIA PARA INFORMAR O QUE FOI FEITO NO GOVERNO ATUAL? POIS PELO MENOS O GOVERNO ANTERIOR MESMO SUPERFATURADO COMO É DE PRACHE AINDA “FEZ” ALGUMA COISA, POIS NÃO VI NADA DO GOVERNO ATUAL.

    RESPOSTA: ATÉ ONDE SEI A OBRA DE FATO DEVERIA TER SIDO CONCLUÍDA NO GOVERNO ANTERIOR, ATÉ PORQUE FOI PAGA. RECEBERAM MAS NÃO CONCLUÍRAM A OBRA, AGORA ESTÃO BUSCANDO RECURSOS PARA FAZER O QUE JÁ DEVERIA ESTAR PRONTO.

  8. Marcos Soares

    E por que Roseana não terminou a obra?? Porque ela foi investigar se Jackson tinha comido dinheiro?? Ou porque não queria terminar uma obra começada pela oposição? É por essas e outras que esse Estado caminha a passos lentos.

    RESPOSTA: MAS É ISSO QUE ESTÁ SENDO FEITO. A QUESTÃO ESTÁ NA JUSTIÇA. ATÉ ONDE SEI A OBRA DE FATO DEVERIA TER SIDO COMNCLUÍDA NO GOVERNO ANTERIOR, ATÉ PORQUE FOI PAGA. RECEBERAM MAS NÃO CONCLUÍRAM A OBRA, AGORA ESTÃO BUSCANDO RECURSOS PARA FAZER O QUE JÁ DEVERIA ESTAR PRONTO.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: